01  06
2022
Imóveis

Descubra os prós e contras do apartamento mobiliado para alugar

apartamento_mobiliado_para_alugar

Foto: Pixabay

Escolher um apartamento mobiliado para alugar é algo comum entre aqueles que precisam mudar com frequência e buscam otimizar seu tempo e dinheiro, visto que esses imóveis já estão preenchidos com mobília e eletrodomésticos importantes.

Se esse é também o seu caso, saiba que essa é uma ótima escolha, mas que precisa de alguns cuidados para que você possa usufruir todos os benefícios. Entre algumas precauções antes de assinar o contrato de locação, está se certificar de que você está – de fato – alugando um apartamento mobiliado. Para isso, é fundamental saber o que esse tipo de imóvel deve oferecer. 

Entenda melhor neste artigo o que você deve encontrar ao alugar esse tipo de apartamento e quais os benefícios para a sua mudança. Confira!

O que você vai encontrar em um apartamento mobiliado?

Um imóvel mobiliado oferece ao seu locatário todos os itens necessários de mobília e eletrodomésticos, como geladeira, fogão, sofá, cama, armários etc. Em alguns casos, até é possível encontrar utensílios domésticos, como louças, talheres e panelas. Embora possam existir diferenças, o mais importante é que esse seja um apartamento pronto para morar, onde você não precise transportar ou adquirir tantas coisas para viver. 

Além dos imóveis mobiliados, há também a modalidade semi mobiliada, onde o mais importante são os armários dos cômodos. Dependendo do proprietário, você ainda pode encontrar mobília simples, como sofá, fogão e geladeira. Porém, todo o restante, como decoração, acessórios de banheiro, cozinha, utensílios domésticos e entre outros, fica por sua conta – o que não é algo ruim, caso você já tenha alguns itens que pretende levar. 

Prós e contras de um apartamento mobiliado para alugar

Se você estiver realmente pensando em investir em um imóvel como esse, saiba que é preciso colocar algumas questões na balança antes de dar o passo final. Confira a seguir os prós e contras ao escolher um apartamento pronto para morar.

Prós

Entre os principais benefícios de morar em um apartamento mobiliado, podemos citar: 

 

  • Economia – você não precisa investir para adquirir novos móveis ou então, gastar para transportar suas peças. Na realidade, ao morar em um lugar mobiliado você até pode fazer um dinheiro extra vendendo seus antigos móveis. 


  • Tempo ao contrário de um apartamento para alugar vazio, a versão mobiliada não exige que você gaste tempo montando e desmontando móveis ou então, fazendo pesquisas para comprar peças que se enquadrem nos requisitos do local.  

 

  • Praticidade – sua mudança fica muito mais simples quando sua maior preocupação é cuidar da parte burocrática. Preocupações como contratar caminhão de mudança, montador de móveis, seguro transporte e outros, não entram na lista de quem está indo para um apartamento equipado e pronto para morar. 

 

  • Locação mais real – por fim, mas não menos importante, ao optar por um imóvel mobiliado você consegue entender se o espaço atende suas demandas já na visita. O que você vê, é o que apê realmente é!

Contras

Apesar dos benefícios, esse é um tipo de locação que exige cuidados especiais. Afinal, você não está contratando somente o espaço, como também seus itens. Por isso, na hora de assinar o contrato, esteja consciente que essa modalidade exige: 

 

  • Cuidados dobrados –  como os itens disponíveis não são na verdade seus, é preciso ficar atento com cada coisinha, evitando incidentes. Caso você venha a danificar alguma mobília ou eletrodoméstico, a manutenção fica em sua responsabilidade. 


  • Vistoria mais minuciosa – na hora de alugar, analise cada aspecto do apartamento, veja se tudo o que está ali funciona corretamente. Além disso, leia com atenção o laudo de vistoria antes de assinar, entenda se tudo está explicado de forma detalhada para não haver confusões na hora da desocupação. 


  • Menos espaço para seus móveis mesmo sendo mais prático, há quem queira levar ou comprar mais imóveis para o local, contudo, como o imóvel já está todo equipado isso pode ser um problema. 

Se você deseja ter a melhor experiência com um apartamento mobiliado para alugar, considere os pontos apresentados neste artigo e escolha uma imobiliária séria para cuidar da sua mudança.

 

0 comentários
Deixe um comentário pra mim!