03  02
2021
Finanças | Imóveis

Comprar apartamento na planta ainda vale a pena?

Vou contar um pouquinho de como foi a minha experiência ao comprar apartamento na planta!

Comprar apartamento na planta tem suas vantagens e desvantagens, além disso, vai depender do seu objetivo de compra, se for para residência ou se for para investimento vendendo depois de uns anos com a valorização.

A minha experiência na prática de comprar na planta foi para minha própria moradia e já faz mais de 7 anos que peguei as chaves do meu apartamento. Para quem me acompanha aqui e lá no meu Instagram @comprandomeuape_oficial, além do canal do YouTubeviu toda a história desde a entrega das chaves até os dia de hoje.

sala ampliada do meu apartamento bruna dalcin

Vamos ver as vantagens e desvantagens de comprar apartamento na planta

Vantagens

Existem oportunidades para o preço de compra e possível valorização futura, é bom sempre analisar bem a localização do imóvel, infraestrutura, e o entorno do empreendimento antes de fechar o negócio.

A parte da valorização virá de boa negociação na compra com um bom desconto entre 20 a 30%. Essa vantagem no desconto é justo que o comprador tenha pelos riscos envolvidos, pois você está comprando ainda algo que não existe e apenas tem a promessa de que a obra ficará pronta.

Quem geralmente arrisca mais, lucra mais, por exemplo, comprando à vista na planta, e se tudo correr bem, com certeza o lucro vai ser maior. Tem também a vantagem de ser tudo novo, acabamento, instalações mais modernas etc. 

Mas tem que ter muita coragem para dar todo o seu dinheiro à vista antes mesmo de começarem a construir. Você teria essa coragem se tivesse o dinheiro em mãos?

No meu caso eu não tinha tudo ainda, mas poderia ter amortizado muito mais na entrada, mas preferimos ir aos poucos pagando as parcelas mínimas no início e analisando a obra, na medida que ia subindo andar por andar, eu e meu marido tínhamos mais confiança para aportar um pouco mais e assim diminuir a incidência de juros no montante final.

E assim, quando chegou a tão sonhada entrega das chaves aí sim quitamos todo o nosso apartamento para não entrar em financiamento bancário.

Durante a obra fomos recebendo boletos e pagando durante esses 3 anos de construção.

Claro que nesse período eu e meu marido precisamos economizar ao máximo, não tínhamos nenhum luxo, cortamos viagens, restaurantes, meu marido ficou sem carro, etc.. fizemos nossa parte e no final o esforço valeu muito a pena.

O que ajudou muito na época também foi que nós morávamos com os pais e não pagávamos aluguel

Nesse período isso foi muito importante para nossa economia e planejamento. Preferimos casar mais tarde do que atropelar as coisas, afinal de contas pagar muitos juros e aluguel poderia atrapalhar muito a prosperidade em casal.

Meu marido tinha um bom emprego e eu também, porém eram salários de classe média, por isso  trabalhamos muito e fizemos rendas extras. E assim, conseguimos quitar tudo quando entregaram as chaves.

Mas, comprar imóvel na planta também tem suas desvantagens, veja só…

Desvantagens

A obra geralmente não fica pronta na data acertada, isso gera muito desconforto para quem precisa mudar imediatamente (6 meses é a folga que eles colocam no contrato).

Quando se compra um apartamento na planta é sempre importante ter um valor entre 15% a 30% do valor do apartamento para a finalização como o piso, armários, planejados, reforma etc.

O risco envolvido da obra não ser entregue é grande, por isso busque muitas informações da construtora, visando checar sua idoneidade, visite outros empreendimentos dessa construtora e incorporadora (elas são empresas diferentes) e converse com corretores da sua confiança.

Na época tivemos muita sorte, pois não pesquisamos afundo a construtora, mas descobrimos algumas coisas básicas sobre eles antes de fechar o negócio. Eles estavam construindo dois empreendimentos em nossa cidade e que tinham outros empreendimentos em cidades bem maiores que a nossa.

Um condomínio novo geralmente é entregue com poucos itens de mobiliários nas áreas comuns, muitas vezes vêm sem geradores de energia para elevadores, entre outras coisas necessárias, e tudo isso sairá de rateios dos novos moradores.

Em nosso caso, em pouco tempo tiveram rateios em nosso condomínio, o que foi muito importante na época. Não tínhamos muitos aparelhos em nossa academia e graças ao rateio conseguimos trazer aparelhos de excelente qualidade.

Uma das desvantagens de comprar apartamento na planta também é a escolha do síndico

No nosso caso o primeiro sindico foi um desastre, deu muita receio na época.

Não soube administrar, deixando condomínio com dívidas e quase que deixa tudo ir por água abaixo.

Ainda bem que foi trocado antes de causar muito prejuízo para o caixa no condomínio. Hoje estamos muito felizes com o atual síndico que por sinal, sempre está sendo reeleito.

Quando se compra na planta, os moradores são muitos exigentes com tudo e com todos. E nessas reuniões de condomínios pode virar uma grande discussão, porque é muito difícil tudo ser organizado no início.

Além disso, muitos condôminos ainda estão enfrentando dificuldades para pagar o imóvel, mas terão que arcar com novos custos ao mesmo tempo no condomínio. Como falei acima, a construtora entrega o básico dependendo do porte da construtora e proposta que ela prometeu.

Por isso, a melhor dica que te dou é: tenha um bom caixa financeiro. Pense com muita calma antes de entrar em um projeto tão grande quanto a compra de um imóvel, seja ele novo, usado ou na planta. ;)

Veja também >> Comprei apartamento na planta. Por onde começar o projeto e reforma?

0 comentários
Deixe um comentário pra mim!