19  06
2017
Decoração

Como montar uma sala de jogos em casa

Hoje vou mostrar para vocês como montar uma sala de jogos em algum cômodo da sua casa sem precisar de grandes investimentos e com a sua cara. Com muita criatividade e reaproveitando alguns objetos, é possível criar um espaço especial voltado para o lazer com os amigos e familiares.

Como fazer uma sala de jogos em casa

O objetivo de uma sala de jogos é, claro, divertir e proporcionar entretenimento. Portanto, precisa ser um espaço leve e de muita descontração. Isso se traduz nas cores do ambiente, que precisam ser mais quentes e vivas.

O primeiro passo é escolher o seu estilo e como ele vai se adaptar ao resto da casa. Se o seu lar tiver um tom mais rústico e tradicional, então tem mais sentido a sala de jogos seguir esse lado mais vintage (neste momento me pego lembrando do hotel/cassino que ficamos em Las Vegas, era bem nesse estilo mais antigo, tão lindo!). No entanto, se for um lugar moderno e convencional, vale a pena investir em um ambiente mais nerd e futurista.

Como fazer uma sala de jogos em casa

Ao contrário do que muitos pensam, uma sala de jogos não precisa, necessariamente, ser um espaço grande. Lembre-se que não é preciso muito para proporcionar boas horas de diversão. Nos filmes e nas séries, é normal ver sinuca, videogame, xadrez, mesa de poker e fliperama. No entanto, se o seu cômodo não for muito grande e se o orçamento extrapolar, preze pelo conforto. Nessas horas, menos é mais, pois não adianta encher o cômodo de jogos se não dá para circular pela sala e lotar de amigos. Tenha em mente que não é preciso ter todos esses objetos para a sala de jogos ser boa, quando temos bons amigos, a diversão rola até mesmo com apenas um jogo!

Como fazer uma sala de jogos em casa

A sala de jogos pode virar um ambiente de happy hour dentro de casa, ao invés de sair para gastar em bares por exemplo, que tal chamar os amigos após um dia de trabalho para se divertirem no conforto do seu lar? Dá até para combinar de cada um trazer um prato ou bebida!

Atualmente o poker é um esporte em ascensão no Brasil e que pode ser jogado por muitas pessoas, os chamados home games podem ser uma grande atração na casa e um lugar especial para longas noites de entretenimento entre amigos.

Como fazer uma sala de jogos em casa

Reaproveitar uma mesa de sinuca com bom preço é fundamental. Na internet, há várias ofertas de bilhares utilizados que podem ser recomprados a um preço bem menor do que o original — uma mesa nova, por exemplo, ultrapassa a casa dos R$ 2 mil em média, o que vai contra um orçamento limitado.

Como fazer uma sala de jogos em casa

Mesas de pebolim, tênis de mesa (ping pong) e até fliperamas antigos que encontramos em sites de compra e venda pessoais podem virar grandes atrações na sua sala de jogos também. E que tal dar uma olhada nos brinquedos antigos guardados? Jogos antigos de estratégia, tabuleiros de dama, xadrez, cartas entre outros não podem ser esquecidos!

Como fazer uma sala de jogos em casa

Como parte importante de uma sala de jogos, a decoração é importantíssima para dar um tom de entretenimento — afinal, muitas vezes é isso que diferencia um cômodo para jogos do que a sala, por exemplo. Com isso, reaproveite quadros e pinturas criativas e informais que estão sem uso em outras partes. Lembre-se que tudo alegre e divertido cabe num salão de jogos, e que reaproveitar coisas antigas é um grande passo para isso.

Como fazer uma sala de jogos em casa

Imagens: Reprodução

Como fazer uma sala de jogos em casa Como fazer uma sala de jogos em casa Como fazer uma sala de jogos em casa

Já que se trata de um lugar descontraído, uma dica interessante é fazer a decoração com discos de vinil e outros objetos antigos que tiver em casa. Aproveite para fazer um cantinho estilo bar se puder, coloque alguns copos, taças, bandejas para petiscos. Pode ser algo simples, mas já facilita muito na hora de receber os amigos!

Um cômodo esquecido ou planejado, grande ou pequeno, para homens ou mulheres, a sala de jogos é um lugar que vai te garantir boas jornadas de diversão e integração com os amigos.

Quem aí gostaria de ter uma sala de jogos para chamar de sua?

5 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 23.junho.2017

    Seria este o meu sonho? hahahhaa
    Essas inspirações só me deixaram sonhado acordada, mas quem sabe um dia?
    Quero ter uma sala de jogos sim, mas dando enfase ao mini museu de consoles que a gente coleciona rs
    Amei a dica <3

  2. Marcela Andrade
    27.junho.2017

    Eu já fico imensamente feliz pq minha casa tem 2 suítes espaçosas, recebo família e amigos de forma confortável, imagina ter uma sala de jogos assim, em apartamento só se vc ganhar na mega sena, pq os apartamentos estão cada vez menores e mais caros ,se for casa então então nem se fala né…
    Mas a gente não cansa de imaginar hahaha

    Beijo Bruna

    • 27.junho.2017

      Oi Marcela, eu tbm não tenho um espaço para fazer uma sala assim, mas geralmente condomínios tem o salão de jogos e já ajuda (aqui tem!).
      Tbm sonho com o dia de ter uma casa ou apartamento grande para poder fazer a minha sala de diversão! <3
      Bjoooo

      • Marcela Andrade
        28.junho.2017

        Pois é, mas o post foi ótimo, me deu algumas ideias, como estamos com o projeto de reforma para casa de praia (vamos mudar de Caruaru/Pe para Tamandaré/Pe) MEU SONHO!!
        Vai ajudar muito na escolha…

        Obrigada, beijão!