• Como se organizar para emagrecer com marmitas saudáveis
02  10
2017
Casa | Decoração

COMO FAZER TERRÁRIO FECHADO OU ABERTO

Veja o passo a passo de como fazer um terrário fechado e um terrário aberto!

Lembram que no vídeo “10 plantas para cultivar dentro de casa” eu disse que ia dividir com vocês a montagem do meu primeiro terrário? Pois, cá estou eu! E ao invés de apenas um, me empolguei e fiz dois, um terrário fechado e o outro aberto!

Se assim como eu, vocês sempre olham esses vasos fofos chamados também de mini-mundos e querem ter um mas também são uma negação com plantas, vem botar a mão na massa comigo, ou melhor, na terra! hahaha

Clique no play do vídeo abaixo para ver o passo a passo completo:

Aproveite e se inscreva lá no meu canal do YouTube para não perder nenhum vídeo novo!

COMO FAZER TERRARIO FECHADO OU ABERTO - Passo a Passo | DIY

Como montar?

  1. O primeiro passo é escolher o recipiente de vidro transparente, lavá-lo e limpá-lo bem para evitar fungos, depois seque-o bem.
  2. Coloque pedrinhas da sua preferência no fundo (cascalho, pedras e carvão vegetal) que vão servir para drenar a água caso se acumule embaixo.
  3. Coloque musgo verde se tiver, como eu não tinha aqui, coloquei musgo seco Sphagnum (conhecido como musgo chileno) pois também funciona bem. Ele servirá para ajudar nessa drenagem, mas a função principal é manter a umidade ideal e ainda evitar que a terra caia lá para baixo do terrário!
  4. Escolha as plantinhas que farão parte do seu terrário! (Suculentas e cactos são mais fáceis de cuidar pois não precisam de tantas regas, aliás essas plantas podem até morrer pelo excesso de água.)
  5. Usando a terra envolta na raiz de cada uma, nivele suas plantinhas no terrário.
  6. Complete com substrato próprio para este tipo de planta (você pode comprar pronto em casas de jardinagem ou fazer a mistura usando 3 partes de terra vegetal, 2 partes de areia de construção e 1 parte de perlita)
  7. Depois é só proteger o solo com pedrinhas ou areia para que ele não seque tão rapidamente ao regá-lo. Pode acrescentar lascas de madeira seca, pedras maiores, mini-tronquinhos e até decorar com brinquedos miniatura para crianças.

Terrário fechado

Na versão do terrário fechado, evite utilizar suculentas já que as mesmas não gostam de muita umidade, mas como vocês puderam ver não resisti e usei. Neste caso, a primeira rega deve ser muito pouca já que o terrário vira uma espécie de ciclo, ou seja, seu próprio ecossistema. A água evapora para a tampa e cai novamente na terra e por isso é raro precisar regar novamente. E se perceber que mesmo assim há muita umidade dentro dele, é melhor deixar aberto alguns dias para a água evaporar mais.

Uma outra dica essencial é que os terrários fechados não podem tomar sol diretamente, já que se transformam em estufas muito quentes e assim as plantas acabam morrendo.

Terrário aberto

Na versão aberta com cactos e suculentas, a preocupação é apenas em verificar de vez em quando a cada uma semana ou 15 dias se a terra está seca e então regar um pouco.

Claro que eu usei uma técnica mais básica já que eu sou leiga no assunto e é a primeira vez que planto, mas descobri que existem vários tipos de terrários que utilizam técnicas diferentes. O legal é que dá para fazer até para vender, como presentes, lembrancinhas de casamento, chá de cozinha, chá de bebê, batizados etc.

Enquanto estava pesquisando descobri o trabalho maravilhoso da Isabel do Bela Suculenta, para quem quer fazer modelos de terrários dos mais variados tipos. Ela é expert no assunto, dá oficinas e até um curso on-line profissional. Se quiserem saber mais, este é o curso dela.

Veja um pouquinho do trabalho dela abaixo:

COMO FAZER TERRÁRIO FECHADO OU ABERTO - Passo a Passo | DIY

Veja também opções de plantas para cultivar dentro de casa.

Não vejo a hora de montar mais alguns terrários, é viciante!
E o mais legal é que são fáceis de cuidar e ótimos para ter em apartamentos pequenos também, na varanda/sacada ou até dentro de casa, desde que tenha bastante luminosidade no local onde eles irão ficar.

Quem fizer um terrário por aí, poste nas redes sociais com a hashtag #DIYCMA para que eu possa ver! ;)

Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos!

Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | @comprandomeuape_oficial
Instagram | @brunadalcin
Facebook | Comprando meu Apê
YouTube | Bruna Dalcin

12 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. 02.outubro.2017

    Adorei bru!!!! Vou fazer!!!!

    • 02.outubro.2017

      Oi Ca, ai que bom que gostou!
      Faz sim e depois me marca no insta ou poste com a hashtag #DIYCMA para eu ver! <3

  2. Fernanda
    04.outubro.2017

    Adorei as dicas para montagem do terrário! Parabéns!

  3. Márcia Regina Conceição de Souza
    19.outubro.2017

    Amei essas plantinhas

  4. Márcia Regina Conceição de Souza
    19.outubro.2017

    Amei essas plantinhas, Preciso de mas orientações

    • 20.outubro.2017

      Oi Márcia, fico feliz!
      Como mencionei no post, para informações mais aprofundadas eu super recomendo os ensinamentos da Isabel neste link: http://bit.ly/bela-suculenta
      Vc inclusive vai poder fazer até para vender ou presentear, é muito bom e prazeroso!
      Beijos!

  5. Tânia
    12.novembro.2017

    Adorei, fiz um curso no Senac, agora preciso saber onde comprar os vidros geo e outros assessórios

  6. Laurinda Lobo Cavalliere
    06.dezembro.2017

    Amei, muito lindo seu trabalho. Bjs.

  7. Cris
    14.dezembro.2017

    São lindos. Você vende?

    • 18.dezembro.2017

      Oi Cris, não vendo não… eu faço os posts para inspirar vocês a fazerem! ;)
      Um beijo