30  07
2020
Decoração | Finanças | Reforma

5 erros que cometi ao economizar reforma e mobília do meu apartamento

Vai montar e reformar o seu apartamento? Veja quais foram os erros que cometi na reforma e mobília do meu apartamento para você não entrar numa fria!

Hoje vim trazer um assunto muito importante para quem tá em fase de mobiliar um lar, por isso leia até o final.

Particularmente gosto de comprar itens para o meu apartamento ou itens pessoais que durem muito, prezo muito pela qualidade para não ter o trabalho de ficar fazendo mudanças ou comprando novamente, por isso gosto de comprar peças atemporais de cores neutras e que não sejam muito ligadas às tendências.

Mas mesmo assim, cometi alguns erros aqui no nosso apartamento nos anos de 2014 e 2015, e uma delas foi querer economizar em alguns itens sem pensar tanto no longo prazo. 

O que é preciso entender é que toda compra que a gente faz nessa fase deve ser encarada como um bem durável, é um investimento para não precisar comprar o mesmo item várias vezes ao longo dos anos e isso gera uma economia de dinheiro muito maior.

Ultimamente venho falando lá no meu instagram sobre compras inteligentes e por isso achei muito válido trazer este conteúdo também aqui no blog.

Vamos começar por uma das coisas que a gente mais usa e que vale muito a pena pensar bem antes de comprar e este é um dos 5 erros que cometemos.

1º erro: o colchão

Na época da mobília do apartamento, a cama baú foi uma ótima escolha pois ela é bem reforçada e até hoje não tivemos nenhum problema, mas nosso erro foi ao economizar no colchão que ia sobre ela!

meu apartamento

Estávamos na época de muitos gastos com a reforma e mobília e mesmo com as parcerias que fiz na época aqui com o blog, deveria ter investido mais dinheiro do meu bolso principalmente para ter um colchão bem confortável e de qualidade.

Ficamos 2 anos com um colchão que não era tão macio e depois trocamos por um da mesma loja, porém com um custo mais alto e qualidade também.

2º erro: o Sofá

Na época escolhemos o sofá pensando no layout da sala pequena e não no conforto.

Hoje eu preferia ter ficado com a sala apertada mas ter colocado um sofá maior e retrátil, mesmo que ficasse em cima do tapete com um corredor minúsculo!

meu apartamento

3º erro: as Lâmpadas

Lembro como se fosse hoje, meu marido e eu indo na Rua Santa Ifigênia em São Paulo, para quem não é daqui, esse é um lugar onde vende muitos eletrônicos, coisas para a casa como lâmpadas, lustres, parte elétrica etc.

E no dia compramos muita coisa, mas queríamos na época economizar.

Compramos lâmpadas dicróicas, incandescentes e fluorescente e a conta de luz vinha lá em cima, ou seja, a economia que fizemos na época acabou não valendo de nada. Em pouco tempo começaram a queimar algumas, trocamos mais da metade das lâmpadas por LED e pretendemos trocar o restante em breve. A conta de luz diminuiu bastante!

4º erro: Não acumular pontos da forma certa

Este é o meu MAIOR arrependimento no meu apartamento e na vidaaaa!

Na época (2014/2015) não tínhamos o conhecimento avançado sobre o mundo dos pontos e milhas e tudo que compramos antes de casar valeriam recompensas valiosas e viagens fantásticas pelo mundo.

Eu acumulava pontos apenas em um cartão de crédito que eu tinha na época, mas tudo que acumulei deu para trocar por produtos baratinhos que nem teve a menor graça, ou seja, rasgamos dinheiro.

É importantíssimo saber comprar de forma certa para acumular pontos, mas não só isso, o mais importante é saber multiplicar os pontos na hora certa também.

Tudo que compramos para o apartamento dava para multiplicar até 15 vezes mais do que o que ganhamos acumulando apenas no cartão. Se soubéssemos naquela época comprar de forma certa, poderíamos ter feito nossa viagem de lua de mel sem pagar um real sequer e muitas outras viagens mais.

Mas agora você aí que está nessa fase de comprar muitas coisas tem a chance de acumular muitos pontos para nunca mais pagar passagens ou usar os pontos para trocar por muitos produtos top.

Virou a minha missão passar este conhecimento para a frente, por isso criei o projeto O Segredo dos Pontos, um treinamento 100% on-line onde ensino tudo sobre o universo dos pontos e milhas lá.

Eu abro turmas algumas vezes por ano para dar suporte a cada aluna e ajudá-las em todas as dúvidas. Clique aqui para saber mais!

5º erro: o Vidro da Varanda do meu apartamento

Na época para a metragem da nossa varanda o padrão de valor era entre 3.000 a 3.500 reais e fechamos com uma loja que nos cobrou em torno de 2.000 reais, ou seja, você já pode imaginar que o barato saiu caro!

Foram mais de 10 vezes que a empresa teve que voltar para tentar consertar os problemas de vazamentos, alinhamento etc.

Acabamos contratando outra que refez praticamente do zero.

Caso queira conferir toda a história em detalhes e os demais erros, eu gravei um vídeo contando e mostrando.

E no final do vídeo tem dicas extras para donos ou futuros donos de apartamentos e casas! ;)

Veja também este post: Os 9 piores erros que você não deve cometer com o seu dinheiro.

E vocês, quais foram os erros que cometeram na reforma e decoração do lar de vocês?

Vamos trocar figurinhas para ninguém mais rasgar dinheiro a toa e não ter dores de cabeça com isso!

4 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. LUANA COELHO
    23.dezembro.2020

    Bom dia Bruna! Sou arquiteta e cheguei no seu blog pesquisando sobre bancada de cozinha (saber como o material se comporta com o tempo e o uso foi muito bacana!) e queria apenas deixar aqui a dica de contratar sempre um profissional especializado para lidar com questões de reforma. Sem esse profissional para indicar materiais, cores, produtos ( iluminação adequada por exemplo)… o barato pode sair caro! No mais parabéns pela matéria!!!

    • 20.janeiro.2021

      Obrigada Lu, exatamente, sempre cito isso no meu Instagram, arquiteto não é gasto, é investimento!!! rs

  2. […] por ler até aqui e se você quiser ver o outro post que fiz falando sobre os 5 erros que eu cometi no meu apartamento é só clicar e ir direto para […]

  3. 15.outubro.2023

    Adorei o artigo, já fiz algumas reformas, já reformei sofá, armário de cozinha, já reformei até garagem. Gosto de mudar os móveis e e a casa. Esse artigo foi muito proveitoso. É muito difícil lidar com pedreiro, serralheiros vidraceiro e marceneiros. Todos esses “eiros” já tive problema para fazer minhas obras e reformas. Parabéns Bruna pelo artigo