04  06
2018
Livros | Organização | Organização Pessoal

5am Club | A rotina que mudou a minha vida

Já ouviu falar do 5am club ou clube das 5?

O 5am club trata-se de um grupo seleto de pessoas que decidem, por conta própria, acordar às 5h da manhã. São os chamados “high achievers” ou grandes realizadores.

5am club | A rotina que mudou a minha vida

O clube das cinco não tem nada a ver com pessoas que são obrigadas a levantar esse horário ou até antes das 5h para conseguir chegar em seus trabalhos, pegar transporte público etc. Já passei por isso quando tinha emprego e sei bem que é uma outra história!

Grandes empreendedores como, Tim Cook (CEO da Apple), Robert Iger (da Disney), Richard Branson (da Virgin), Howard Schultz (do Starbucks) e Benjamin Franklin são alguns dos adeptos do 5am club. A ideia principal é ser produtivo e ter foco o dia todo, além de outros benefícios que já foram estudados pela Universidade Roehampton de Londres, que diz que quem acorda cedo é mais magro e feliz!

Uma ótima solução para autônomos e empreendedores ou quem entra no trabalho após as 9 da manhã!

No início de 2017 li alguns livros e estudos na internet sobre o assunto e fiquei tentada a colocar em prática já que a rotina de quem empreende em home office é bem complicada e muitas vezes nada produtiva. Mas na minha cabeça haviam vários pré-conceitos como, “não consigo dormir cedo”, “sou mais criativa no trabalho a noite”, “nunca vou conseguir acordar esse horário” e se tiver no inverno, piorou! Pensa em alguém que ama dormir? Eu!

Tentei o primeiro dia a trancos e barrancos pois não conseguia dormir cedo, fui dormir mais de meia-noite mas mesmo assim coloquei o despertador para as 5h. Foi difícil, mas como estava disposta a iniciar o desafio, levantei!

O meu marido é uma das pessoas que precisa levantar por volta das 5h para ir trabalhar, então facilitou o meu processo, mas para quem tem uma famíla onde cada um acorda um horário pode complicar um pouco mais. Neste caso sugiro uma conversa, verificando a possibilidade de implementação, e em caso negativo, talvez seja melhor ajustar o relógio para um pouco mais tarde ou tentar não acordar quem não está disposto a fazer parte do clube das cinco!

5am club | A rotina que mudou a minha vida

Ainda estava “noite”, um silêncio nas ruas, me troquei, tomei meu café tranquilamente, lavei a pequena louça da cozinha, peguei o carro e fui para a academia. Na volta eu me senti tão feliz, como se estivesse horas à frente do mundo. Fui tomar um banho e logo após implementei todos os passos do livro O Milagre da Manhã:

  • Silêncio: atividades como meditar, fazer uma oração, refletir etc.;
  • Afirmações: Fazer afirmações positivas para você mesma(o);
  • Visualização: Revisar grandes sonhos, objetivos, a pessoa que você quer ser;
  • Exercícios: fazer alguma atividade física (este passo eu já havia realizado logo no início da manhã);
  • Leitura: ler algum livro de desenvolvimento pessoal ou profissional;
  • Escrita: escrever pelo que você é grato, suas reflexões e pensamentos.

Foi maravilhoso, percebi que meu dia já teve um astral diferente e o foco foi maior no trabalho. Consegui terminar as tarefas antes das 19h, o que já foi um enorme progresso pois geralmente o normal era finalizar as 22h ou mais em dias de muita inspiração e criatividade. Nos outros dias consegui finalizar bem antes disso, por volta das 17h.

Pensei que seria assim por todos os demais dias até virar uma rotina, mas obviamente que a vida não é perfeita como em contos de fadas. O corpo foi ficando cansado depois de uns dias, o sono era terrível após o almoço, levantar às 5h quando o despertador tocava era uma tortura, mas seguia firme e forte afinal eu já havia contado ao meu marido sobre o “maravilhoso clube da produtividade” e não podia dar o braço a torcer que estava querendo desistir!

Mas ao chegar o fim de semana, o cansaço me venceu e dormi tudo que estava acumulado, ou seja, de volta a estaca zero. Segui acordando as 7h nos outros dias, alguns dias um pouco mais cedo e reduzi os dias de ir à academia. A rotina do Milagre da manhã já nem fazia mais, até tentei voltar a fazer algumas vezes mas logo desistia.

5am club | A rotina que mudou a minha vida

Acredito que isso acontece com a maior parte das pessoas que tentam seguir qualquer hábito totalmente diferente do que faziam antes.

Foi então que meses depois vendo minha produtividade e minha saúde física sendo abalada novamente, li o livro O Poder do Hábito e tudo fez sentido. Resolvi dar uma nova chance e recomeçar o 5am club, mas dessa vez aos poucos, seguindo uma rotina da manhã sem tantas regras, implementando apenas o que eu estava a fim, sem forçar a barra. E não é que deu certo?

As primeiras semanas não foram fáceis, mas depois de uns vinte dias, meu corpo acostumou e tem dias que eu levanto antes das 5h sem despertador, principalmente em dias que estou empolgada com ideias novas!

Sou do tipo de pessoa que precisa dormir pelo menos 7 a 8 horas por dia, menos que isso fico um bagaço, por isso faço quase que um “ritual noturno” antes de dormir:

  • por volta das 21h desligo as luzes fortes do apartamento e deixo somente abajures acesos;
  • tomo um banho, uso meus cremes;
  • evito ficar no celular pois a luz e a interação com as redes sociais gera ansiedade e nos desperta do efeito do sono;
  • ao deitar, coloco barulhinhos relaxantes no app do celular e agradeço em pensamento (em breve pretendo escrever em um diário de gratidão, mas ainda não consegui implementar na rotina);
  • leio algumas páginas de um livro para me dar sono;
  • e durmo no máximo às 22h.

5am club | A rotina que mudou a minha vida

Hoje em dia a minha rotina da manhã é bem tranquila, não implemento todos os passos do livro O Milagre da Manhã, pois estava consumindo um tempo grande e a proposta do 5am club é ser produtivo, certo? Na maior parte dos dias minha rotina está sendo assim:

  1. levanto por volta das 5h (e se der vontade de ficar um pouco a mais na cama, não fico me sentindo culpada);
  2. medito em torno de 10 a 15 minutos pelo app Insight Timer (geralmente escolho meditações que já incluem as afirmações e o método de visualização assim agilizo meu tempo);
  3. tomo um café da manhã saudável (comida de verdade, ovos e frutas por exemplo, pois me deixam com mais energia e saúde);
  4. leio um capítulo de um livro (dou preferência aos de desenvolvimento pessoal ou relacionados à minha área de atuação profissional);
  5. coloco minha roupa de ginástica;
  6. me exercito (hoje em dia malho na academia do prédio mesmo e alguns dias em casa usando aplicativos ou YouTube. Meu bolso agradece já que não tenho que pagar mensalidade e gasolina, sem contar o tempo de locomoção de carro.);
  7. enquanto me exercito, ouço Podcasts, aproveito o tempo ouvindo conteúdos que agreguem à minha vida, gosto de alguns para aprender inglês ou sobre empreendedorismo.

Aos finais de semana deixo livre e não coloco despertador. Muitas vezes temos compromissos que terminam mais tarde e não dá para dormir tão cedo, mas como meu corpo está acostumado, geralmente acordo cedo por volta das 7h no máximo e consigo ter tempo para pedalar, caminhar em parques arborizados e respirar um pouco de ar puro, algo bem difícil em uma metrópole caótica como São Paulo!

Hoje em dia me sinto muito mais produtiva no trabalho e até nas tarefas da casa, com foco e sem distrações. Antes eu perdia muito tempo com maus hábitos, um deles era o vício em redes sociais, hoje em dia melhorei demais em pontos como este. Sigo somente perfis que me agreguem de alguma forma, que me tragam conteúdo relevante para o meu progresso e que eu sinta verdade no que está sendo postado. Mas estabeleci apenas pequenos blocos do meu dia para navegar nas redes sociais e ficar por dentro do que os perfis que me interessam postaram.

Faça uma limpa nos perfis que você segue no instagram e seja feliz! \o/

O Pulo do Gato!

Acredito que o motivo de ter tornado do 5am club um hábito, foi o fato de colocar equilíbrio nas minhas decisões. Enquanto era algo imposto pelos livros, vídeos e blogs que li, não funcionou porque não estava fazendo algo moldado para o meu perfil. Por isso sugiro que não copiem exatamente a minha rotina se quiserem fazer parte do clube das 5, mas que vocês estabeleçam a própria rotina fazendo o que gostam, aproveitando esse período entre 5 e 8h da manhã.

Vão ter pessoas que ficarão muito felizes de conseguir organizar a casa, arrumar a cama e lavar a louça ouvindo uma música ou podcast, para partir para o trabalho com a sensação de que a vida está mais organizada. Outras ficarão felizes de conseguir brincar com os filhos, ler uma história no livro para eles, outras vão ficar alegres ao correr no parque logo cedo ou estudar. Independente da rotina, o que importa é aproveitar este tempinho da melhor forma possível para que seu dia já comece bem e com uma sensação ótima!

clube das 5

Agora quero deixar para vocês, alguns pontos relevantes e estudos sobre o 5am club:

1. Ajuda a combater a depressão e evita pensamentos negativos

Um estudo publicado na NCBI (National Center for Biotechnology Information), mostrou que pessoas que dormem e acordam muito tarde estão mais propensas a ter pensamentos negativos, mal humor e consequentemente depressão comparadas àquelas que são “diurnas”.
Pessoas que acordam tarde, geralmente vivem com pressa para recuperar o tempo que perdeu e tem uma sensação de ter menos controle das coisas ao seu redor. Não são todas, obviamente, mas significa que acordar cedo te dá possibilidades maiores de se sentir mais leve.

2. Aproveitar a paz e o silêncio

Já tentou meditar enquanto a cidade já está um caos, ônibus, caminhões e motos passando, ou em casa, crianças acordadas, marido te chamando. Bem complicado, não?
Como todos estão dormindo, você vai ter um ambiente silencioso e tranquilo só para você e além de meditar e refletir sobre a vida, poderá estudar e ler um livro de forma muito mais concentrada.

3. Planejar o seu dia e aumentar a produtividade

Você vai conseguir estabelecer as prioridades do seu dia e se organizar melhor. Ao invés de realizar tarefas urgentes, conseguirá focar primeiro nas mais importantes.

4. Ver o sol nascer

Sentir seu dia começando, com um lindo nascer do sol traz uma energia positiva que revigora qualquer pessoa.

5. Se sentir descansado

Após virar um hábito de fato, você perceberá que ao dormir à 21 ou 22h no máximo e acordar à 5h, seu corpo e sua mente estarão descansados e prontos para começar o dia.

De acordo com o Ritmo Circadiano que, resumindo, é o ciclo biológico do corpo durante as 24 horas do dia, o melhor horário para dormir é às 22h pois segundo o mesmo, nosso sono é influenciado pelas temperaturas do dia, presença de luz, etc. Os principais hormônios relacionados ao sono são a melatonina e o cortisol. Quando funcionam corretamente a liberação de melatonina ocorre em oposição a luz do sol, e mais reparador será o seu sono.

6. Ter a sensação de estar vários passos a frente do mundo

Enquanto você já fez tantas tarefas, as outras pessoas ainda estão dormindo. Você vai se sentir muito a frente, com uma sensação de que está sendo muito mais competente na realização das suas tarefas e te dará ainda mais energia. Essa sensação é incrível!

7. Você atrairá sucesso e positividade

Como você terá essa sensação de produtividade e realizações, consequentemente espalhará felicidade e alegria à todos ao seu redor sem mesmo perceber. E positividade atrai e gera positividade, é a lei da atração. Com isso o sucesso estará cada vez mais perto em cada objetivo da sua vida, pode acreditar!

Para quem quiser se aprofundar no assunto, o 5am club foi criado pelo canadense Robin Sharma, conhecido pelo best-seller “O Monge que vendeu sua Ferrari” e pelo seu livro mais recente “O Líder sem status“, em 2007, foi eleito por uma pesquisa independente entre pessoas da área de negócios como o guru de liderança mais influente do mundo.

Para o autor Robin, devemos dedicar a primeira hora das nossas manhãs para fazermos 20 minutos de exercícios, 20 minutos para planejarmos nosso dia, nossas metas e sonhos e 20 minutos estudando ou aprendendo algo. E para que essa rotina se torne algo automático devemos repetí-la por 66 dias seguidos.

Já o livro O Milagre da Manhã, do autor Hal Elrod, na minha opinião vai um pouco mais além, desmitificando a crença limitante “eu não sou uma pessoa matinal” e agrega uma rotina da manhã baseada em silêncio, afirmações, visualização, exercícios, leitura e escrita para ajudar no desenvolvimento desse novo hábito. Vale a pena ler, fazer os exercícios propostos e depois adaptar para o seu perfil.

Dicas extras para conseguir vencer as primeiras semanas!

  • Coloque o despertador bem longe de você se puder, assim você precisará ir até ele para desligar!
  • Se não for possível, programe em torno de 3 horários diferentes de 3 em 3 minutos. Exemplo: 5:00, 5:03 e 5:06. Assim caso você aperte a função Soneca, logo despertará de novo para te forçar a levantar!
  • Tome um banho ou se troque logo ao levantar, assim você não sentirá vontade de deitar novamente.
  • E não esqueça de se desconectar do celular e computador, baixar a luz uma hora antes de dormir pelo menos para o seu cérebro entender que é hora de pegar no sono.
  • Ler um livro com história calma ou meditar ajuda bastante nessa hora!

E aí vai aderir também ao 5am club?

Me conte aqui nos comentários e lá no instagram @comprandomeuape_oficial.
Poste fotos da sua rotina no seu perfil para que eu veja e você possa inspirar outras pessoas também usando a hashtag #5amclubCMA

Quer receber conteúdos exclusivos totalmente focados em te ajudar na conquista dos seus maiores sonhos?
Para fazer parte da comunidade basta se cadastrar aqui! Vou enviar conteúdos gratuitos diretamente no seu e-mail sobre autoconhecimento, organização financeira,  investimentos e muito mais para que você conquiste o seu imóvel ou qualquer outro objetivo de vida. ;)

98 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Aline
    04.junho.2018

    Amei o post! Te acompanho desde o início do blog e muitas fases da sua vida foram muito semelhantes à minha! Compra do apê, reforma, casamento, intercâmbio. E agora estou buscando estabelecer uma rotina mais produtiva! Seu post veio em boa hora e vou me desafiar! Obrigada e parabéns!

    • 04.junho.2018

      Oi Aline
      Que legal saber que vc está por aqui desde “antigamente” rs
      E ainda vivemos muitas fases parecidas, que legal!
      Fico feliz que o post veio em bora hora. Bora fazer o desafio, ein! Posta lá no insta que eu quero ver!
      Bjsss

  2. Sheila
    04.junho.2018

    Oi Bruna! Acompanho seu blog desde o início, pois foi a época em que comprei o meu apê também. Hoje em dia fico mais no Youtube e Instagram e quando vc postou hoje no stories que teria um post sobre esse tema, vim correndo ler!! Já vi bastante sobre o assunto e já tentei algumas vezes. Estou com dificuldades em manter, mas sei o quanto ajuda na produtividade e também pq quero (muuuuito) eliminar o sentimento de culpa que carrego durante os dias que acordo depois das 7h00. Estou na fase de planejamento de um negócio próprio, em casa, e já percebi que preciso separar bem os momentos de fazer coisas para mim e os momentos de fazer coisas para a empresa… Tá dificil, mas seu post me deu um gás e animo para continuar!!! Bjss! PS.: adoro quando vc aparece no stories com dicas de produtividade e seu estilo de vida, não some de lá não por favor!!!

    • 04.junho.2018

      Oi Sheila!
      Sei bem como é, esse sentimento de culpa é horrível, mas depois que decidi não me culpar mais se algum dia ou outro não conseguir acordar cedo, a minha vida mudou e ficou mais leve.
      Nenhum ser humano é perfeito, então não tem pq nos culparmos. Tem dias que estamos super bem e outros nem tanto, é normal. O importante é voltar para a rotina assim que for possível! ;)
      Pode deixar, vou aparecer sempre que der por lá tbm! Bjs

  3. Miriã Moreira de Castro
    04.junho.2018

    Muito interessante o post, achei bem completo. Quero tentar adaptar isso a minha rotina, mas vou esperar casar primeiro (será agora em Agosto, então ñ demora), pq se fizer isso na minha casa acho q meu pai e meu irmão não iriam gostar muito. Uma coisa que achei muito legal é quando vc fala de ter a sensação de estar a frente do mundo. Qdo eu durmo muito e acordo tarde, tenho a sensação que as pessoas evoluíram e eu estava simplesmente dormindo kkkkkkk. E tbem noto q qdo acordo mais cedo faço um monte de coisas e parece que o dia ficou maior. Sem contar que acho q quando dormo muito parece que mais sono eu sinto.
    Bom, parabéns por ter conseguido achar sua rotina adequada, espero encontrar a minha. Depois volto pra contar.
    Saudades de post diários no Blog. rsrsrsr

    • 04.junho.2018

      Sim Miriã, tudo no seu tempo e do seu jeito! ;)
      Não consigo mais fazer posts diários pois prefiro fazer posts mais completos e extensos, e pra isso leva muito tempo de pesquisa e implementação. Posts diários acabam sendo mais superficiais, não tem jeito! ;)
      beijos e obrigada pelo carinho!

  4. Camila
    05.junho.2018

    Bruna…te acompanho desde seu início e sempre que vc posta algo minha admiração pela pessoa que vc se tornou aumenta. Vc é um exemplo de dedicação e persistência. É uma mulher inspiradora.
    Conseguiu por 1 mês estar no clube das 5, indo a academia todos os dias e depois ao trabalho. Como entro às 08:00 ficava corrido mas era uma sensação muito boa de vontade de conquistar o mundo. Porém com a rotina puxada de faculdade infelizmente fui abandonando esse hábito aos poucos mas quero muito retomá-lo.
    Amo suas dicas de livros e em pleno século em que vivemos não conhecia podcast até vc nos apresentar kkkkkkkkkkkkkk amei. Bj parabéns pelo belo trabalho

    • 05.junho.2018

      Oi Ca! Ai que fofa, obrigada pelas lindas palavras! <3
      Fazendo faculdade a noite complica mesmo, quando eu estou em algum curso que precisa da presença física também não consigo continuar acordando muito cedo. Mas tenta estabelecer pelo menos uns minutinhos da sua manhã para meditar por uns 5 a 10 minutos e fazer pelo menos 15 minutinhos de exercício físico que a vida já muda demais, a meditação nos deixa mais focada e o exercício libera hormônios que trazem uma sensação boa além de fazer bem pra saúde como já sabemos!
      Podcast é vida, em breve vou fazer o podcast do CMA se Deus quiser, estou me organizando aqui aí aviso vcs! ;)
      Beijo

  5. Alessandra Coelho
    05.junho.2018

    Adorei!! estava precisando de uma energia boa assim, pois trabalho de 8hras ás 17:00 com 2 horas de almoço e nao estava encontrando horario para fazer meus exercícios em casa que alias gosto mto!! Estava ja pensando em levantar mais cedo, mas a preguiça sempre vence.
    Estou mais motivada depois que li seu texto e comentário e com certeza vou começar a adaptar isso na minha vida.
    Pois qdo chego do trabalho nao tenho ânimo pra muita coisa mais!!
    Mtoo obrigada e adoro seu blog e vídeos no youtube!
    Bjoo e sucesso.

    • 05.junho.2018

      Oi Ale, tenta sim, e nas suas 2 horas de almoço tbm dá para implementar muita coisa né, livros, meditação, podcasts etc… nosso tempo é precioso e o melhor é ocupar com coisas que nos tragam crescimento pessoal! :)
      Um beijo e sucesso!

  6. Luzia Francisco de Souza
    05.junho.2018

    Excelente post. Parabéns.

  7. Eliane Vespertina Ribeiro
    05.junho.2018

    Estou fazendo e estou muito mais feliz,faço meditação guiada com afirmações no yutube,logo depois me alimento tomo meus remédios pois tenho 65 anos e parto para meu croché e tricô.

  8. Maria Aparecida Isoni
    05.junho.2018

    Gostei e vou aderir..acordar as 6 e dormir ás 22hs

  9. Lidiane
    07.junho.2018

    Adorei o post Bruna. Tbm acompanho seu trabalho por aqui faz tempo e acho muito legal acompanhar sua evolução já q tbm inspira a gnt a melhorar. Recentemente li um livro de coach que sugeria uma organização da rotina que vai bem ao encontro de tudo que vc falou. Acho q é um sinal de que está na minha hora tbm rsrs. Bjs

    • 10.junho.2018

      Que legal Lidiane, eu amo esse assunto, estou sempre lendo sobre organização e produtividade para me ajudar no meu trabalho e na vida pessoal tbm! :)
      Bjs e bora colocar em prática! :)
      Depois me conte!

  10. Danielle
    09.junho.2018

    Parabéns pela postagem!! Tenho lido em alguns lugares sobre o clube das cinco e comecei acordando as 06hs. Como levantava as 08hs, acho que já tive um ganho nisso rs. Pretendo testar acordar as 05hs no próximo mês. Mas o que me chamou atenção mesmo no seu post foi o fato de ter citado que ouve podcast durante os seus exercícios. Eu trabalho muito longe de casa e tenho buscado alguns para me fazer cia no trajeto rs. Você pode fazer um post com os podcasts que você mais costuma ouvir? Ou mesmo indica-los aqui nos comentários?

    • 10.junho.2018

      Feliz que gostou Dani! :)
      Podcast ajuda muito a aproveitar o tempo de uma forma produtiva e aprendendo coisas novas para agregar. Eu gosto muito dos que me ajudam a estudar inglês como o da BBC 6 Minutes English, ESL (English as a Second Language Podcast) entre outros… tbm ouço de vários outros ramos que eu gosto, produtividade, organização, empreendedorismo etc… é só ir buscando nos destaques ou recomendados de acordo com o assunto que vc mais gosta! ;)
      Bjs

  11. Adriano V Borges
    26.junho.2018

    Bacana! Precisava fazer exercícios e não tinha tempo, sempre colocava desculpas p/ tentar me eximir, decidi acordar 1 hr mais cedo do “normal” (as 5:00) p/ fazer exercícios, nem sabia desse negócio de clube dos 5am. Estou na primeira semana e como sempre acordei cedo msm, não está sendo tão difícil assim. Espero seguir firme e forte visto que qnd me meto a fazer algo, procuro ser bem desicado! Parabéns pelo artigo! Tmj!!!

  12. 30.junho.2018

    Que saudades de vc Bruna, dos seus videos e dos posts. Vc está trabalhando em outra área? Por isso da ausência? Beijos!!!

    • 09.julho.2018

      Oi Ju, também estou com saudades de aparecer no YouTube e mais aqui no blog. Por enquanto vou postando mais no instagram e stories, mas logo logo tudo se ajeita aqui. Estou trabalhando em outros projetos sim por isso não consigo tocar o YT neste momento, mas não vejo a hora de voltar com tudo!!!
      Um beijo

  13. Sis
    04.julho.2018

    Com certeza um dos melhores post sobre 5am club que já li. Deste do começo do ano estou tentando aproveita melhor o dia e minha capacidade, confesso sou uma pessoa desorganizada em tudo e com a faculdade descobri quem estava sendo o vilão da minha historia era eu mesmo!!! Então decidi mudar, mas como sabemos mudar não é fácil, já estou melhor em algumas aéreas (o que realmente está sendo ótimo) mas quero tentar esse desafio do 5am club e como foi bom lê algo honesto sobre as dificuldades do desafio. Espero conseguir e te desejo mt sucesso e paz :)

    • 09.julho.2018

      Muito obrigada Sis! <3
      Muito feliz que vc gostou do post. Depois me conte e poste no instagram e me marque e se possível use a hashtag #5amclubCMA para eu ver!
      Um beijo

  14. 05.julho.2018

    Oi! Apesar de você ter feito esse post à um mês, só li agora e achei muito legais as dicas. Não deve ser nada fácil mesmo mas com a descrição dos benefícios proporcionados por esse hábito, dá para entender que vale a pena mesmo. Duro é encarar o desafio.

    • 09.julho.2018

      Oi Andréia!
      Não é nada fácil nas primeiras semanas, dá muita vontade de desistir, mas persista se seu objetivo for ser mais produtiva e saudável, pq vale a pena viu! Mas lembre-se de dormir bem mais cedo também, se não seu corpo sofrerá as consequências e você vai acabar desistindo!
      bjs

  15. Thamie Bruzatti
    09.julho.2018

    Ótimo texto, inspirador, mas frustante ao mesmo tempo… enquanto lia pensei “Leio o tempo todo sobre coisas que gostaria de fazer, mas…. fica somente no pensamento mesmo”. Falta disciplina e muita! Não sei se é a mudança da rotina, pois tenho pouco tempo de casada e tenho sentido o peso das responsabilidades ou se é uma fraqueza mesmo. Alguma dica pra conseguir sair do lugar Bru?
    Sempre adorei o seu conteúdo, mas os últimos estão incríveis! Obrigada por agregar no nosso dia-a-dia! Um beijo!

    • 09.julho.2018

      Obrigada Thamie! <3
      Já passei e ainda passo por toda essa fase que vc está passando então sei bem como é a mudança de solteira pra casada rs... são muitas coisas para cuidar além de nós mesmas. Embora eu faça a rotina de acordar mais cedo nem todos os dias é dá certo como disse no texto, então não se cobre demais, ok?
      Tente simplificar as tarefas do seu dia e da casa, escolher apenas as mais importantes e essenciais se não vc vai acabar pirando. No início queremos manter tudo impecável mas é humanamente impossível, vai por mim! ;)
      Beijos e boa sorte por aí!

  16. Amanda
    11.julho.2018

    Oiii, poderia indicar os podcast para aprender ingles? Obrigada.

  17. Vanessa Almeida
    11.julho.2018

    Oi Bruna! Acompanho seu trabalho há um bom tempo.. e sou super sua fã!
    Bom.. como entro às 6:00 da manhã no trabalho , sou do clube das 4:30 já faz alguns anos.. e adoro.. sou muito mais produtiva no trabalho.. quando meu chefe chega às 8:00 já tenho tudo na ponta da língua!
    Porém não me sinto produtiva em casa.. preciso melhorar muito isso..
    Parabéns pelo seu trabalho!!! Sucesso

    • 13.julho.2018

      Oi Vanessa, obrigada!
      Mas não se cobre viu, mesmo que não se sinta produtiva em casa você não precisa ser uma “mulher maravilha”. Não sei se você mora com marido e filhos, mas se for este o caso, a dica é dividir igualmente as tarefas entre todos, delegar é a melhor coisa para que todos tenham qualidade de vida e tempo juntos!

  18. Vanessa
    13.julho.2018

    Minha duvida não tem a ver com este tema, mas sim com um post antigo sobre o aquecedor para torneiras lorenzeti, vc pode dizer se vc chegou a adquirir, e se precisa ter caixa da água para instalar pois na embalagem do aquecer diz que precisa, para não danificar o aquecedor. bjs

    • 13.julho.2018

      Oi Vanessa, adquiri sim mas durou pouco tempo, queimou rapidinho por conta da pressão da água do prédio acredito!

  19. Vanessa
    17.julho.2018

    Conheci seu blog hoje e estou amando. Com certeza vou me desafiar sim, estava falando isso hoje pela manhã com meu marido, e agora leno sobre com certeza vou fazer sim. Parabéns pelo trabalho, pode ter certeza que muitas pessoas assim como eu irão melhorar muito através de vc. Obrigada por todas as dicas para uma vida melhor.

  20. 07.agosto.2018

    Olá Bruna, é a primeira vez que venho ao seu blog, e seu post me inspirou a participar do 5am club!
    Estou precisando mudar minha rotina e parar de procrastinar.
    Amanhã mesmo tentarei colocar em prática!

    • 09.agosto.2018

      Oi Harumi, seja bem-vinda! ;)
      Me acompanhe tbm lá no @comprandomeuape_oficial e no @brunadalcin que eu poso muitos outros conteúdos diferenciados!
      beijos

  21. Alexandre
    20.agosto.2018

    Só gostaria de passar para agradecer as dicas, eu acordo cedo, mas não tão cedo, e pretendo acordar 2 horas mais cedo, exatamente as 05 da manhã. Minha rotina da manhã é bem parecida com a sua. Grato pelo artigo.

  22. Philipe
    21.agosto.2018

    Oi Bruno, tudo bem? Adorei o post. Excelente conteudo e te agradeço pela inspiração! Uma dúvida que nao encontrei nas minhas pesquisas sobre o 5am club: Eu moro em outro pais, trabalho na parte da noite exigindo boa parte de esforco fisico. Devo ainda assim tentar a mudança ou apenas acordar um pouco mais cedo do que o norma? Geralmente gosto de acordar as 7:30am.

    Obrigado ;)

    • 22.agosto.2018

      Oi Philipe, fico feliz que tenha curtido o post!
      Essa rotina é mais para quem trabalha em horário comercial mesmo (entre 9 e 18h), para quem trabalha a noite fica complicado pq seu corpo precisa de pelo menos 7 a 8 horas de sono para completar um ciclo completo e você não se sentir cansado.
      Abraços

  23. Mônica Loureiro
    21.agosto.2018

    adorei esse post

  24. Tamara Dalpiaz
    27.agosto.2018

    Bom dia! Adorei seu texto sobre o Clube das 5am. Eu gosto de fazer as minhas “tarefas” tanto de casa qto do trabalho, de madrugada, pois o silêncio impera, então, viro a noite fazendo. Mas, estava pensando em começar a dormir mais cedo e acordar mais cedo p fazer isso, também em silêncio, e seu texto, hj pela manhã, foi a inspiração, vou começar hj dormindo mais cedo, e acordando mais cedo amanhã. Mto obrigada pelas dicas! Ah, eu moro no sul onde as manhãs, essa época são mtooo geladas, hehehehehe!

  25. Cristina
    14.setembro.2018

    Amei essa ideia faz alguns dias que estou pesquisando, irá ser um novo hábito..

  26. Eduardo Saturno
    26.setembro.2018

    Nossa, muito bom o post!

  27. Taynara Feller
    11.outubro.2018

    Bom dia! Adorei ler um pouco sobre sua rotina, eu já li livro O MIlagre da manhã. Amei mas não consegui colocar em prática ainda. Eu sempre fui diurna e sempre acordei cedo. Acordo às 6:00 pois preciso levar meus filhos para a escola. Então penso que acordar às 5:00 me faz pensar que vou ficar com sono. Mas gostaria muito de começar e conseguir.

  28. Juliana Nemeth Torres
    11.outubro.2018

    Você ainda está acordando às 5h?

  29. Analtina Gonçalves
    06.novembro.2018

    Olá gostei muito disso é quero começar a fazer isso , já acordava as 5h quando trabalhava mais deste que fiquei sem emprego dexei de fazê-lo, bem verdade o que disseste de pessoas que acordam tarde nos últimos tempos o meus pensamentos são muitos negativos . Gostou muito se meditar as 21h pq ai as crianças ja estão a dormir e gostou muito de silêncio,o livro que quero ler o do Augusto Cury nunca desista dos seus sonhos… pq tenhos muitos….

    • 08.novembro.2018

      Oi Analtina, mesmo sem emprego você pode entrar para o Clube das 5 e manter uma rotina saudável, quem sabe até te inspira a buscar uma nova forma de trabalhar ou empreender ein! ;)

  30. Luísa Ramos
    16.novembro.2018

    Nossa!! Adorei seu artigo, vou tentar. Será uma melhoria e tanto para as minhas condições. Muito obrigada, você me incentivou e tanto!!

  31. BettyJane
    21.novembro.2018

    Boa noite Bruna! Achei bacana o post, alguns anos atrás comecei a realizar uma rotina matinal que começava às 5h da manhã, nos primeiros meses me senti muito bem , a minha disposição aumentou como também a sensação de felicidade era uma constante na minha vida . Porém com o passar do tempo , depois do almoço eu mau conseguia ficar de pé com tanto sono e meu corpo começou a dar sinais de extress com minha pressão arterial aumentando. A partir de então desisti de acordar as 5h (acordo as 6:30) mais como sou lenta , até as 8h não dar para fazer tudas as atividade que vc postou . Mas uma coisa que valeu lendo seu post é que vou começar a acordar as 5h e prestar atenção nos sinais do meu corpo e respeitar meus limites. Obrigada por disseminar coisas boas.

  32. Juliana Ferreira
    27.novembro.2018

    Olá!

    Faz tempo que venho querendo mudar meus hábitos, comecei depois de conhecer o Milagre da manhã, (pois tem me ajudado no tratamento da depressão/ansiedade) gostei muito do post e vou sim adaptar como vc falou e anotar as dicas dos livros para ler em breve. Beijos.

    • 27.novembro.2018

      A leitura e colocar em prática aos poucos ajuda e muito sim Ju!
      Precisamos sempre nos desenvolver, estar em constante aprendizado e com objetivos na vida, mas tudo com equilíbrio!
      Bjs

  33. Valeria leite
    29.novembro.2018

    Amei p texto foi inspirador irei iniciar o clube das 5

  34. Eliezer Andrade
    05.dezembro.2018

    Estou tentando há alguns anos cumprir esse objetivo. Fazer parte desse Club. Ainda não consegui, mas não desisti.
    Um avraco

  35. Gislaine Beker
    21.dezembro.2018

    ahh então é por isso que sumiu do you tube ?? hahaha
    Vim te procurar e li este post maaaraaa ,eu naõ faço parte do grupo das 5 mas me levanto as 6 e realmente a vida é bem mais produtiva,ver o sol nascer e amanhecer com aquela brisa é maravilhoso!!
    Mas gostaria de saber se volta pro you tube ? to com saudades das suas dicas :)
    Beijos ,sucesso !!

    • 25.janeiro.2019

      Oi Gislaine!
      vou voltar sim… tirei 2018 e um pouquinho do início de 2019 para fazer cursos da área financeira e tbm estou me formando como Coach, fazendo o TCC, atendimentos na prática pessoalmente e online etc… por isso ficou complicado atualizar o blog e o canal, mas logo logo estarei de volta com muitos conteúdos novos!
      Um beijo e obrigada pelo carinho! <3

  36. Carol dos Santos
    13.janeiro.2019

    Eu me identifiquei muito tem hábitos q.mudei então td requer recomeçar para vencer.

  37. Karine
    05.fevereiro.2019

    Sabe quando você se inspira em alguém, sem ao menos conhecer essa pessoa?
    É exatamente o sentimento que tive ao terminar de ler essa matéria, você me fez vencer a ansiedade de ir até o final, pulando informações, porque todo seu conteúdo é excelente e nos faz querer fazer sim, e entrar pro clube das 5 com a certeza que estamos fazendo a coisa certa. Começou 2019 e já comecei agindo em muitos fatores da minha vida, e essa mudança também entrará nos planos. Obrigada pelas dicas e por compartilhar seus momentos. Bijus

  38. 05.fevereiro.2019

    Sensacional. É a palavra que defino sua matéria, começou 2019 e aquele sentimento renovado para novos objetivos já entraram em prática, eis que digito no google “como entrar para o clube das 5” e encontro seu blog, e que escolha ótima que fiz ao clicar e entender que a mudança, quando decidida ser feita, ela atrai realmente pessoas do bem, como você, que compartilhou momentos seus e me inspirou a tentar também, afinal, vivo reclamando que não tenho tempo….é claro que tenho, acorde cedo né rsss…..
    Vlw por ter dados tantas dicas valiosas e vou seguir sim, basta começar!!!
    Beijus e obrigada!

    • 15.fevereiro.2019

      Seja bem-vinda Karine e se quiser me acompanhe lá no instagram nos dois perfis: @brunadalcin e no @comprandomeuape_oficial
      Boa sorte nessa nova fase da sua vida!

  39. Lilian
    06.fevereiro.2019

    Bruna, muito obrigada por ter compartilhado a sua experiência! :)

  40. Luiza de Marilac Lima
    20.fevereiro.2019

    OiiBruna
    Cheguei no seu blog buscando dicas sobre livros e organização e adorei, parabéns pelo excelente conteúdo.
    Será minha próxima leitura o milagre da manha., ja estava preocupada com acordar tao cedo ei suas dicas são ótimas.

    • 21.fevereiro.2019

      Oi Luiza, seja bem-vinda!
      Além da organização pessoal e desenvolvimento pessoal, também abordo muito sobre organização financeira para a conquista de sonhos como o imóvel próprio, viagens e muitos outros… Acredito que irá gostar! :)

  41. Adriana
    24.fevereiro.2019

    Belo post! conheci seu blog pelo pinterest e estou encantada pelo conteúdo enriquecedor. Parabéns, pretendo sempre estar por aqui!

    • 25.fevereiro.2019

      Seja bem-vinda Adriana, acredito que irá gostar dos novos conteúdos e dos antigos tbm! <3
      Bjo

  42. Fernanda
    26.fevereiro.2019

    Adorei ler seu post! As pessoas estão querendo fazer desse hábito saudável (que na minha opinião é enriquecedor quando se faz para algo prazeroso) de um momento para competir com os outros, sem se preocupar com saúde e bem estar. Você chegou no ponto exato que eu precisava para confirmar isso: é preciso dormir bem e fazer o que te faz se sentir bem.
    Parabéns!

    • 28.fevereiro.2019

      Sim, tenho visto isso Fe, muita gente acordando até 4:30 só pra competir e dizer que acorda mais cedo e indo dormir tarde, zero qualidade de sono, mas jamais assumem isso na internet rs…
      O clube das 5 ou 6, 7 é para ser algo prazeroso e que contribua para a rotina e saúde, não o contrário!
      Bjs e obrigada

  43. Sabrina
    07.março.2019

    Adorei as dicas, a algum tempo venho acompanhando este assunto, gostaria de colocar em pratica minha rotina, mas não sei por onde começar, eu chego da faculdade as 22:00, até ajeitar as coisas pro dia seguinte rever matéria e ainda estudar já é 1:00 da manhã normalmente, saio de casa 6:30 para ir trabalhar e saio do trabalho as 17 E vou direto pra faculdade, cai em um ciclo exaustivo de mente e corpo, e fico muitos dias sem dormir estudando de madrugada pois só o final de semana não é o suficiente para todos os trabalhos e matérias.

  44. 08.março.2019

    Nossa, Bruna, muito legal. É importante manter uma rotina saudável e produtiva. Desde que comecei com a minha loja virtual ( mandicapapelearte.com.br ), tento organizar a minha semana de maneira mais produtiva. Trabalhar em casa é difícil, pois temos que estabelecer os nossos horários de vida pessoal e profissional né? Mas aos poucos vai tudo se acertando.

  45. Eliane
    20.março.2019

    Nossa Bruna você sempre chegando no momento certo estava atropelada com muitos projetos e sem saber o que fazer pra tornar meu dia mais produtivo. Percebi lendo seu posto as 7:40 da manhã que na verdade eu já faço parte do club está acordo cedo porém não com essas metas de produção. Tenho que me exercitar mas odeio academia então já peguei pra mim o conselho sobre exercitar em casa mesmo com os vídeos. Preciso me policiar a ter mais restrição no uso do celular… Como consome nosso tempo e aumenta nossa ansiedade né? Outro bom conselho que senti vendo seu stories. Preciso fazer renda extra. Tenho um emprego público nível médio e coloquei como objetivo um concursoo pra nivel superior. Estou com todo material sem tempo pra estudar é mole? Total falta de organização. Agora eu percebo. E a partir de hoje vou fazer diferente. Muito muito obrigada por ser quem você é e ser tão generosa em compartilhar suas experiências de forma tão real. Obrigada mesmo. Te Jajá. Pq eu tô sempre por aqui. Você me acrescenta.

    • 21.março.2019

      Que incrível receber seu comentário Elaine! <3
      Fiquei feliz em te ajudar de alguma forma.
      Depois me escreva se conseguiu adquirir o hábito mesmo?
      Bjs

  46. Rita ximenes
    27.março.2019

    Muito relevante, nos abrem os olhos para a vida! Eu precisava ler isso! Grata pela minha filha que me enviou! Bjs e sucesso

  47. 28.março.2019

    Amei o texto! Hoje finalmente voltei a acordar às 5h depois de meses sem conseguir mais acordar cedo. Acho que finalmente entendi meu corpo e como ele reage pela manhã. Ele não quer acordar e acha que vai ficar cansado o restante do dia se acordar cedo. Mas sabemos que isso não é verdade, então converso comigo mesma e me levanto, bebo água e tento pelo menos lavar o rosto pra meu corpo entender que acordei. Também coloco o despertador pra tocar uma música clássica, porque outros toques estavam me assustando pela manhã e isso atrapalhava toda a rotina matinal.

  48. Fernanda
    02.junho.2019

    Oi Bruna,
    Adorei sua postagem. Acabei de encontrar sua página aleatoriamente no pinterest. Eu tb gosto de acordar cedo. Levanto as 5hs todos os dias e, intuitivamente, já sentia os sintomas que vc mencionou no post. Agora, vou tentar implementar os passos de u.a vida mais produtiva. Gosto de chegar cedo no trabalho para evitar o trânsito e a agitação, por isso, antes de sair de casa já faço minha leitura bíblica e 10 min de meditação. Pena que não consigo malhar cedo, mas já é um começo… Parabéns pelo blog e Boa sorte no seu trabalho. Bjooo

    • 03.junho.2019

      Obrigada Fernanda, feliz que gostou. :)
      Seja bem-vinda ao Comprando meu Apê!
      Bjs

  49. Daniele
    28.julho.2019

    Boa tarde!

    Para quem trabalha até as 23h como eu, tenho um disk pizza, é impossível dormir cedo. Depois limpar o local de trabalho, guardar tudo, lavar a louçarada toda o corpo parece que se mantêm energizado. Isso chega até umas 01:30 a 2h am. Como a pessoa como eu pode manter um hábito de acordar cedo?

    • 29.julho.2019

      Oi Dani, no seu caso não recomendo acordar cedo, nosso corpo precisa de um certo número de horas para o descanso adequado… ah não ser que seja em um curto período de tempo se vc está com o objetivo de estudar, passar em alguma prova, criar um projeto etc. mas não por muito tempo! ;)

  50. Bárbara Antonia dos Reis Netto
    30.julho.2019

    Adorei texto, tenho a intenção de acordar
    a partir das 5h.

  51. Ana Paula Tavares da Silva
    14.novembro.2019

    Adorei suas dicas, estou me estabelecendo para criar coragem e seguir sua vigência
    Onrigada por compartilhar e dividir sua história. Bjs Ana Paula

    • 20.novembro.2019

      Oi Ana Paula!
      Tem que fazer sentido e vc precisa ter um objetivo forte pra acordar cedo, se não nem faz sentido e vc desistirá em pouco tempo… mas a dica é, mude aos poucos, 15 a 30 minutinhos que vc acordar mais cedo já ajudam e aos poucos vc vai aumentando a diferença!

  52. […] E olha que legal esse post do blog Comprando meu apê 5AM CLUB | A ROTINA QUE MUDOU A MINHA VIDA […]

  53. Maria
    27.janeiro.2020

    Super incentivador o post.

  54. Rayane
    11.abril.2020

    Texto maravilhoso, parabéns, Bruna!!

    • 12.abril.2020

      Obrigada Rayane!
      Não perca os demais conteúdos do blog e os novos que estou escrevendo, além dos vídeos do canal!
      Um beijo

  55. Cida Barros
    13.abril.2020

    Adorei sua página, quero saber mais

  56. izabela bastos lopes
    11.junho.2020

    ADOREI MUITO ESSAS DICAS, E ESTOU DISPOSTA MUDAR MINHA ROTINA TOTALMENTE PARA QUE MINHA SAÚDE MENTAL PERMANEÇA BOA NESSA QUARENTENA, POIS ESTOU SOFRENDO MUITO DE ANSIEDADE E CREIO QUE ISSO VAI ME AJUDAR.

    • 11.junho.2020

      Muito feliz que te ajudei Izabela!
      Essa quarentena tirou muita gente do eixo e ter uma rotininha matinal e uma rotininha noturna também faz TOTAL diferença, na verdade nem importa tanto o horário, mas sim as rotinas em si!

  57. 10.julho.2020

    Tô pra entrar nessa também!

  58. 13.abril.2021

    Muito verdade o que você escreveu, cada um tem anseios e realidades diferentes. Então somente eu vou saber o que será melhor pra mim ao aproveitar esse tempinho. Amei o post!

  59. 20.abril.2021

    O gráfico com os horários que nosso corpo melhor funciona e top d+ belo post