Check list para vistoria de imóvel

Arquivado em: Burocracia

Como vocês sabem estou aqui me preparando para fazer a primeira vistoria no meu apartamento. Finalmente vou colocar os pés dentro dele!

Então como eu já tinha falado sobre como realizar a vistoria aqui no blog, aproveitei para fazer um check list que eu possa levar e ir anotando o que está ok e o que não está (espero que esteja tudo 100% ok hahaha).

E claro que eu não poderia deixar vocês de fora dessa. Quero compartilhar o check list para que imprimam e levem na vistoria de vocês também. Vai ajudar muito!

Usem e não esqueçam de me falar como foi a vistoria de vocês!

Veja mais sobre o assunto clicando na tag vistoria.
Um beijo

86 comentários Comentar via blog

Comentários via facebook

Comentários via blog

  1. Ixe está longe ainda da vistoria do meu!
    Boa tarde, fica com Deus
    yarasousa.blogspot.com.br/

    Responder
    1. Oi Ysa, vai passar rapidinho vc vai ver! Nem acredito que já vai fazer 3 anos que comprei o meu na planta, vôou o tempo! Aproveita e baixa o check list pra garantir! ;)
      Beijooo

      Responder
  2. Oi Bruna, muito útil esse seu post, sempre é bom ficarmos atentos, eu cheguei a fazer duas vistorias aqui. Na primeira, o vidro da sacada estava quebrado, acredita? Será que acharam que a gente não ia ver? kkkkkkkkkkkkk
    no mais, algumas bobeirinhas de cerâmica quebrada, essas coisas quando milhões de pedreiros já passaram pela sua casa antes de vc srsrs
    Boa sorte na sua!

    Responder
    1. Nossa Rê, quebrado? É muita cara de pau deles nos levar pra fazer vistoria com um vidro quebrado! hehehehe
      Vou olhar tudinho tbm!
      Bjus

      Responder
  3. Bruna

    Adorei seu blog Bruna, comprei um ape faz pouco tempo, vai demorar ainda pra ficar pronto, mas ja sonho com isso todos os dias, amei suas dicas.

    Responder
    1. Oi Bru, obrigada! Fico feliz que tenha gostado, seja bem-vinda!
      Sei bem como é ficar sonhando hahahahha
      Bjão

      Responder
  4. Com certeza irei usar quando for fazer a do meu!!

    Responder
    1. Oi Sa!
      Ai que bom, fico feliz que eu tenha ajudado!
      Bjo

      Responder
  5. Anonymous

    Oi Bruna,

    Super bacana a sua iniciativa de deixar disponível o check list!
    Meu apê só foi aprovado na 2ª vistoria, foram poucos problemas mas eles estavam lá.
    Acredita que, no imóvel novinho, as mãos francesas das pias estavam todas enferrujadas?
    É de lascar…

    Bjs,

    Daniela
    dani_redhaired@hotmail.com

    Responder
    1. Oi Dani, obrigada!
      Acredito sim, por isso temos que olhar TUDO!
      Bjão

      Responder
  6. Bruna… já vou deixar salvo aqui nas coisinhas do apê!
    Com certeza será muito útil!
    beijinhos…

    Responder
    1. Obaaa! Salva aí Fran hehehehe
      Beijãoooo

      Responder
  7. Oi Bruna!
    Adorei as dicas… Meu apê está com 90% da obra concluída.
    Fui chamada para fazer a primeira vistoria neste sábado…
    Porém no e-mail a construtora deixou bem claro que o apartamento vistoriado poderá não ser o meu, mas sim um semelhante…Isso está correto?

    Obrigada!

    Responder
    1. Não está correto não Eli!
      Não assine!
      Vc pode até olhar um outro pra ter uma ideia de como será o seu, mas a vistoria mesmo só pode ser feita no seu! Eles estão querendo te engrupir!
      Beijooooo

      Responder
  8. Adorei mesmo, isso abre nossos olhos ;D

    Responder
    1. Obrigada Ca!

      Responder
  9. oi Bruna,marquei a minha para dia 11, estou super ansiosa. Obrigada pelas dicas. bjs e boa vistoria para você!

    Responder
    1. Oi Carol, ainda bem que fiz o post há tempo então ein!
      Beijooo e boa sorte!

      Responder
  10. Mari MM

    Como eu te disse em um post anterior, fomos fazer a vistoria do imóvel sexta-feira passada, te mandei até uns links sobre isso, as principais coisas que identifiquei foram: banheiros com ralos aparentemente entupidos, água não escoava pelos ralos; torneiras e chuveiros enferrujados; porta da varanda com vidros arranhados(janelas e portas de vidro são caros) e o que achei pior,uma infiltração na sala de estar! Fiquei até desanimada! Porém foi tudo anotado e, ah, não tinha ainda energia elétrica no apto, então não tinha como testar a parte elétrica. Foi tudo anotado em um formulário da construtora e estamos aguardando os reparos e uma nova vistoria! Na ocasião, levamos até um engenheiro! Tem que ser detalhista e não se deixar levar pela ânsia de receber logo as chaves, muita calma nessa hora!

    Responder
    1. Tem que deixar a ansiedade de lado né Mari, é uma tarefa difícil mas temos que olhar tudo com muita calma!
      Bjão obrigadaaaa!

      Responder
  11. Paula

    Oi Bruna, parabéns pelo seu trabalho aqui no Blog. Eu já vistoriei meu apto (3 anos atrás)… e só tenho uma ressalva: sobre a parte elétrica, a luz só é ligada quando você como proprietária pedir a instalação do relógio para a Eletropaulo..ou seja.. a verificação da parte elétrica não será possível… pelo menos no meu caso foi assim…
    PS: a propósito eu também tenho uma shitzu linda de morrer…. :)
    Boa sorte e sucesso!

    Responder
    1. Oi Paula,
      Obrigada :)
      Putz é mesmo? OH God! Vou deixar uma observação no laudo então caso não tiver energia elétrica pra testar!
      Ai vc tb tem uma shih tzu? Awnnnn, amo muitoooo essa raça!
      Bjão e obrigada!

      Responder
  12. gente um guia até pra baixar!!! vc é d+!!! obrigada pela generosidade..bjs

    Responder
    1. Obrigada vc Lu por estar sempre aqui comigo! :)

      Responder
  13. Bruna, bom dia! Encontrei algumas irregularidades no meu apê… Fiquei com vergonha de chegar lá com um balde, mas levei rs…Testei o caimento da água no banheiro, na sacada e na cozinha. Na cozinha o caimento estava para o lado oposto ao ralo! O ralo fica ao lado do tanque e a água corria para onde deverá ficar a geladeira. A janela da lavanderia estava travando, a porta da sacada não estava fechando, tinha vazamento no sifão do banheiro, e havia irregularidades no nivelamento do piso. As portas não foram pintadas na parte de cima e em baixo. A sacada e o banheiro vem com gesso no teto, tabica, e estava totalmente torto. Me decepcionei com o pé direito do apê (principalmente banheiro) é muito baixo e estou com medo de rebaixar o teto e ficar muito claustrofóbico rsrs estou tentando achar outras alternativas!

    Beijoss!

    Isabela Medina

    Responder
    1. Oi Isabela!
      Ai jura que vc encontrou tudo isso?
      OH GOD, quero nem ver! Aliás quero sim rsrs, quero ver TUDO com muita calma!
      Bjsss

      Responder
  14. Já estou salvando pq logo será minha vez *-*

    Responder
    1. Isso aí Ca, boa salvar! hehehehe
      Bjuuu e boa sorte na sua!

      Responder
  15. Tatiana Abrahao

    Olá Bruna, bom dia!!
    Que pena que não pude utilizar seu check list esta ótimo, pois fiz a minha vistoria em abril/2013. Apenas uma dica coloque na parte de pisos a questão dos rejuntes, pois tive problemas com isso.
    Abraços,
    Tatiana

    Responder
    1. Ah que pena Tati! :(
      Ah é? Hummm bom saber, faltou isso mesmo! Obrigada!
      Bjo

      Responder
  16. ana

    Oi Bruna estou aguardando pra fazer a vistoria segundo a construtora ainda este mês serei chamada sua lista vai ser muito útil assim como todos os post adoro . beijos

    Responder
    1. Oi Ana, que bom!
      Obrigada e boa sorte :)

      Responder
    2. Desculpa invadir esse comentário. Mas qual a fonte(letra) que você usou para fazer esse checklist? Queria usá-la no meu trabalho.
      Obrigada

      Responder
  17. Há 4 anos fiz a vistoria da minha casa (reprovei duas vezes), tem muuuuuita coisa irregular…. depois eu usei a inteligência e pensei “peraí… estou reclamando de coisas que vou trocar….” assinei o termo e peguei minhas chaves! Reformei a casa inteira e ano que vem começará tuuuuudo outra vez… mas agora já sei que só preciso conferir as janelas, portas de vidros, ralos e saídas de água, pois dessa vez até os batentes vão sair!!!rsrs
    Boa sorte na sua vistoria, Bru!!!! Amo seu blog, amo vc!!!
    Bjinhooooos

    Responder
  18. Tô imaginando a cena: eu chegando com baldinho e tudo pra vistoria huahuauhaahuuh Mas tem que ser assim, né?! Eu deixei tudo devidamente anotado pra quando chegar a minha vez, e vou falar que eu não sabia que tinham tantos detalhes assim pra prestar atenção. Muito obrigada por compartilhar com a gente, Bruna!

    Um beijo grande

    Responder
  19. Tô imaginando a cena: eu chegando com baldinho e tudo pra vistoria huahuauhaahuuh Mas tem que ser assim, né?! Eu deixei tudo devidamente anotado pra quando chegar a minha vez, e vou falar que eu não sabia que tinham tantos detalhes assim pra prestar atenção. Muito obrigada por compartilhar com a gente, Bruna!

    Um beijo grande

    Responder
  20. Anonymous

    Para verificar o nivelamento das paredes é necessário uma régua de nível e não uma régua normal e também de um esquadro para conferir os cantos, pois isso atrapalha futaramente (o desnível deve ser de no máximo 2 mm). A questão do rejunte é super importante como citou ali em cima, pois ausência de rejunte gera infiltração e manchas nos azulejos / pisos. Provavelmente você não vai conseguir testar as tomadas, pois o meu não estava energizado no dia da vistoria. Passar as mãos nas paredes ajuda também a saber se não há “barrigas” no acabamento, e para melhor conferência da pintura, use uma lanterna as manchas aparecem muito mais. Não se esqueça de verificar as fechaduras, elas deve estar sem arranhões a chave deve estar girando sem problemas, também prestar atenção se elas não faz nenhum barulho das dobradiças quando fechadas. Outra coisa super importante! Olhar bem os peitoris das janelas pelo lado de fora e ver se não há partes sem o revestimento que no caso é o da sacada, a falta do mesmo gera infiltração. Palavra de engenheira. Julia

    Responder
  21. Oi Bruna!
    Estou me tornando super informada com seus posts, não imaginava que tinha tanta coisa para ser observada no processo de compra até a entrega da obra. No meu caso, ainda estou pesquisando o local para compra do apê, mas desde de já, vou guardando todas essas dicas aqui.
    Só uma pergunta: qual é o nome da fonte que você usou para fazer esse check list?
    Beijos

    Responder
  22. Bruna, não consigo baixar o check list. Está dando erro!!!

    Ops: Seu blog é muito bom. Parabens!

    Responder
    1. Obrigada Jana!
      Vou tentar ver o que aconteceu, acho que o servidor do blog está com trafego alto e não aguentou :(

      Responder
  23. Bruna

    Oi Bruna, sobre o check list tem alguma novidade? Continua dando erro :/

    Responder
    1. Oi Bru, consegui arrumar sim, pode baixar!
      O blog terá que migrar de servidor devido ao acesso que aumentou muito.
      Mas por enquanto deixei o arquivo no site 2shared. É só baixar! ;)
      Bjs

      Responder
  24. Oi Bruna! Eu estou super feliz porque finalmente a minha vistoria vai ser agendada! O engenheiro da construtora pediu meus dados pra imobiliária e estou esperando ele entrar em contato comigo. Acabei de imprimir o check list e hoje mesmo vou deixar o meu Kit Vistoria prontinho pra ser carregado debaixo do braço! =)
    Obrigada por toda a atenção, dicas e carinho que você dá pra gente!
    Beijos

    Responder
    1. Boa sorte Vivian!
      Obrigada pelo carinho!

      Responder
  25. Anonymous

    Olá. tb vou fazer a vistoria do meu apê. E a propósito, seu blog é ótimo…estou econtrando muitas dicas !!!
    Em relação À vistoria fiquei em dúvida quanto a verificação do nivelamento do piso…como medir? que tipo de régua utilizar??
    abs
    Debora

    Responder
    1. Obrigada Debora!
      Se vc puder leve alguem da loja de piso que vc comprou ou vai comprar no dia da vistoria para avaliar (eu fiz assim então no meu caso o vendedor mesmo olhou), mas caso contrário pode ser com um esquadro ou régua normal grande, aí vc posiciona ela na horizontal, porém de pé (ixi, será que deu pra entender?!), vc não posiciona como se fosse traçar um risco, vc deixa a parte dos cm pra cima e a base no chão e segura só de um lado, se o outro levantar é pq ta desnivelado. Vai fazendo isso em varios pontos, mas vou te falar que é impossivel a construtora entregar 100% perfeito viu, o meu acabamos deixando passar algumas coisinhas se não, nunca receberemos as chaves, mas tinha uma lombada que só de olhar sem régua já dava pra ver, essa nós falamos para eles arrumarem!
      Bjs e boa sorte!

      Responder
  26. Anonymous

    Oi Bruna!!
    Primeiro, estou na mesma situacao que muitos por aqui! Vistoria do meu apto agendada para proxima semana! Ansiedade a mil, mas que bom que encontrei seu blog! AMEI! Sao tantos detalhes, enfim, todas as dicas sao mega uteis. Ja baixei o check list.

    Sorte para nós.

    beijos Suely

    Responder
  27. Bruna, parabéns pelo blog.
    O que você quer dizer quando menciona que devemos inserir no laudo a expressão “com ressalvas relacionadas ao uso do imóvel” ? Esta expressão deve ser inserida somente em caso de irregularidade?
    A construtora pode determinar um tempo máximo para a realização da vistoria?

    Abraços

    Carlos

    Responder
    1. Haila

      Imagino que a ressalva queira dizer que a vistoria foi so uma simples vistoria mesmo, que nao houve ainda uso do imovel (pous no uso podem aparecer outra falhas que nao seriam visiveis na vistoria).

      Responder
  28. Valeu pelo post Bruna! A vistoria da minha casa é semana que vem! Estou ansiosa! Com medo de não perceber eventuais defeitos! Obrigadão! Ajudou muito!!

    Responder
  29. Bruna, suas postagens são maravilhosas!
    Vou usar um pouco de tudo para o meu apartamento (inclusive os de vistoria).
    Daqui 9 meses vou passar pelo o que você está passando.. aiai.

    Boa sorte e muuuuitas felicidades no novo lar.
    Beijos, Andressa.

    Responder
  30. Nossa…muito útil seu post. A minha vistoria só é ano que vem, mas valeu e muito a sua dica =))

    Responder
  31. Anonymous

    Conheci seu blog ontem e desde então estou devorando vários posts e tomando nota do + importante!
    São muito úteis e bem escritos! Esse post então!! Muito obrigada!! Merece o comentário da preguiçosa aqui! ^^

    Adorei te conhecer no vídeo da vistoria e desejo muita felicidade no novo lar doce lar!

    Bjão
    Kaa

    Responder
  32. meu computador e terrivel nao tem como vc me mandar esse check list por email cleusaekoiti@hotmail.com muito obrigada

    Responder
  33. Olá Bruna,
    Conheci seu Blog hoje procurando um post sobre o que checar na hora da vistoria… (A minha é hoje, ai meu Deus). Muito obrigada pelas dicas já imprimi seu check-list para levar comigo, vou comentar depois como foi.

    bjs.

    Responder
  34. Elen

    olá Bruna,
    conheci seu blog hoje e adoreiiiiiiiiii…
    comprei meu apê há quase dois anos e está prevista a entrega para este ano,fiz a minha 1° vistoria mês passado e tbém foi a primeira vez que entrei nele é uma alegria inexplicável!!!
    to adorando as suas dicas!!!!
    bjs e boa sorte para nós,rsrs…

    Responder
  35. Olá, Bruna!

    Meu nome é Carolina e acompanho recentemente o seu BLOG.
    Eu procurei em vários sites e não sei se é uma lei, mas não achei nenhum órgão informando que o prazo é de 30 dias para fazer uma 2ª vistoria é lei.

    Estou com uma problema com a minha Construtora que informou que irão aguardar várias residências para fazer a reforma de todas elas, e posteriormente, fazer a 2ª vistoria com todos.

    Faz 16 dias corridos que fizemos, hoje o meu namorado foi ao local e viu que está do mesmo jeito (é uma casa e temos acesso livre já que ainda não é murada, que fica por conta do morador / comprador).

    Se você puder me ajudar, ficaria muito grata.

    Email: carolina_tome@yahoo.com.br

    Beijos

    Responder
  36. Bruna, boa tarde!
    Acompanho recentemente o seu blog e através dele que descobri que a 2ª vistoria deve ser feita após 30 dias a primeira.
    Minha vistoria já passou 16 dias, há muito para ser feito e sabemos que ainda não começou.
    Contatamos hoje a construtora, essa que disse que irá fazer as reformas / consertos de várias residências e posteriormente, a 2ª vistoria, mas sem estabelecer esse prazo de 30 dias.

    Preciso achar essa lei que informa isso, pois a Construtora disse desconhecer.
    E caso ocorra o atraso, coisa que vai acontecer, já vou me precaver e entrar com um processo no Juízado de Pequenas Causas.

    Conto com a sua colaboração, pois vasculhei muito e não localizei isso na internet.

    Obrigada!
    Beijos

    Responder
  37. Bruna minha vistoria é amanhã e estou super ansiosa para chegar lá, acho que nem conseguirei dormir! rsrsrs espero que de tudo certo, e obrigada pelas dicas, aproveitarei tods! bjs

    Responder
  38. Michele

    Bruna!!! Parabéns pelo blog….muitas dicas legais!!!
    Assim como seu apê o meu tbm era pra ser entregue em Março deste ano e está atrasado, mas sei que já saiu o Habite-se. Hoje a tarde irei fazer a vistoria, espero não encontrar muitas irregularidades e estou ansiosa demais já pela entrega das chaves.
    E ah, vi seu vídeo das pastilhas de banheiro, amei!!!! Com certeza farei no meu pra não ter que trocar azulejos, bacana mesmo…..
    Beijos.

    Responder
  39. Adiane

    Olá Bruna, Parabéns pelo espaço. Eu o descobrir faz alguns meses, sempre curti, acho super interessante, mas nunca postei nada rsrs. Bem, hoje recebi a notícia q tenho q agendar a vistoria do meu apê. Tá sendo tudo muito rápido. Nesta data faz exatos 365 dias (01 ano) em que, iniciei o processo de compra do nosso apê (Eu e meu noivo) e já fomos convocados para a 1º vistoria. A previsão de entrega no contrato é para Julho 2014, mas eles anteciparam a obra e já vão entregar em dez 2013. Enfim, por isso essa vistoria. Já baixei o seu check list e vou levar quase tudo que indicou rsrs. Estamos felizes pela entrega antecipada, mas nem por isso, vamos deixar de checar todos os detalhes. Já tinha salvo suas dicas antes, para quando essa hora chegar…e chegou!!! Dps te conto como foi, espero que esteja tudo ok por lá rsrs. Sucesso sempre!!!
    Beijos!!!

    Responder
  40. Anonymous

    Bruna, me tira uma duvida… Por que devemos colocar “com ressalvas relacionadas ao uso do imovel” no laudo de vistoria?? Em que nos protege essa frase? Devo escrevê-la até quando estiver tudo ok? Obrigada e seu check list foi nota mil!!

    Responder
  41. Ana Paula Ponce

    Olá

    Muito bacana este post, muito interessante e completo.
    Minha vistoria já está marcada e este post me tirou muitas duvidas…

    Porém tive problemas com o download do arquivo, gostaria de saber se poderia me enviar via e-mail, ficarei muito grata.

    Obrigada.

    Ana Paula Ponce

    Responder
    1. Oi Ana Paula!
      Obrigada por me avisar que estava com problemas!
      Este post é bem antigo e como eu mudei o layout do blog, acabou perdendo o link, mas já ajustei e agora vc já pode baixar!
      Boa sorte na sua vistoria!
      Bjão

      Responder
  42. Adriana Voltolini Muñoz

    Toda atenção é pouca… estou a caminho da quarta vistoria…

    Responder
  43. Daniella

    Muito obrigada pelas suas dicas! Amei seu check list e estou pronta para realizar a vistoria nesta sexta feira!!!!Quanta responsabilidade mas que alegriaaaa!!!kkkkkk
    Beijos e OBRIGADA DE CORAÇÃO!!!!

    Responder
  44. Edna

    Parabéns pelo seu trabalho Bruna!

    Responder
    1. Obrigada Edna! :)

      Responder

Pingbacks e trackbacks

Deixe um comentário

Quer que sua foto de perfil apareça nos comentários? Então cadastre-se no gravatar clicando aqui.