09  02
2017
Casa | Organização

5 passos para organizar a geladeira

Organizar a geladeira pode parecer algo simples, mas é super importante, até porque armazenar alimentos da forma correta ajuda a manter a boa saúde.

Algo que facilita muito a vida é organizar a geladeira de uma forma que seja possível visualizar rapidamente o que está disponível. Isso ajuda a evitar o desperdício e saber exatamente o que é necessário comprar.

Organização de geladeira

Organizadores

Existem organizadores de acrílico que ajudam nessa tarefa. Com eles, todos os produtos ficam bem separados e de fácil acesso. Por falar em separados, é importante deixar alimentos em recipientes com tampa, ou em saquinhos fechados para evitar contato com o ar. Também é interessante setorizar os alimentos em cestinhas. Por exemplo, tudo que você usa no café da manhã em uma cestinha. Assim, é só tirá-la da geladeira pela manhã. Muito mais fácil!

Datas de validade

Sempre fique atento às datas de validade. Por isso, quando chegar do mercado e for guardar as compras, tire tudo que está na geladeira, guarde os novos no fundo e coloque os mais velhos na frente. Assim, vai ser mais difícil perder produtos vencidos.

Tipos de alimentos

Outra dica é ficar atento aos tipos de alimentos. Alguns precisam de mais refrigeração do que outros. Os legumes e verduras, por exemplo, não precisam de tanta refrigeração. Por isso, geralmente as geladeiras tem um gavetão lá em baixo para esse tipo de alimento.

Organização de geladeira

Compartimentos

Os compartimentos da porta, servem para armazenar molhos, conservas e restinhos de produtos enlatados (já em recipientes com tampa). As frutas devem ser guardadas sem lavar, pois elas são sensíveis à deterioração por excesso de umidade e bactérias da água. Só lave quando for consumir. Mas se quiser deixá-las lavadas, guarde-as em embalagens fechadas.

Aquela prateleira mais alta com porta, serve para concentrar o frio. Por isso, esse espaço deve ser reservado para frios, massas frescas e laticínios. Já os ovos não devem ficar na porta, ao contrário do que muitos pensam. Por causa do abre e fecha, existe uma grande variação de temperatura, o que pode ajudar a estragá-los mais rápido. Por isso, devem ficar nas prateleiras superiores (dentro da geladeira).

Frequência de limpeza

Por ser um ambiente úmido, se não estiver bem organizada e limpa, a geladeira pode ficar propícia a proliferação de bactérias. O ideal, é que todo mês, seja feita uma limpeza mais pesada, daquelas que você tira tudo de dentro, limpa e coloca de volta o que está na validade.

Infelizmente a organização da casa demanda muitas tarefas, não só a geladeira. É comum ficarmos perdidas para dar conta de tudo e ainda fazer outras tarefas, trabalhar, estudar, cuidar de filhos e ainda cozinhar todos os dias.

Comida sempre pronta na geladeira!

Uma ótima dica que utilizo no meu lar, é manter a sua geladeira já abastecida com comidas prontas e saudáveis. Para isso, as marmitas congeladas são ótimas para os momentos de correria quando não dá tempo de cozinhar em algum dia da semana. Sem contar que você não terá louça para lavar todos os dias pois já tirou um dia na semana para cozinhar de uma vez só.

Aqui no blog tem um artigo e vídeo onde mostro exatamente como eu faço de forma simples: Aprenda a fazer marmitas congeladas para vender ou para consumo próprio!

Nada como dividir melhor seu tempo e ter mais produtividade através de uma rotina organizada, fazendo sobrar mais tempo para você mesma e sua família. É mara! <3

Parece difícil, mas depois que a organização entra nos eixos, fica meio que automático.

Gostaram das dicas de hoje? Espero que com elas vocês consigam organizar a geladeira de uma forma mais prática! :)
Me contem como vocês lidam com a limpeza da geladeira por aí! Fazem frequentemente ou uma vez por mês? (ou uma vez por ano?! hahaha)

Confira também: como organizar geladeira pequena.

7 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Ana Claudia Babieri
    22.março.2017

    Olá Bruna!
    Ótimas dicas, com certeza farei na minha geladeira futuramente.
    Assisto todos seus videos no youtube. ;)
    Parabéns pelo seu comprometimento, você é uma pessoa iluminada.
    Adoro você!

  2. Cristiane Rodrigues
    28.abril.2017

    Amei suas dicas essas prateleira que você organiza seus alimentos ja vem na sua geladeira ou você comprou ?

  3. Andreza Cezar
    11.maio.2017

    Oi Bruna! Me mudei para o meu apê há 5 meses, e limpei a minha geladeira duas vezes nesse período. Mas é que eu guardo muito pouca coisa nela e quase não paro em casa. Então procuro sempre que guardo algo na geladeira, consumir o mais breve possível.
    Adoro tuas dicas! Faz 1 ano que te acompanho e usei muitas das tuas dicas no meu apê! Continue escrevendo muito e nos dando muitas dicas!

  4. Larissa Pacheco
    16.junho.2017

    Bruna, você conhece algum site que venda esses organizadores?

  5. 15.agosto.2017

    Olá Bruna! Ao contrário de você, sou uma Ariana que corre de um lado para o outro, deixando sempre a organização para trás e você traz dicas simples e práticas, com uma liguagem agradável, sem ser simplória. Não aguentei! Preciso dizer que amei seu blog e vou seguí-lo daqui em diante. Um abraço!

    • 15.agosto.2017

      Oi Alejandra, feliz que gostou do meu blog!
      Seja bem-vinda. <3
      Beijos