28  11
2015
Decoração | Reforma

Escadas de mármore | Reforma

Tudo sobre escadas de mármores: qual revestimento custa mais, tipos, modelos, veios e muito mais!

Escadas podem ter tamanhos e materiais variáveis, além de serem importantes elementos arquitetônicos, ainda servem para interligar pisos e serem destaques na decoração dos ambientes. Dependendo do modelo, corrimãos e materiais podem compor uma verdadeira escultura. Ultimamente a escada está sendo o grande centro das atenções até mesmo em apartamentos, no caso de duplex, triplex etc.

Normalmente é mais utilizada a alvenaria em sua construção, possibilitando diversos tipos de revestimentos. Um deles, e o mais desejado é o mármore.

Sendo uma pedra natural originada do calcário, o mármore caracteriza-se por seus veios, por possuir menor resistência e maior porosidade que o granito, mas ambos tem boa aplicação em uma casa. Por isso existem diversos tipos de veios, tonalidades, desenhos contribuindo com a sua classificação e preço. É um material considerado caro por ser retirado da natureza, o que não acontece com pisos cerâmicos. Quando tem menos veios e são mais brancos, se tornam os mais caros e raros, inclusive quando são todos em preto, como o Nero Marquina.

Os mais utilizados para este fim são:

  • Rosso Verona (mármore italiano – cor avermelhado);
  • Travertino (mármore italiano – cor bege);
  • Bege Bahia (mármore brasileiro – cor bege);
  • Crema Marfil (mármore espanhol – cor bege claro);
  • Botticino (mármore italiano – cor bege);
  • Branco Nacional (mármore brasileiro – cor branco);
  • Pighês (mármore da Grécia – cor branco);
  • Carrara (mármore italiano – cor branco/cinza);
  • Branco Thassos (mármore da Grécia – cor branca);
  • Marrom Emperador Light (mármore espanhol – cor marrom claro);
  • Marrom Emperador (mármore espanhol – cor marrom);
  • Nero Marquina (mármore italiano – cor preto).
Tipos de mármore

(via)

Como a maioria dos mármores são importados, o valor do dia vai depender da taxa de câmbio, sendo assim pode sofrer alteração de valores. Além disso, algumas lojas variam o valor se cotados como metro quadrado. Quando personalizado específico para escadas é mais caro do que o metro quadrado de mármore para piso já que a perda em recortes é maior. Variam também pelo tipo de acabamento, como os retos, que tem borda simples sem acabamento especial e os meia esquadria, que esconde a cola nas emendas dando aspecto de peça única, portanto este último sai mais caro que o primeiro.

A manutenção de pisos de mármore é apenas com agua e sabão neutro, podendo aplicar uma cera incolor para criar uma espécie de película protetora de impermeabilização!

Mármore Travertino

Tipos de mármore

Mármore  Nero Marquina

Marmore Nero Marquina

(via)

Mármore Phiguês

(via)

(via)

Mármore Botticino

Marmore Botticino

(via)

O que vocês acham de escadas de mármore?

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin ❤ Snapchat: bruna_dalcin

4 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 28.novembro.2015

    Realmente, a escada no Nero ficou espetacular.
    Quero muito a escada preta no meu cantinho, ja tenho que me preparar porque sei que ficará bem pesado o valor, mas vamos que vamos no fim tudo dá certo.
    Beijos
    Karina

  2. 28.novembro.2015

    Acabei de fazer minha escada no travertino…. e o ultimo post do blog…. adorei
    bjs
    http://detalhesminhacasa.blogspot.com.br/

  3. 29.novembro.2015

    Oi Bruna, tudo bem? Quero te parabenizar pelos videos e o Blog, simplesmente amooo todos, venho te acompanhando, gosto muito das dicas de faxina e comprinhas para casa..amooo. Agora estou com um Blog, gostaria de convidá-la a ser minha seguidora: http://www.simplesmentenossacasa.blogspot.com.br ele esta bem no inicio, mais vou postar muitas coisas relacionadas a organização da casa, gastronomia e decor. Vc é minha inspiração, gosto do seu jeito simples de fazer videos. Quem sabe um dia tenho um canal no youtube, né, mas ainda falta coragem…kkk.Bjão

    • 30.novembro.2015

      Obrigada Néia pelo carinho! <3
      Seja bem vinda ao mundo dos blogs!