30  01
2013
Apartamento na planta | atraso na obra | condomínio | financiamento

Atraso na entrega do apartamento na planta

Uma coisa ou outra que irei escrever aqui hoje, provavelmente já aconteceu com quem comprou ou está comprando apartamento na planta. Sei que ninguém gosta de saber sobre problemas, mas acho interessante estarmos por dentro disso, antes de tomar a importante decisão de comprar um apê usado ou um na planta.

Através do grupo no facebook que participo, como já contei aqui no blog, fiquei sabendo de muitas coisas que andam acontecendo e eu não poderia deixar de repassar estas informações à vocês.

A primeira torre do meu empreendimento estava com entrega prevista para setembro de 2012, enquanto a minha e a terceira para março de 2013. Quando chegou no mês programado, chamaram os futuros moradores da torre 1 para que entregassem a documentação necessária. Estava tudo correndo no prazo, eles mesmos indicaram uma empresa documentista para fazer o trâmite todo de quem iria financiar o saldo devedor. Muita gente levou um susto com o INCC que estava sendo contabilizado neste saldo final, como já expliquei aqui no blog também. Também tiveram que pagar ITBI e a documentação toda. Mas, mal sabiam do que estava por vir ainda.

Problema 1
A empresa documentista começou a enrolar no processo da entrega dos documentos para os bancos que iriam financiar a dívida dos moradores, perderam documentos das pessoas várias vezes, atendiam super mal no telefone assim como as atendentes da construtora também, enfim foi e está sendo um caos. Como essa empresa é parceira deles, ficou bem claro que convém a eles enrolar ao máximo neste processo para que assim os moradores paguem multas e juros absurdos e ao mesmo tempo o saldo devedor continue sendo corrigido.
Uma pessoa relatou no grupo que em menos de 2 meses a dívida dela aumentou mais de 10 mil reais por conta disso, imagina então quando chegar no final de 6 meses (prazo limite que a construtora coloca em contrato para a entrega das chaves).

Acho que serei obrigada a pagar um valor alto para colocar os documentos da construtora e os meus na mão de uma empresa mais séria, pois estou com bastante medo de deixar na mão deles.

Problema 2
Ocorreu a primeira reunião de condomínio em novembro e o valor ficou bem alto para um empreendimento que nem tem áreas comuns prontas ainda. E o pior, começaram a cobrar o condomínio deles desde o dia 01 de janeiro deste ano, sem ter sido entregue as chaves ainda.

Apenas poquíssimas pessoas conseguiram as chaves, mas estas pagaram o apartamento à vista.

Problema 3
Como se não bastasse pagar o condomínio sem ter as chaves, os elevadores não estão funcionando praticamente. São 6 elevadores por torre e tem dias que nenhum funcionam. Uma pessoa relatou que já ficou presa em um deles quando estava “funcionando”. A construtora foi notificada e disse que como as áreas comuns não estão entregues, então eles não tem nada a ver com isso ainda. (Que absurdo! Então se você mora no 27º andar, se vire e suba pelas escadas? Como assim?!)

Problema 4
Não é possível solicitar a ligação da energia elétrica para os apartamentos ainda, pois o prédio não tem o relógio principal. (Que bom!)
Ou seja, de que adianta quem pagou à vista ter conseguido as chaves se não pode morar lá?

Problema 5
Quem fez vistoria percebeu batentes de portas quebrados e pelo jeito vai ser um parto para conseguir o reparo por eles.

Problema 6
A empresa documentista e a construtora afirmam que a documentação já foi enviada para a CEF (Caixa), mas a Caixa diz que nunca recebeu nenhuma abertura de processo de financiamento. Porém o FGTS de muita gente já foi descontado desde novembro/2012. Isso realmente é muito sério!

Já sei de muita gente que foi ao Procon, muita gente já entrou com processo na justiça para reaver todas as taxas, multas e juros cobrados por eles, pois afinal o pagamento da dívida não foi feita, porque a própria construtora está segurando os documentos. Espertinhos!

Não citarei nomes das empresas aqui no blog, eu sei que deveria falar quem são, mas todo cuidado é pouco. Caso eu precise entrar com algum processo contra eles, não quero ter nada possível de ser jogado contra mim.
Mas é uma construtora que fez muitos empreendimentos em São Paulo (capital) e de 2010 para cá comecou a fazer alguns no Grande ABC. 

Vou colocar abaixo uma matéria interessante para ajudar quem está passando pelo problema do atraso na obra:

Como evitar essa roubada?
Leve os nomes da construtora e de seus donos (obtidos na Junta Comercial) aos fóruns locais e peça a “Certidão de Objeto e Pé!” para ver se há processos contra eles na Justiça e quais os motivos.
Quanto tempo de atraso pode ser tolerado?
Nenhum dia. Mesmo o prazo de carência (atraso contratual de até 180 dias) só vale para catástrofes naturais ou econômicas que impeçam a continuação das obras.
Vale ir ao Procon?
É uma forma de exercer pressão sobre a construtora. Pode ou não funcionar.
Entrar na Justiça significa perder direito ao imóvel?
Não. Reclamar danos morais e financeiros na Justiça não é rompimento de contrato.
Qual entidade procurar primeiro?
Associações de mutuários são especializadas nesses assuntos e dão assistência jurídica para associados. Suas mensalidades variam de R$ 42 a R$ 60.
Tem como se prevenir antes da compra?
Um advogado deve avaliar as cláusulas do contrato e investigar a reputação da empresa.
Dá para rescindir o contrato e receber o dinheiro de volta?
Sim, se for por falha da construtora, como atraso. Nesse caso, ela paga até juros e multas. Se o mutuário apenas mudar de ideia, perde 15% do valor pago.

Fonte: mdemulher

Bom, então fiquem espertos e pesquisem muito bem sobre a empresa antes de fechar um negócio ;)
Agora é torcer muito para que em março estes problemas não ocorram com a minha e a outra torre =

Bjs

47 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 30.janeiro.2013

    Espero que a sua incorporadora não seja aquela que começa com P e termina com G… Senão isso quer dizer que vou ter dor de cabeça também…
    Mas que absurdo é esse? Se tem habite-se, tem que estar habitável… como pode estar sem o relógio? como pode estar sem elevador? Nossa… muito ruim isso mesmo!
    Tomara que os problemas se resolvam logo…
    Beijos

    • 30.janeiro.2013

      Não é essa não Fran! Começa com G!
      Bom, eu tbm queria saber como pode tudo isso se pessoas já pegaram as chaves? Estou pasma.
      Estou aqui na torcida pra se resolver logo…
      Bjs

    • 03.fevereiro.2013

      Francine,
      a minha incorporadora é essa e pode espera, você vai ter dor de cabeça. E não serão poucas!!
      E acredite é super comum entregarem as chaves mas não liberarem as ligações definitivas, pelo menos nessa nossa incorporadora! Nem queira saber de todas as histórias dela…
      Só a fé e a certeza de que ganharemos muito com as multas pra nos manter fortes nesse momento!
      Boa sorte!

    • Anonymous
      21.março.2013

      Aqui em Maceió tem constutora com atraso de 3 anos. Que acham? Vocês é que são felizes.

  2. 30.janeiro.2013

    Amei Bruninhaaa esse post! Super informativo. No meu caso a 1ª fase esta atrasada há mais de 1 ano e já fiquei sabendo (não pela construtora é claro) que a 2ª fase ( a minha) irá atrasar tbm!!!
    Gente qtos problemas heim!!! Mais o grande problema é que mtos não entram na justiça e qto a enrolação com a documentação isso é um jogo para conseguir arrecadar mais dinheiro para pagar futuras idenizações.
    Obrigada pelas dicas!!

    • 30.janeiro.2013

      Olá, Amanda, como pode estar atrasa há mais de um ano se a maioria dos contratos prevê 6 meses? as pessoas tem que procurar seus direitos pois elas estão pagando, não é de graça
      bjs

    • 01.fevereiro.2013

      Oi Amanda, caramba 1 ano? Meu Deus eu estaria tendo um treco! rs Boa sorte, tomara que entreguem logo! Bjs

  3. 30.janeiro.2013

    Nossa, que situação chata!!! Que dor de cabeça horrível!!! Puts… Sei nem o que dizer… Tomara que de tudo certo pra vc. Melhor mesmo pagar mais caro e ter uma empresa mais competente cuidando das suas coisas. Beijos

  4. 30.janeiro.2013

    Complicado. Também comprei um imóvel na planta, já financie e já estou com toda documentação, também já paguei uma alteração de INCC. Estou aguardando as chaves, era para ter concluído a obra em 15/12/2012 o prazo máximo de entrega é 06/13.
    Espero que consiga contornar os problemas do seu.
    Bjs

  5. 30.janeiro.2013

    Nossa Bruna, que complicado hein… Eu tinha muitas preocupações com a entrega das chaves e problemas no prédio também. Eu sempre ouvia muitas coisas sobre comprar aptos na planta. Enfim, meu único problema foi os 90 dias da entrega das chaves. Estava prevista para entregar em junho de 2012 e recebi somente em setembro. Eles tem mais 3 meses em contrato para ficar com as chaves após a conclusão da obra. Com certeza sua torre não terá problemas pois já estarão resolvidos por causa dos problemas da torre 1. Quanto a documentação, posso te indicar uma documentista da CEF, que faz acessoria jurídica também. O nome dela é Márcia Bronzelli, ela fez minha documentação e não ficou muito caro (a parte dela), já o ITBI??? meu Deus é muito $$$. Mas deu tudo certo!
    Beijos e boa sorte!!!

    • 01.fevereiro.2013

      Oi Flavinha!
      Eu desconfio que tbm terei esse atraso, mas estou torcendo pra que não ocorra =\
      Ai eu vou querer sim o contato da sua documentista, viu! Pq até agora não encontrei nenhuma que eu possa confiar 100% sabe!
      O ITBI por sorte vou pagar 50% de desconto por ser meu primeiro imóvel, ufa!
      Bjs

  6. 30.janeiro.2013

    Gente, eu também sou uma sofredora, rs!
    Sou de Brasília, comprei um apartamento da Borges Landeiro em 2009, com entrega para março de 2012. Infelizmente, até hoje estou no aguardo do término das obras, mas tenho certeza que não mudarei até o final deste ano, e é justamente por isto que já estou processando a construtora. É Bem como vc disse, a construtora só tem lucros ao nos enrolar, pois o saldo devedor é corrigido todos os meses e com isso eles só enriquecem e a gente só se ferra! Aconselho à todos, em caso de atraso, processem! Nós temos muitos direitos, mas que não conseguiremos nunca se tratarmos amigavelmente com as construtoras. Muita gente não sabe q ao acionar a justiça, muitas coisas serão analisadas… por exemplo, corretagem, q geralmente é cobrada indevidamente e q não é abatido no valor do imóvel é ilegal, e caso tenha sido cobrado, terá q ser devolvido em dobro, lucros cessantes ( a construtora terá q te pagar o valor mensal proporcional ao aluguel do apt°), congelamento do saldo devedor e a devolução ou abatimento da correção cobrada indevidamente e em alguns casos ainda cabe a indenização por dano moral.

    • 01.fevereiro.2013

      Oi Kellen, adorei seu comentário, bom saber de tudo isso, vou ficar esperta com eles ;)
      Bjs

  7. 30.janeiro.2013

    Nossa, quantos problemas! Sempre escutei que comprar apartamento na planta era meio perigoso eu que poderiam ocorrer “surpresinhas”. Meu saldo devedor já parou de ser corrigido pelo INCC pois eu e meu noivo já assinamos o contrato do financiamento da CEF mesmo sem estar pronto (está previsto para agosto). O único problema é que tem uma “taxa da obra” para pagar, mas não é muito caro não, pelo visto é bem mais vantajoso do que ficar aumentando o salto devedor. Enfim, boa sorte para você, Bruna! E boa sorte pra mim que meu apê não atrase porque meu casamento é ano que vem! ;)

    http://casamentofestaeapartamento.com/

    • 01.fevereiro.2013

      Ai que maravilha Amanda! Muito bom vc já ter assinado, agora é torcer para sairem logo as chaves! ;)
      Bjão boa sorte para nós todas!

    • Anonymous
      03.fevereiro.2013

      A previsão é que vc paga as taxas até a data prevista de entrega e então depois começa a pagar as prestações do financiamento, porém se a obra atrasar vc continua pagando essa taxa que provavelmente será corrigida, ficando bem mais caro. Ou seja, quando mais a construtora atrasa, mais a gente paga, pois nada disso correspondem as prestações do financiamento.

  8. 30.janeiro.2013

    Oi Bruna, nossa que coisa chata, que construta 171, como pode isso? ter alguns pequenos problemas é até “normal”, mas isso já é descaso com as pessoas que sonham com o imóvel (a casa própria, né, é um bem, poxa tem gente que rala a vida inteira e ainda precisa da ajuda do financiamento).
    Como pode cobrar condomínio sem liberar as chaves? Como pode liberar sem as áreas comuns? e o habite-se? sem o habite-se não temos nada, não era nem para ter entregue as chaves sem isso! Estranho pois o banco só fecha contigo depois que está tudo ok, pelo menos o meu foi assim…
    Já tem síndico instituído? aqui no meu prédio após a primeira reunião de condomínio, ainda demorou uns 15 dias para a gente começar a pagar de fato, pois só depois que o síndico e o conselho dele (q foram votados na reunião) liberaram as áreas comuns e ainda assim com ressalva de reparos. Mas ainda tem uns problemas que ele obrigou ou está obrigando a construtora judicialmente a resolver.
    Agora esse negócio de enrolar com documentos, perder, isso está e cheirando a falcatrua, nem a caixa demora tanto assim. O meu eu fiz pelo Itaú, foi tudo bem rápido. Pô, boa sorte para vc, espero que dê tudo certo.

    • 01.fevereiro.2013

      Oi Rê, pois é, tem muita coisa errada nesse negócio, né!
      O síndico já tem sim, assim como zeladora, subsíndica, etc… pois já teve a primeira reunião de condomínio, mas isso não justifica um valor tão alto sem que ninguém possa morar lá ainda né!
      E essa empresa documentista é pior ainda que a construtora, estou bem preocupada…
      Obrigada pela força!
      Bjs

  9. 30.janeiro.2013

    É realmente é muito dificil, comprei meu apartamento faz uns dois anos, mas so assinei com a Caixa em março de 20011 e o prazo de entrega era de 13 meses, ou seja 9 meses de atraso. Uma verdadeira zona, agora o meu bloco esta pronto, eles ate ja entregaram algumas chaves, sem entregar o manual do proprietario, sem entregar o predio para o condominio ( ja existem 5 ou 6 blocos de outra construtora uns 10 anos atras). Portanto se alguem falar em Residencial NOVO CAPIVARI Campinas ou ENPLAN……corram…é só enrolação….

    • 30.janeiro.2013

      Ops esqueci, meu Nome é Rose e meu e mail roseandreotti@Yahoo.com.br

    • 01.fevereiro.2013

      Nossa Rose, credo que horror!
      Espero que o meu não seja assim, ai que medo!
      Bjs

    • Anonymous
      24.setembro.2013

      Olá, eu sou moradora do Novo Capivari, eu acho que a Rose está frustrada com o atraso, mas o condomínio é ótimo, recomendo. Acredito que qdo ela receber de fato as chaves, vai esquecer as mágoas e viver muito bem. Profa. Rita

  10. 30.janeiro.2013

    Nossa muito bom seu post Bruna, você escreve super bem e dá até prazer em ler! Quero te parabenizar pelo seu blog tão lindo e organizado! Estou seguindo seu blog com certeza! Um super beijo pra você!
    http://www.jdejoice.blogspot.com

  11. 31.janeiro.2013

    Bruna, estou nos problemas 1 , 3 , 5 e 6 quase bati o recorde com todos hein, kkkk. Olha paciencia é pouco sabe, ja chorei, já estressei, já xinguei, não tenho mais educação com a construtora infelizmente, a que ponto chegamos. Espero que um dia eles tenham mais respeitos por nós clientes. Adorei o post.
    bjs

    • 02.fevereiro.2013

      Ai Pri, jura? Poxa, é um descaso absurdo, não consigo entender.
      Olha, o lance não é esperar por mais respeito, é impor o respeito indo atrás de justiça, só assim eles aprendem!
      Bjs

  12. Anonymous
    31.janeiro.2013

    Não tem nem o que discutir, processo judicial neles. É muita descaração. Não vejo como vc pode não ganhar a causa.

    • 02.fevereiro.2013

      É, se chegar na minha unidade e fizerem algo assim, com certeza é justiça na certa!
      Bjs

  13. 31.janeiro.2013

    Olá Bruna,

    Nossa espero mesmo que você não passe por nenhum problema e possa curtir o apartamento novo.
    Também comprei apartamento na planta, que foi entregue com um pouco de “dor de cabeça” em Agosto de 2012( a data de entrega estava marcada para 30 de Março de 2012). Até que não posso reclamar de tanta demora uma vez que fiz 4 vistorias até receber as chaves. O meu prédio nem se compara ao tamanho do seu, tem apenas 8 andares e apenas uma torre. Mas sempre tem problemas. Elevador que não funcionava. Portas do Hall de entrada com problemas. Falhas na pintura e acabamentos dos corredores. E por aí vai… Os moradores contrataram uma Empresa para administrar o condomínio. Então agora depois de 6 meses é que alguns problemas começaram a ser resolvidos e ainda cobramos o reparo de muitos detalhes que são de responsabilidade da Construtora.
    um abraço e bjs karina

    • 02.fevereiro.2013

      Ai Ka, eu tbm espero viu!
      Nunca é 100% perfeito né, mas poxa tantos problemas assim não deve ser normal…
      Agora é torcer pra tudo se resolver logo. Bjs

  14. 31.janeiro.2013

    Tomara que até a entrega da sua torre já estaja tudo resolvido e que não atrase muito! :-)

    Espero não ter que passar por esses problemas (mas parece inevitável), comprei na planta e a previsão de entrega é set/2014. #Oremos

    Bjs
    Fernanda

  15. Anonymous
    31.janeiro.2013

    Bruna, aquele atraso de 6 meses que falam que é permitido, na verdade não é?
    E pagarei juros em cima desse atraso?
    Pq na minha promessa de compra e venda fala desse atraso….entendia que sim….
    bjsss
    Mari

    • 02.fevereiro.2013

      No meu contrato também tem essa clausula dos 6 meses que eles podem atrasar sem pagar multa. Mas tem muita coisa que consta no contrato que por lei não valem nada, temos que ir atrás disso. Se o meu atrasar, eu vou correr logo atrás dessas informações.
      Bjs

  16. 01.fevereiro.2013

    eu gelei agora…pq to super chateada, estressada com o atraso e as taxas q continuam rolando, já estou na justiça pro congelamento do saldo pq senão o ap q custava x vai ficar 10x…
    mas de pensar que esse pesadelo todo pode piorar!!! meu Deus!!! socorro!!!
    boa sorte pra gente!! bjs

    • 02.fevereiro.2013

      Ai Lu, nem me fale, eu já estou ficando de cabelos em pé, se eu soubesse desses problemas teria comprado um apartamento pronto viu!
      Agora vamos torcer, sorte pra gente!
      Bjusss

  17. Carol
    18.fevereiro.2013

    oi Bruna, qto está a taxa de condomínio, já sabem o valor? Estou aguardando a entrega do meu ap também para março, mas estou há semanas tentando ligar lá na construtora para a pessoa responsável pelo nosso empreendimento mas ela nunca está disponível…complicado né!

    • 20.fevereiro.2013

      Oi Carol, fiquei sabendo que está em 302 reais o apê de 2 dorm. e 370 reais o apê de 3 dorm.
      É fogo… e tem gente pagando sem poder morar lá!
      Bjs

  18. 27.fevereiro.2013

    Oi flor! Encontrei teu blog e estou amando :) te sigo no YouTube e instagram tb.

    Compartilho com vc desta loucura que é esperar a conclusão da obra de apt na planta. Agora em março a minha espera completa 3 anos, mas também a promess de entrega para o dia 19 (só acredito vendo rs). O empreendimento são 6 Torres, mas apenas 2 estão prontas, a minha é a 1. A energia foi ligada esses dias e os bombeiros reprovaram o gerador, assim como a caixa reprovou a qualidade das portas… Enfim :/ Frustração total! Mas espero que em breve estejamos aqui compartilhando a alegria de estarmos já em nossos ‘apês’, se Deus quiser!

    Um beijo com carinho!

    Camilla.
    http://www.tudovaidadefeminina.blogspot.com.br

    • 27.fevereiro.2013

      Oi Ca!
      Fico feliz que tenha encontrado, seja bem-vinda! :)
      Nem me fale nisso menina, hj mesmo fiz um post com as novidades do apê, dá uma olhadinha só no que anda rolando… rs
      Um beijo!

  19. 27.fevereiro.2013

    Bruna, parabéns pelo post. Espero que tudo se resolva logo. Trabalho nessa área de crédito imobiliário e vejo casos semelhantes ao seu todos os dias. Realmente as pessoas devem se precaver ao escolher a construtora e principalmente a assessoria / correspondente cef, pois o atraso do financiamento acarreta em perda de dinheiro para o cliente.

    Aline
    line_leticia@hotmail.com

    • 27.fevereiro.2013

      Oi Aline!
      Obrigada lindona!
      Eu tbm espero que tudo se resolva logo, pq fora tudo isso ainda tenho o casamento pra planejar, haja $$$ kkkkkkk
      Bjs

  20. Anonymous
    02.abril.2013

    Oi Bruna, E ai como vão as coisas do apê?Atrasou mesmo? Me conta…..
    Bjs mari

  21. Anonymous
    22.maio.2013

    Boa noite,li os comentarios,nao gostei,isso é pilantragem, sao parecidos com politicos para vender,sao elegantes falam bem,depois…salve quem puder,cade as leis?onde estao os direito do consumidor,a justiça lerda…ja sei estao embernando.
    Espero que nao aconteça comigo,estou comprando um ape (minha casa,e se for o caso levo o nome da empresa em uma emissora de televisao,rodo a baiana srsrr.
    BJOS.A porta que Deus abre ninguem fecha,amem.

  22. 14.agosto.2013

    O PROBLEMA MAIOR É A CONIVêNCIA DOS BANCOS: DO BRASIL E CAIXA ECONÔMICA.