• Como se organizar para emagrecer com marmitas saudáveis
24  07
2015
Saúde

Casamento engorda?

Todo mundo sempre fala “casamento engorda, tome cuidado!” mas quem é solteiro nunca acredita, e eu era uma delas, assim como o César (meu marido) também hahaha. Nos casamos em março deste ano e já começamos a sentir os efeitos logo nos primeiros meses de casados!

Bom, com a correria de reformar apartamento, organizar o casamento e trabalhar ao mesmo tempo, a minha rotina que era um pouco mais saudável foi ficando pra trás. Teve uma fase da minha vida, que inclusive compartilhei aqui no blog com vocês, onde eu me alimentava melhor, me consultei com uma nutricionista pra fazer uma reeducação alimentar, fazia academia, até consegui atingir a meta de perder alguns quilinhos e venci em primeiro lugar a competição que estava rolando entre as alunas de lá!

Como fui largando tudo aos poucos, comecei a comer muitos alimentos industrializados, chocolates, doces e o que aconteceu? Ganhei todos os quilos de volta, óbvio! E ainda por cima ficou tudo flácido, afinal o corpo de uma mulher de trinta anos já não é o mesmo de uma de vinte!

Mas por que exatamente casar engorda?

Muitas noivas começam a fazer dieta para casar e ficar maravilhosa no vestido (não foi o meu caso, acabei engordando de ansiedade, isso sim!). Quando chega a data do casamento elas estão maravilindas, vão para a lua de mel, comem tudo o que não podiam comer antes, afinal é comemoração e venhamos e convenhamos, não tem coisa melhor! Mas quando voltam e começam a vida de casada, acontece um certo relaxamento do tipo “ufa, casei, agora não preciso mais me privar de nada”, “já conquistei o marido, agora posso relaxar”, “vou fazer comidinhas deliciosas para nós dois”, e ainda tem muitos casos onde o marido ama uma comida engordativa, cheia de gorduras saturadas e prepara uns pratos de dar água na boca. É aí que mora o perigo e não só de engordar, mas de interferir na sua saúde!

Desde que parei a academia e me casei já ganhei 5 quilos, e embora muita gente me ache magra nos vídeos e fotos, ou até mesmo pessoalmente, eu sou aquela “falsa magra”, os ossos do pescoço (a famosa saboneteira!) aparecem, mas meu problema é com barriga e quadril, bem ali no tal do culote. E sabemos que gordura abdominal é sinal de perigo com a saúde também.

Confesso que não curto academia, ficar fechada dentro de um ambiente cheio de “máquinas de tortura” me desanima, e ainda morro de preguiça de ir até lá. Mas como precisava mudar meus hábitos, comecei no meu prédio a subir e descer escadas. E pasmem, como doeu as pernas nos primeiros dias, nem fazia ideia do efeito bom que algo tão simples, barato e que estava do meu lado o tempo todo poderia fazer. No início é tenso trocar o elevador que está sorrindo pra gente por uma escada que vai nos deixar suadas, mas aos pouquinhos fui mudando meu conceito. Comecei descendo pra acostumar, depois subia alguns andares de elevador e os últimos ia de escada. O segredo é não querer fazer tudo nos primeiros dias, afinal nosso corpo está sedentário e não está preparado pra aguentar a carga.

E sabem como eu tive a ideia de me exercitar assim? Em um dia que acabou a energia do prédio e estávamos prontos para um compromisso! Resultado: descemos quase 30 andares de escada. Nos outros dias mal conseguíamos andar de tanta dor, mas vi que poderia ser um ótimo exercício já que trabalho o dia todo sentada em frente ao computador!

Subir e descer escada foi o start de animação que me deu pra voltar pra academia. Larguei a preguiça de lado e me matriculei essa semana, acabei me jogando logo em um plano de um ano, assim não tenho como desistir. Quando dói no bolso ($) a gente acaba indo! Já fui duas vezes nesta semana e estou aqui cheia de dores musculares, mas feliz porque estou começando a cuidar da minha saúde novamente.

Meu problema maior ainda está sendo a alimentação saudável e sei que isso é a parte mais importante de todas. As vezes dá vontade de fazer um bolinho ou alguma sobremesa. Quando recebemos os amigos e familiares pra conhecer o nosso cantinho, também compramos ou fazemos alimentos mais calóricos. Mas no dia a dia, conciliar o que o marido gosta com o que é mais saudável não é fácil. Quando ele vai pra cozinha, acaba fazendo mais frituras do tipo hamburger, batata frita e por aí vai… se deixasse a seção de congelados seria o cardápio da semana hahaha, mas como ele também está percebendo os efeitos na barriguinha, acho que em breve vai acabar mudando os hábitos também. Pelo menos já estou na cola dele e incluindo alimentos mais saudáveis na listinha do supermercado! (Sempre que dá eu compartilho as coisas que ando fazendo lá no app Snapchat, se quiser acompanhar me procure por bruna_dalcin).

Agora estou numa fase de me cuidar melhor, então pesquiso bastante sobre saúde, exercícios, alimentação e até mesmo sobre pele e cabelo na internet. Incrível como nossa vida é mesmo feita de fases né, antes nem tempo pra isso eu tinha, o foco era todo na reforma do apê, decoração e na festa de casamento. Estou feliz que finalmente posso pensar um pouquinho em mim também e acho que todas as mulheres deveriam fazer isso, na medida do possível, claro! <3

Não é porque nos casamos que devemos nos acomodar, pelo contrário, quanto mais a idade vai avançando, mais temos que nos cuidar. O nosso corpo e a nossa saúde agradecem, inclusive o casamento também!

Quem está casada aí?
Perceberam alguns quilinhos a mais também depois do casamento?

Veja mais sobre Saúde e Vida Saudável.

48 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. Magna Sou
    24.julho.2015

    Oi Bruna! Já ouvi falar que o correto é se exercitar só subindo as escadas, pq descer força o joelho, então da uma pesquisada antes de começar. Tem também blogpilates no YouTube que é ótimo para fazer exercícios em casa. Bjs!

    • Magna Sou
      24.julho.2015

      *blogilates

    • 24.julho.2015

      É eu li a respeito disso mesmo, mas eu descia mais no início porque não conseguia subir, o sedentarismo me impedia kkkkk, agora já estou mudando, subo mais do que desço, mas descer eu sinto que pega mais nas coxas, embora realmente possa afetar o joelho, então tem que ir devagar!

  2. Magna Rodrigues
    24.julho.2015

    Aí! Eu estou com 1 ano e 6 messes, minhas calças do tamanho 36/ passaram para o 38/40 estou desesperadaaa pq tenho tendência para engordar (vendo todas as irmãs engordando o desespero bate) o meu problema e conciliar trabalho, faculdade,marido e casa(em construção). Vou na fé e na foça de vontade .
    Curto muito seu blog e vídeos parabéns! Vitoria da conquista BA

  3. Kelly
    24.julho.2015

    Bruna, comprar uma daquelas fritadeiras sem óleo, eu tenho da Mondial e é ótima, funciona mesmo!!! Uso quase todos os dias lá em casa! Tb casei a pouco tempo e to gordinha (mas engordei antes de casar mesmo rs), meu lema pra cuidar da saúde é comer besteira só na rua, em casa só coisas saudáveis, assim se der vontade de um bolo, como uma fatia, não um bolo inteiro rs

    • 24.julho.2015

      Preciso muito de uma dessas Kelly, ainda não tenho!

    • Karol Nogueira
      24.julho.2015

      Adorei a dica de besteira só na rua. Vou copiar viu?! hahahahaha

  4. Marilise
    24.julho.2015

    Essa é a maior realidade do casamento. Os quilinhos sempre acompanham o tão esperado “Sim”!!! Eu sou casada a 3 anos e meio e engordei 8 kilos, ainda bem que era seca igual um pau de virar tripa então os quilinhos me favoreceram, mas fico sempre ligada para não deixar ultrapassar o limite do aceitável!
    Grande beijos Bruna, adoro suas postagens Emoticon smile

    • 24.julho.2015

      Obrigada Marilise! <3
      Não é fácil mesmo... mas pra vc então foi bom ein, eu era magrinha demais quando era mais nova, mas de uns tempos pra cá... a idade vai baixando o metabolismo... #medo rs

  5. Débora Kellner
    24.julho.2015

    Eu casei em novembro. De novembro até março relaxei total, não engordei na balança, mas as medidas… :( tenho o mesmo problema, vai tudo pro culote e barriga. Agora estou fazendo acompanhamento com Nutrólogo, faço exercícios três vezes por semana… dá pra notar diferença já nas primeiras semanas… Eu desinchei bastante já.
    O bom que meu marido me acompanha nas comidas saudáveis, ele curte tudo, malha e me ajuda também!

  6. Camila
    24.julho.2015

    Bru… eu e vc acho que somos irmas pq sou exatamente da forma que vc descreveu.
    Odeio academia… ja tentei inumeras vezes e sempre desisto. Amo comer, amo cozinhar para as pessoas.. minha familia ama festa e taca-lhe comer mais… kkkkkk
    Moro com meu namorado que ama pizza e eu acabo entrando no embalo… to um horror de gorda e preciso revolver isso urgente.
    Vou adotar o metodo da escada como vc falou.
    Bj linda amo seu blog e nao deixo um só dia de visitá-lo.

  7. Rayane
    24.julho.2015

    Nem me fale Bru, casei em junho do ano passado e em 1 ano de casados meu esposo e eu ganhamos muuuitos quilos. Ele engordou 10kg e eu 12kg, pense no desespero! rsrsrsrs

    • 24.julho.2015

      Eita! Pelo jeito isso é geral mesmo ein, não teve uma leitora até agora que falou que emagreceu pós-casamento kkkkkkkk

      • Idaie
        25.julho.2015

        Aqui só tem recém casadas!!! Eu já sou vovó, 37 anos de casada e pulei de 49 para 68 em todo este tempo, menos de 2 Kg por ano, a maioria se concentra na barriga mesmo, rsrsrsr… Filhos e netos reclamam que na minha geladeira não tem nada de bom… Deixei de fazer bolos e sobremesas só excepcionalmente…Estou numa fase de tudo integral, desnatado etc… para tentar manter. Quanto às escadas no meu trabalho subo e desço o tempo todo, são 3 pavimentos, só escada mesmo, os joelhos já estão sentindo o peso do esforço e da idade!!!

  8. Karina
    24.julho.2015

    Engordei 15kgs desde que casei, mas eu já não era muito magrinha, então ficou beeeem complicado. No meu caso foi uma mistura de coisas, principalmente ansiedade + falta de tempo. Quando morava com os meus pais, sempre tinha comida feita, agora, ao chegar em casa depois de trabalhar o dia todo, rola uma preguiça de ter que cozinhar e acabamos saindo pra comer ou então fazendo algo rápido e, calórico. Eu comprei a fritadeira elétrica sem oleo pq amo batata frita e afins e ajudou a melhorar um pouco esse lado, talvez vcs pudessem aderir a ideia tb, vale a pena.

    Boa sorte na a academia…eu paguei 6 meses tb no inicio do ano pra me forçar a ir mas…infelizmente não consegui, fui só 1, rsrsrs.

  9. 24.julho.2015

    Eu não engordei tanto em quilos, mas ganhei barriguinha :( Não casei, só juntei mesmo, mas já vale. Meu namorado engordou bastante, temos um sério problema em comer besteiras, eu adoro cozinhar coisas diferentes, odeio ficar comendo a mesma coisa todo dia. Vou tentar subir as escadas também, vi você no snap e fiquei animada pra tentar. Beijocas

  10. Manu
    24.julho.2015

    Oi Bru, acompanho seu blog ja tem algum tempo. Tb sou Designer Gráfica e estou para casar. Sempre pego várias dicas aqui, mas tem uma que eu não consigo achar. Sobre sua mesa de jantar, eu amoooo ela, eh mto linda mas não sei onde achar mesas laqueadas igual ela. Onde você comprou? Sou de Curitiba. Heeelp!

    • 24.julho.2015

      Não comprei online, foi uma loja perto de casa mesmo. Mas se não me engano tem dessas na Etna e Tok Stok, não tem?

      • Manu
        24.julho.2015

        Tok Stok tem mas é mto caro! Na Etna não vi, vou dar uma olhada!!! Parabéns pelo blog e obrigada por me responder! :D

        bjos

  11. Andréa
    24.julho.2015

    Olá!!!!
    Quem não tem “esse” probleminha??? rs
    Detesto academia, mas encontrei uma coisa legal p/ fazer… faço MMA numa academia funcional, todo aula é um treino diferente, golpes, e tals… então não dá p/ enjoar.
    Bjs

  12. 24.julho.2015

    Nossa Bru, você ainda tomou consciência super rápido rs. Eu demorei pelo menos 1 ano. Antes do casamento cheguei a pesar 45kg por causa da ansiedade kkkkk depois engordei uns 10 kg de volta…..qnd estava chegando nos 60 parei total. Só que o corpo muda e eu ñ consigo mais chegar nos 50 q eu queria rs…mas consegui emagrecer os quilinhos q estavam incomodando.

    O marido engordou 15kg =/ sorte que ele era suuuper magro rs….só que ele tb só quer comer coisas gordinhas kkkk ainda estou na luta pra mudar isso nele…mas nossa alimentação já mudou super….trocamos muita coisa mesmo….

    Acho que seria legal se vc compartilhasse algumas comidinhas e dicas saudáveis por aqui tb :D

    Bjs e foca no resultado kkkkkk

  13. Bruna
    24.julho.2015

    Nossa Bru, é muito verdade isso… e quer ver morar junto e construir… eu engordei 6kg desde que a nossa construção começou… agora que a casa está pronta to tentando retomar aos exercícios e tudo mais, mas sou muito ansiosa… daí se tem algo me incomodando, parto pra comida! Mas ó, vc está linda viu… não parece que vc engordou não :)

  14. Juliana
    24.julho.2015

    Oie Bru, me casei em maio e gracas a Deus estou mantendo meu peso, acho até que emagreci, agora eu mesma controlo minha alimentação, os temperos, etc, acho que isso facilita muito, sempre fiz exercícios físicos então pra mim isso é tranquilo, atualmente corro e nado além da musculação, assim da pra manter tranquilo, coloquei uma meta de correr 21km em outubro, assim não desisto do treinamento, sou nutricionista também e falo com certeza que a alimentação é fundamental.. Não se prenda a panelas x ou y e a milagres, diminua a ida ao mercado e aumente a da feira e se eu fosse vocês passaria na nutri com seu marido, assim os dois teriam os mesmos objetivos e ela ainda ia te ajudar a ter criatividade pra alimentos saudáveis todos os dias rs.. Mas vai com fé e não desista.. Boa sorte

  15. 24.julho.2015

    É complicado, estou morando junto e ficamos mais acomodados mesmo, mas quero voltar para a academia, vai dar certo hahaha

    Beijos, Love is Colorful

  16. 24.julho.2015

    Bruna, eu já engordei namorando HAHAHA! Porque é um tal de sair pra comer, ir em festas, churrascos, preparar algo quando estamos juntos e essas coisas todas, sabe? Na minha cabeça quando casarmos vai ser mais equilibrado, porque durante a semana tenho uma alimentação super ok em casa, vamos ver! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  17. Danielle
    24.julho.2015

    Oi Bru, nossa como é difícil manter o peso, eu casei dias antes de você, consegui emagrecer 7 kg em 45 dias, fiz uma dieta acompanhada de uma amiga nutricionista, fiz exercícios físicos durante este período e foi maravilhoso, fiquei linda e magra nas fotos do casamento, porém hoje com quase 5 meses de casada, não engordei tudo, mas posso garantir que 2 kg sim, tenho me controlado um pouco, mas é difícil, meu esposo já deu uma engordada também, mas vamos na fé, não quero voltar ao que eu estava, não que estava gordinha, mas não me sentia bem de olhar no espelho.
    Quero voltar a caminhar, quem sabe subir escadas igual a sua dica, mas pra falar a verdade, acho que depois de casada, a gente tem tantas coisas para cuidar como limpar casa e outras que isso ajuda de certa forma a se “exercitar” um pouco, mas temos é que ter determinação, aquela que fizemos para casar e seguir em frente, cuidando sempre da saúde principalmente.
    Beijos e adoro demais seu blog.

  18. Kaa
    24.julho.2015

    Posso dar algumas dicas pra alimentação Bru:
    Beber água de hora em hora, trocar pães e bolos brancos por integrais, optar pelos sucos naturais ou chá sem açúcar sempre que der. Pra beliscar: bolachas integrais (existem umas bem gostosas), granola, castanhas, nozes, frutas secas e as frescas claro!
    É difícil, mas sugiro trocar o arroz e espaguete branco pelos integrais, e o açúcar branco pelo demerara.

    Só não entra em dietas ta?! Reeducação alimentar é muito melhor porque assim a gente consegue manter e troca o peso pela saúde!
    Beijos e sucesso no seu novo estilo de vida!

    • 26.julho.2015

      O pior vai ser trocar o arroz por integral e as massas tbm… maridão odeia, mas vo tentar!

  19. Juliana
    24.julho.2015

    Oi, Bru! Comecei a morar com meu namorado em fevereiro e, acredite se quiser, já perdi 5 kilos, hahaha. Tô MUITO feliz pq estava precisando (aliás, ainda preciso de muitos e muitos 5kg a menos ainda rs). Acho que ter minha casa, minha cozinha e, sobretudo, não depender mais dos meus pais (e nem de jantinha pronta) foi o que me ajudou. Minha mãe não fazia muitas comidas calóricas nem nada mas agora tenho comido muito mais legumes, verduras e alimentos integrais.
    Sempre que quero algo um pouco mais gordinho faço macarrão integral cheio de legumes!! Abobrinha, ervilha torta, tomare cereja e mussarela de búfala é o tipo que eu mais tenho feito e amado! Mas, claro, dá pra fazer com o que tiver na geladeira. Rápido, versátil e saudável! (a parte gordinha desse prato fica por conta do parmesão, que não consigo abrir mão, hehehe)
    Tenho sorte que meu namorado come até pedra mas, se não comesse, ia ter que se virar e fazer a comida dele, tô nem ai! hahaha. Não sou cozinheira particular de homem, não! :P

    Ahh! Eu amei aquela bandeija que vc usa como mesinha de centro na sala! A minha tbm é pequena e essa pareceu ter o tamanho perfeita! Vc sabe de onde é?

    Beijão!!

    • 26.julho.2015

      Oi Ju, ganhei de casamento mas se não me engano é da MMM. Bjuuuuusss

  20. Naiara Ferreira
    24.julho.2015

    Adorei esse post, Bruna. Te sigo desde o começo do Comprando meu apê e passei pelas mesmas fases ao mesmo tempo que vc. Me casei em abril deste ano e realmente se não vigiarmos nossos hábitos e formos na onda dos maridos, é gordice na certa.
    Mudei muito nossa lista de compras e comecei a ir a feira livre aqui perto.
    Legumes, verduras e frutas são mais baratos que industrializados e muito saudáveis. Minha dica é sempre ter lanchinhos light prontos na geladeira. Frutas cortadas, iogurte zero, aveia, saladas lavadas….têm me ajudado muito. E caminhar…sempre.! Minha meta agora é correr…
    Bjsss

  21. Rachel
    24.julho.2015

    Oi Bruna, curto muito seu blog e seu canal! Suas dicas são ótimas :)
    Fechei o contrato recentemente de um AP na planta, porém diferente do que você falou do INCC, o do meu apê o INCC é apenas nas parcelas, ele não mexe no saldo devedor.
    Com quanto tempo você assinou o contrato com o banco a ser financiado?

    Beijão

    • 26.julho.2015

      Que sorte ein Rachel, normalmente não é assim não.
      O meu não teve banco, foi direto com a construtora entendeu?
      Bjs

  22. Monique
    24.julho.2015

    Oi Bruna, tudo bem? A duvida não é sobre esse post, mas amaria se você me respondesse rs.. Estou passando por essa fase de reforma e moro no ABC também, queria tirar algumas duvidas com você. Vi em um video seu que você gostou da lojas que fez seus moveis, a opinião continua a mesma? E se sim, você poderia me passar o local por favor? E a outra é, se você gostou da pintura feita na sua casa? É dificil achar pintor bom e queria saber se você me indica o seu rs. Muito obrigada desde já ❤️ Espero que me responda, bjooooo!

    • 26.julho.2015

      Oi Monique, a loja dos planejados foi a Mais Projetos Italínea de SBC, quanto ao pintor, não curti não… na vdd nunca encontrei algum que seja bom de vdd! rs

  23. Camila
    24.julho.2015

    Oi Bruna, adoro seus posts. Amei o “maquinas de tortura”. Fiz minha matrícula hoje na academia, também preciso voltar a malhar..

  24. 25.julho.2015

    Eu engordei também 5kg desde que casei, hahah! Quero começar a me mexer mais, não gosto de estar mais gordinha!
    beijo

  25. Karine
    26.julho.2015

    Oi Bruna.
    Esse problema è geral pelo visto..rsrsrs
    Me lembro do tempo de solteira que só lembrava que não tinha comido quando já estava na balada..rsrsrs
    Estou casada à 3 anos, meu peso não muda muito, mais fica oscilando em 5 quilos. Tenho hipotireoidismo, e isso não me ajuda nem um pouco.
    No momento estou de ferias, e comi tudo que tinha direito, nem subi na balança pra não estragar as férias..rsrsrs
    No próximo mês è dieta na certa.. e assim vou controlando, quando chego no limite.. dieta!! Beijuuu

  26. Gabriela P.P
    26.julho.2015

    É engraçado, sou acostumada a “subir” mais de 100 andares naqueles aparelhos da academia, mas foi só inventar de descer 19 andares do prédio do meu cliente que no outro dia eu nao conseguia nem andar. Sao estímulos diferentes e isso e ótimo!
    Força na academia! O inicio nao e legal mesmo nao, mas depois que comeca a ver o corpo reagindo, você se empolga.

    Bjs, adoro o blog!

  27. Dayane
    26.julho.2015

    Eu estou casada há um ano e no entanto eu e meu marido emagrecemos (ainda bem). Mas também quase não jantamos por que estudo todos os dias, só fazemos lanchinhos a noite e também tenho sorte que meu marido é super preocupado em comer coisas saudáveis e com a aparência rsrs!

  28. Bruna
    26.julho.2015

    Oi Bru, espero anciosa por seus novos vídeos e esse veio bem a calhar…eu faço 11 anos de casada esse ano e engordei 25 kg….foi um longo processo, duas filhas, hipotiroidismo, muitas idas i vindas a academias e muita comilança… Agora nos matriculados em uma escola de natação. Meu marido vai fazer natação e eu hidrobike e hidroginástica….tbem vou comprar a panela airfrier pois meu marido que faz o almoço e ele só sabe fazer frituras…Mas meu sonho era mudar os hábitos alimentares, pensar como magra, ser mais determinada, mas não é fácil…ando sofrendo muito com isso, pois não tenho pique pra brincar com Minhas filhas, nem pra mais nada….
    Bjs adoro seu blog, sua decoração, tenho os gostos bem parecidos com o seu….

  29. Marcela
    28.julho.2015

    Oi Bru!
    Super me identifiquei, casei há 1 mês e meio e desde 1 mês antes de casar desleixei com a academia e alimentação, e acabei engordando quase 3 kg. Agora to na fruta e pão integral e voltei na academia tem 2 semanas… Ainda bem q o marido é super fitness e lá em casa tem muita coisa saudável.
    O problema é que estamos recebendo muita gente em casa, e o jantar tem sido constante!
    Mas vamos que vamos!
    Beijos!

    • 28.julho.2015

      Tô na mesma que vc, recebendo muita gente em casa… recém-casados é assim mesmo, e aí não tem jeito, vamos ficar sem comer na frente dos amigos e familiares? Não dá… rs

  30. Deise Menezes
    29.julho.2015

    Nossa Bruna, eu que o diga como engorda vida de casada rsrs, para casar fiz uma dieta, mas bem tranquila sem restrições cortei algumas coisas que achei necessário, como refrigerante e reduzi os doces, em 10 meses havia perdido 13 quilos, foi passar o casamento comecei a engordar, mas o que me assustou foi esse ano, engordei demais, não sei se agora é por causa da ansiedade do apartamento ficar pronto, mas estou desgovernada e acabo descontando na comida, casei em Abril/2014, já estou com 9 quilos a mais :( Obs. Sou mega sedentária, e a falta de tempo que também não me ajuda, acabo desanimando, mas assim que mudar para o Apto vou focar na escada rsrs.
    Bjos