28  06
2016
Casa

Tipos de carne para cozinhar, assar e grelhar

Saiba quais tipos de carne escolher no açougue ou supermercado!

Na hora de escolher os tipos de carne, bate aquela dúvida: “Qual eu levo?”, “Qual carne serve para cozinhar em panela de pressão?”, qual é melhor para assar ou grelhar? Bom, a escolha do tipo de carne, vai depender do prato que você quer cozinhar.

Tipos de carnes: como escolher

(via)

Cozinhar pode ser uma coisa que nem todas nós gostamos de fazer, até porque dá um certo trabalho, tanto na hora de cozinhar quanto na hora de limpar. Mas, a verdade é que uma rotina saudável muitas vezes exige irmos para a cozinha. Tudo que consumimos pronto, como o nosso amigo miojo, possui muitos conservantes, gordura, sódio e nada de nutrientes. Por isso, é bom deixar a preguiça de lado e cozinhar! :)

Se você precisa de ideias variadas de cardápios e receitas saudáveis para não enjoar, este curso on-line maravilhoso está com uma oferta imperdível e tem muitas opções de cardápios TRADICIONAIS, FITNESS, VEGETARIANAS e LOW CARB e muito mais.

Tipos de carnes: como escolher

(via)

Veja também: Curso para iniciantes na cozinha com 30 receitas fáceis e deliciosas!

Tipos de carne e seus principais usos

Se for o bife nosso de cada dia, o ideal é optar por carnes mais macias como filé mignon e o contrafilé. Por serem carnes nobres, são um pouco mais caras, mas valem a pena porque são bem mais saborosas também.

Já para aquela carne de panela ou ensopado, o acém, o patinho, a fraldinha e o músculo podem estar entre as opções por serem carnes mais duras. Essas carnes também podem ser ótimas opções para moer. Escolha a peça de carne que mais te agrada e é só pedir para o açougueiro moer na hora. Aquelas que já estão lá no balcão moídas, podem ser uma mistura de sebo, pelancas e aditivos químicos que garantem a cor. Melhor não arriscar! E como o próprio nome diz, carne de panela, deve ser preparada na panela de pressão o que reduz muito o tempo de cozimento, economizando muito gás ou energia elétrica em casos de cooktops por indução/elétricos.

Para o churrasco tão amado pelos brasileiros, carnes como picanha, maminha e fraldinha são as mais saborosas e macias, mas também fica muito bom usar costela, maminha e até o coração da alcatra.

Já para assados, prefira peças inteiras como cupim, lagarto, entre outras e de preferência coloque recheios, pois geralmente acabam ressecando um pouco no forno.

 

Tipos de carnes: como escolher

(via)

A carne bovina, deve estar bem vermelhinha, sem manchas ou pontos escuros, e com consistência firme. Procure olhar os dois lados da carne, porque ás vezes ela pode estar bonita por cima e feia do outro lado.

A carne suína deve estar com consistência firme, não amolecida e nem pegajosa.

A carne de aves, deve estar bem aderida aos ossos, com cor amarela pálida, um pouco rosada, e com consistência firme. Se estiver congelada, preste atenção se a embalagem não está danificada e com água ou sangue.

Na hora de cozinhar, alguns truques servem para deixar a carne mais macia. Por exemplo, aquela história de temperar a carne no dia anterior, não é uma boa. O sal desidrata a carne e deixa o bife duro. Também é importante não lavar a carne, porque isso tira os nutrientes do alimento.

Quando for cortar, preste atenção no sentido das fibras da carne e corte no sentido contrário.

Depois de comprar a carne, é só partir para a cozinha, preparar aquela refeição deliciosa e nutritiva que todos nós merecemos.

Veja também: Curso para iniciantes na cozinha com 30 receitas fáceis e deliciosas!

Preparei um infográfico com os principais tipos de carne para facilitar a vida. Se quiser, pode salvar no seu perfil do Pinterest ou até mesmo imprimir e deixar fixado na sua geladeira. ;)

Quais tipos de carne comprar para bife, cozinhar, assar, fritar e churrasco?

Simplifique e seja prática!

Se você é iniciante na cozinha e quer aprender a cozinhar, mas acha que não leva o menor jeito ou que é difícil, saiba que cozinhar é muito mais fácil do que você imagina desde que você use o método correto.

Todo mundo admira uma pessoa que se garante na cozinha, não é mesmo?

Por isso a dica de ouro que te dou é que você precisa dar uma olhada no método de cozinhar que tem dentro deste curso com várias receitas deliciosas. Além de começar a arrasar na cozinha com pratos maravilhosos, você ainda vai economizar muito dinheiro deixando de pedir delivery e indo à restaurantes.

E agora que você já sabe os principais tipos de carne, não precisará mais ligar para a sua mãe pedindo socorro na hora de fazer as compras no supermercado! hahah ;)

Todos os tipos de carne podem ser congelados, tanto crus como já preparados. Então, para não precisar ir para a cozinha todos os dias, vale a pena congelar as refeições em porções. Aqui no blog tem um post/vídeo especial onde eu ensino a fazer marmitas congeladas para facilitar o seu dia a dia, vale a pena conferir!

Me contem se gostaram do post de hoje e fiquem a vontade para contribuir com mais dicas nos comentários abaixo.

Em tempos onde muitas pessoas são contra o consumo de carne, me senti no dever de dizer que este post tem o foco em ajudar pessoas que levam esse hábito. Cada pessoa é diferente e cada uma tem seus gostos, opções, crenças e valores, o que vale é o respeito acima de tudo por ambos os lados.
64 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Fernanda
    28.junho.2016

    Adorei!!Otimas dicas!Facilita muito.Beijos

  2. 28.junho.2016

    Bruna, que ótimas dicas!! Você não sabe o tanto que ajudou aqui em casa, pois eu nem meu amor temos destreza nenhuma pra comprar carnes hahah Já vou imprimir!! :D

  3. Emile Freitas
    29.junho.2016

    Bruna o patinho que você falou que poderia ser cozida na panela de pressão é uma carne que usamos para fazer bife, porém é uma carne que perde muito líquido no cozimento e por isso reduz um pouco quando pronta.

    • 29.junho.2016

      Verdade Emile, já usei como bife tbm e notei isso, ela diminui de tamanho mesmo! :)
      Bjs

  4. Erica
    29.junho.2016

    Adorei !
    Bruna gosto muito de você e suas dicas !
    Beijos

  5. Elisangela
    29.junho.2016

    Nossaa!!! Amei as dicas! Eu nao sabia nada de carne, sempre vou ao supermercado e compro o que está na bandeja e nunca reparei mto na cor na carne não. Quando chego em casa que viu separar as porçoes que vejo duas cores rsrsrs….e tbm nunca me liguei mto nas partes da carne, qual a carne é melhor pra fazer cada prato. Agora vou ao mercado com mais atençao quando for comprar carne. Obrigada pelas dicas. Saudades dos seus videos. ?

  6. Bruna
    29.junho.2016

    Bru, tudo bem?! adorei a matéria!!! Eu passava por essa situação: “Qual carne comprar?!”, toda vez!! rsrs
    sou recém casada, ainda estamos nos adaptando a rotina na cozinha hahah Beijos!!!

    • 30.junho.2016

      Sei bem como é, eu passei por isso, aí tive que fazer um post pra ajudar vcs tbm!

  7. Alessandra Lamunier
    29.junho.2016

    Não da para ficar sem seu blog Bruna. Eles nos salva em tudo.

  8. Ludmila
    29.junho.2016

    Bruna,

    Excelente post!!
    Eu adoro cozinhar, mas não entendo muito de carnes. Aproveitei e mandei o link para um amigo que está morando sozinho, quem sabe a alimentação dele melhora! rsrsrsr

    Beijos

  9. Janaina
    29.junho.2016

    Amei as informações Bruna, sempre ficava em dúvida na hora de comprar a carne e acabava levando somente um tipo. Super d+

  10. Carla Vicente
    29.junho.2016

    Estou adorando seu blog!!!! Tem me ajudado muito com a vida de casada rs

  11. 30.junho.2016

    Amei essas dicas!!! Essas e todas as outras que você já mostrou pra gente. Dica preciosa que eu preciso rsrs como lavar as roupas como você separa se tem algumas dicas pra gente!
    Beijos ?

  12. 30.junho.2016

    Bruna adorei o post… Gostaria apenas de acrescentar que uso bastante também a Paleta para fazer cozida porque não suporto gordura e ela é bem magrinha. E uso as vezes o patinho pra fazer strogonoff. Experimenta você vai gostar.

  13. 30.junho.2016

    Bruna adorei o post… Gostaria apenas de acrescentar que uso bastante também a Paleta para fazer cozida porque não suporto gordura e ela é bem magrinha. E uso as vezes o patinho pra fazer strogonoff. Experimenta e me fala você vai gostar.

  14. Chris
    01.julho.2016

    Eu estava pesquisando sobre isso um dia desses. Estou perto de casar, e minha família não é bem estruturada, não fui criada pra ter um lar.
    Tenho aprendido grandes coisas contigo. Tem vídeos seus que eu vejo umas 4 vezes.
    Esse das carnes é bem bom. Porque apesar de baiana, vou casar com um Gaúcho (como comentei uma vez em seu Instagram) e vou morar lá. Aqui não tenho muito o hábito de comer carne, já eles kkkkkkk

    • 03.julho.2016

      Ah então vai servir muito pra vc hahahaha
      Que bom, fico feliz Chris!

  15. Majore Stefaneli
    05.julho.2016

    Bruna, aqui em casa eu testo as receitas com tipos de cortes diferentes, e muitas vezes da certo. Já fiz stogonoff com fraldinha ( ja que não gosto do coxão mole e o sabor de sangue que ele dá), e deu certo pois o que manda muito é o tempo de cozimento… Do mesmo jeito que você pode estragar um bife de filé mignon se cozinhar tempo de mais! Obrigada pelas dicas

  16. Rubens Filho
    19.julho.2016

    Bruna, boas dicas. Costumo usar no churrasco o contra file, tambem; fica muito bom. Ja houvir que a alcatra se for de pfimeiro corte e dura, e isso mesmo ?

  17. Thiago Antonius
    28.julho.2016

    Ótimo post Bruna. Comprei patinho pra fazer o bife do dia a dia, filé mignon não da para comprar toda hora. Porém fui fazer e ficou meio dura e achei que não pego sabor como as outras que já usei. Não sei se foi por conta do corte que o açougueiro fez, que ficou fino e a carna acabou perdendo a suculência.
    O ideal seria o bife com o corte de que tamanho? Devo furar ele para o sabor do tempero penetrar? Devo usar a panela de pressão para amolecer?

    • 01.agosto.2016

      Oi Thiago, não precisa colocar patinho em panela de pressão não!
      Tente ir em outro açougue pra fazer o teste ou então foi o corte mesmo que ele fez que não foi no sentido da fibra da carne…
      Geralmente o tempero nem precisa furar não pra pegar na carne. ;)

  18. Silvania Cardinot Silveira
    22.abril.2017

    Obrigada!

  19. Jose
    15.junho.2017

    Adorei muito bom mesmo

  20. 16.julho.2017

    Perfeito! São muitas dúvidas na hora de preparar um prato em que a base é carne, seja no churrasco ou em outra ocasião.

  21. Ivanira Moura Macêdo
    20.agosto.2017

    Fiquei na dúvida na tabela de branqueamento..couve-flor e Brócolis não fazem o processo de branqueamento?

  22. Andreia Leandro
    14.setembro.2017

    ameiiiiiii…. Obrigada me ajudou muito ♥

  23. 24.setembro.2017

    Adorei as informações pois ñ conhecia quase carne nenhuma nem pra oq servia nem pra churrasco,nem pra bife,nem pra ensopado…foi muito útil pra me obrigado.

  24. Maria Eleuza Rodrigues dos santos
    09.outubro.2017

    Muito obrigada estou adorando

  25. Maria Dalmiran
    03.janeiro.2018

    Muito interessante. Utilizei essas informações para uma aula de Técnica Dietética…perfeita.

  26. 31.janeiro.2018

    Excelentes dicas.

  27. nice
    01.fevereiro.2018

    muito bom site !!! AMEI!!!!

  28. vivian
    28.fevereiro.2018

    Queria saber mais como fazer as carnes

  29. PAULO EUGENIO CAVALCANTE DE OLIVEIRA
    14.setembro.2018

    Faltou a paleta como carne de panela e o osso buço. Já a fraldinha não acho boa na panela. Apesar de ser uma carne fibrosa, ela não é dura. É bem macias. É uma delícia ao forno ou como churrasco.

  30. 25.dezembro.2018

    Olá! Bruna feliz Natal
    Amei suas dicas elas são sensacionais. Parabéns!

  31. 25.dezembro.2018

    Olá! Bruna feliz Natal
    Amei suas dicas elas são sensacionais.

  32. rayfranklyn
    20.janeiro.2019

    gostei muito das dicas

  33. Aline
    13.fevereiro.2019

    Amei suas dicas! Sou recém casada e fico perdida para comprar carne. Já salvei no celular essa imagem 😍

  34. Nilce
    08.abril.2019

    Realmente não vou mais precisar ligar para a mamãe na hora do supermercado 😂😂
    Amei as dicas!! Vou seguir vc

  35. FERNANDO ALEXANDRE
    03.outubro.2019

    Muito boa as dicas ajudou demais n0 almoço de hoje!

  36. Rosa
    16.janeiro.2020

    Boa tarde adorei as dicas. Porém todas as vezes que faço o acem cozido eu acho q fica um pouco dura, vc sabe me dizer porque isso acontece? Bjs obrigada.

  37. 07.julho.2020

    perfeito! agr ja sei quais carnes comprar para fazer certos pratos!!

  38. Alexandre
    27.julho.2020

    Muito obrigado por essa luz maravilhosa, me ajudou de mais. Moro sozinho e não sei preparar nada e realmente eu estava precisando aprender sobre os tipos de carnes e de como preparar. Me salvou.

  39. JOÃO JOSÉ PEREIRA
    18.agosto.2020

    GOSTEI DAS DICAS PARA CHURRASCO, MAS GOSTARIA DE SABER QUAIS OUTRAS CARNES TAMBÉM PODE SER USADAS NO NOSSO CHURRASCO

  40. 11.setembro.2020

    Suas dicas são muito úteis. Sucesso sempre.

  41. 06.março.2022

    GRACIAS

  42. 22.maio.2022

    adorei as dicas quero ver muito mais

  43. 30.agosto.2022

    Artigo super necessário! Parabéns pelo blog :)

  44. 11.setembro.2022

    Agora as 13 horas estou fazendo um bom churrasco neste domingo kkkk OK

  45. Elivania Muniz
    18.novembro.2022

    adorei as dicas, eu adoro cozinhar e com essas dicas sem dúvida irei arrasar muito muito mais, o problema de saber cozinhar é q onde vc chega os amigos querem se aproveitar disso kkkk

  46. 20.fevereiro.2023

    Adoreiii

  47. VERA LUCIA DE OLIVEIRA
    16.março.2023

    QUEM CONDENA O CONSUMO DE CARNES, QUE VEM DESDE A CRIAÇÃO DO MUNDO ,QUE COMA CAPIM OU INSETOS OK