29  01
2018
Casa | Organização | Organização Pessoal

5 maneiras simples de organizar a sua vida

Caminhos para organizar a sua vida e a sua casa acabando com o stress diário

5 maneiras simples de organizar a sua vida

Quem me acompanha nos Stories do Instagram @comprandomeuape_oficial e no @brunadalcin, com certeza viu que no finalzinho de 2017 estava reorganizando muitas coisas no meu apartamento e na minha vida. É muito incrível a sensação de renovação que a virada de ano nos traz. Mas ao mesmo tempo, pode nos trazer uma angústia de que devemos organizar tudo de uma vez só e até sentimentos ruins por não ter cumprido todas as metas que nos propomos.

Aprender com os erros é sempre a melhor forma para acertar na vida.

Foi maravilhoso ter tirado algumas horinhas de cada dia de Dezembro para organizar algum cantinho da casa e planejar o ano seguinte, mas vocês acham que consegui terminar tudo até o último dia do ano?

Óbvio que não! Afinal já são tantas as demais tarefas rotineiras, e ainda tinham as festas de fim de ano para organizar, viagens de verão (parte boa!), roupas das viagens para lavar, casa para faxinar, trabalho e assim vai, aquele ciclo sem fim que todos os donos e donas de casa conhecem.

Hoje por mais que eu tenha uma série de coisinhas pendentes para fazer aqui no apê e na minha vida, comecei a focar mais no que eu já consegui realizar do que nas coisas que faltam fazer e isso me deixou muito mais agradecida e muito menos ansiosa.

Enxergar que nós temos o ano inteiro pela frente para fazer as coisas com calma, traz uma sensação de paz e faz com que a gente consiga focar no que de fato é importante.

A sensação de concluir uma tarefa é tão maravilhosa que merece ser curtida com muita intensidade, por isso não se cobre e muito menos tente acelerar o processo para chegar lá. O mais prazeroso está em curtir todo o processo.

E quando falamos em organizar a vida e a casa, nunca tire como base a vida do outro ou aquela foto de casa decorada que você viu no Pinterest, nada disso reflete a sua vida real. O mais importante é entender que todas as tarefas vão parecer urgentes, mas não na verdade não são. Quando a gente pára por alguns minutinhos e começa a estabelecer prioridades, tudo muda de figura. Veja só como você pode organizar a sua vida com algumas etapas simples:

1. Concentre tudo em um só lugar

Coloque tudo o que você precisa fazer e resolver em um só lugar. Seja uma planilha no computador, um pedaço de papel, agenda ou no bloco de notas do celular, anote tudo conforme você for lembrando, não importa a ordem das tarefas nessa fase.

2. Pratique o essencialismo

Com essa visão geral, pense em simplificar a sua vida, fazendo um declutter! Essa palavra inglesa é muito usada para se livrar daquilo que traz a desordem para a sua vida. Tenho certeza que algumas tarefas ou metas que você anotou não precisam de fato serem realizadas. Temos mania de querer abraçar o mundo, mas nem sempre precisamos de tudo, portanto, essa é a hora de estabelecer prioridades e descartar o que não vai te trazer tanta realização assim. Foque no essencial, aquilo que te trará benefícios a longo prazo e felicidade para a sua vida e da sua família.

3. Priorize

Hora de organizar as tarefas que restaram e neste ponto você pode estabelecer por prioridades, por datas limites para cada uma ou da melhor maneira que funcionar para você. Existem vários modelos de organização disponíveis por aí como o Fly Lady para a casa e os sistemas GTD, ZTD, Scrum, etc. para o restante da vida, mas você não precisa seguir nenhum se não quiser, o ideal é sempre fazer da forma que melhor se adaptar à sua rotina.

4. Faça acontecer!

Essa fase é crucial pois muitas pessoas fazem a lista de tarefas, colocam os prazos mas olha para ela e desanima. Até mesmo por isso a etapa 2 não pode ser pulada já que nela você consegue reduzir uma boa parte de itens a fazer. Mas vamos supor que você iniciou e finalizou algumas tarefas e no meio da lista começou um processo de procrastinação. Tenha consciência de que você não está sozinho, é totalmente normal isso acontecer e você não deve se sentir mal por isso. Neste ponto você pode reaver se elas realmente são prioridades em sua vida e se forem, anote sub-tópicos de como você pode resolvê-las, assim você enxerga cada uma como se fosse uma tarefa mais fácil.

5. Mantenha a ordem

Mantenha em ordem o que conseguiu organizar. Seja seletivo no que entra em sua vida e na sua casa. Repense se é realmente necessário e se for, veja se é preciso eliminar algo que você já tem para não sobrecarregar você ou a casa.

Não perca: Como organizo os cardápios da semana na minha alimentação.

Passo extra: Gratidão!

Seja grato por cada realização que fizer. Celebrar e agradecer estimulam o nosso cérebro e nos trazem aquele sentimento de felicidade que tanto procuramos.

Você pode fazer este processo de simplificar, organizar e manter em ordem áreas como:

6 maneiras simples de organizar a sua vida

Salve no seu Pinterest! ;)

Organização deve ser um sistema com processos simples, pois de nada adianta tentar um método complexo se no final das contas você desiste de mantê-lo em sua vida.

E lembre-se de que ter menos coisas e uma vida mais simplificada te trará uma série de benefícios como melhor qualidade de vida, menos stress, menos neuras com desarrumação, menos coisas para limpar e mais tempo para você aproveitar a vida.

Veja também: 3 livros que irão mudar a sua vida.

Se vocês quiserem que eu fale mais sobre alguns processos de organização que citei no post, é só escrever abaixo nos comentários, ok? ;)

Sou uma virginiana nata, apaixonada por organização e a cada dia estudo mais sobre o assunto. Me faz muito feliz poder repassar o que implanto em minha vida, relatando o que deu e o que não deu certo para que vocês possam refletir, testar e trocar experiências comigo aqui no CMA!

10 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 29.Janeiro.2018

    Oi Bruna
    Amei as dicas
    ultimamente tô sentindo a casa, o trabalho caindo na minha cabeça
    preciso parar e me organizar!

    Bjoooooos

    • 29.Janeiro.2018

      Ano passado eu estava assim, este ano já estou me sentindo tão mais leve, mas nem tanto pq me organizei e sim pela mentalidade que consegui desenvolver de não me cobrar tanto e fazer tudo aos poucos!

  2. Lara Ribeiro
    30.Janeiro.2018

    Oi Bruna, se organizar é muito importante. Precisei me organizar porque sentia que eu fazia muita coisas, ficava cansada, mas não conseguia sair do lugar. Estava pensando em comprar um planner pra mim, você tem alguma experiência com eles? Beijos!

    • 30.Janeiro.2018

      Oi Lara
      Praticamente todos os anos eu só usei Planners, mas não me dou bem com aqueles cheios de opções, prefiro os que tenham apenas o planejador mensal e os dias da semana em duas páginas lado a lado, já está de bom tamanho para o que preciso! :)
      Bjs

  3. Caroline Monzato
    30.Janeiro.2018

    Bru..
    Também sou virginiana e casada há pouco mais de um ano, É maravilhoso ter minha própria casa e tenho buscado métodos de organizações que funcionem pra mim. Por isso gosto tanto de posts sobre isso.
    Como estou planejando comprar um apê, tenho aprendido muito com vc em seus posts e vídeos antigos.
    Parabéns pelo trabalho!
    Sinto falta de mais vídeos e sinto falta de vc no stories,
    Grande beijo

    • 31.Janeiro.2018

      Oi Caroline, entendi vc perfeitamente então (duas virginianas se entendem kkkkk!).
      Fico feliz que goste do meu trabalho… quanto ao yt e stories eu posto sempre que consigo, mas como não são meus únicos trabalhos não tenho como estar neles o tempo inteiro infelizmente. :(
      Bjsss

  4. Fatima Freitas
    30.Janeiro.2018

    Adorei as dicas

  5. Márcia
    07.Fevereiro.2018

    Amei, faz mais por favor!

    Beijos!