13  03
2013
Apartamento na planta | apartamento novo | Burocracia | caixa | cef | financiamento | minha casa minha vida | primeiro apartamento

Como funciona o financiamento pelo programa Minha Casa Minha Vida?

Burocracia

Venho recebendo nos comentários aqui do blog e nas redes socias, muitas dúvidas sobre como funciona exatamente aquele programa de financiamento da Caixa: Minha Casa Minha Vida.

Mas primeiro, deixa eu esclarecer para quem chegou agora no blog como foi o processo da compra do meu apê!

Quando meu noivo (na época ainda namorado) e eu resolvemos comprar nosso apartamento, íamos fechar negócio com um outro apê de 2 dormitórios de 46 m2 que era do programa Minha Casa Minha Vida. Ficamos muito tentados pelo preço mais baixo do imóvel, parcelas facilitadas e ainda ficava numa boa localização.

A corretora deste empreendimento nos disse que era muito vantajoso como investimento, mesmo que não fossemos morar nele, já que o valor estava baixo e depois na entrega o preço iria subir bastante (conversinha da maioria dos corretores, claro!).

Neste dia eles não tinham o modelo decorado para visitarmos e por ironia do destino a corretora deu a sugestão de irmos visitar um modelo decorado de outro empreendimento da mesma construtora que ficava bem perto dali e que tinha quase a mesma proporção, com a diferença que o outro era de 49m2 com varanda e esse que ela estava vendendo 46m2 sem varanda.

Fomos até lá para ver e ter uma noção antes de sair assinando a papelada, mas chegando lá, acho que foi coisa do destino, havia um corretor na porta que nos disse que o decorado de 2 dormitórios já havia sido demolido pois a obra já estava começando e que só tinha o modelo de 3 dorm. (62,5 m2) para nos mostrar. Ele só tinha uma unidade a venda, pois era de um comprador que estava com o nome sujo e não teve como fechar o negócio.

Entramos para ver mesmo assim e nos encantamos, tinham 3 quartos e uma varanda pequena mas pelo menos tinha uma né! O preço estava mais alto do que o outro e não fazia parte do programa Minha Casa Minha Vida. Todo o valor de construção teria que ser pago diretamente a eles durante o período todo até a entrega das chaves. Voltamos pra casa, conversamos mas ainda estávamos em dúvida. Foi então que conversei com alguns amigos que já tinham experiência com o programa MCMV, pesquisei em sites e revistas de economia e então acabaram-se todas as dúvidas rs. Fechamos com essa última unidade do apê de 3 dormitórios, por isso que eu não tive escolha e meu andar ficou sendo o penúltimo (25º)! Oh God! kkkkk

Mas depois vi que fiz a coisa certa em não fechar o outro, não que seja uma furada o programa MCMV, não estou dizendo isso. Mas descobri uma série de coisinhas que existem por trás deste programa para “ajudar” na compra da casa própria que eu não iria aceitar. Então vou contar aqui pra vocês poderem tirar suas próprias conclusões e pesar se vale a pena para vocês ou não, ok?

O que é o programa Minha Casa Minha Vida?
É um programa do Governo Federal que acontece em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos. Segundo o site da CEF (Caixa), já foram contratadas mais de 1 milhão de moradias. O programa oferece algumas “facilidades” para famílias que tem renda de até R$ 5.000,00, como, por exemplo, descontos, subsídios e redução do valor de seguros habitacionais.

O que é esse tal de subsídio que a Caixa “dá” para quem tem baixa renda?
Basicamente significa que o governo paga uma parte do imóvel para você (na teoria né! rs).
Por exemplo: se você comprar um imóvel de R$ 80.000,00, você ganhará um subsídio de aproximadamente R$ 16.000,00. O valor do subsídio vai depender da avaliação do seu cadastro pela CEF e suas condições socioeconômicas. Esse aí foi um exemplo fictício que dei, ok?
Então no exemplo acima, você teria que financiar apenas R$ 64.000,00 já que o restante foi “pago” pelo governo.

Mas o que descobri na época, foi que esse subsídio que o governo dá, é engolido pelos juros do financiamento durante os 30 anos, ou seja, eles fingem que te dão, mas você vai pagar de volta kkkkkkkkkk. Isso eu fiquei sabendo em 2010, mas se alguém souber de alguma mudança, deixe aqui nos comentários, apesar de eu acreditar que eles jamais mudariam isso, já que é lucro pra eles né :D

A Caixa diz que o juros são reduzidos para quem entra neste programa, mas na época fiz as contas e mesmo assim ultrapassava fácil o valor do subsídio. No final de 30 anos eu iria pagar o valor de quase 3 imóveis!

Aí pensei: mas então podemos driblar isso e fazer o dinheiro do subsídio valer, desde que a gente se esforce e pague o apartamento antecipadamente, certo? Errado. Se você quitar o apartamento, você perde o subsídio que “ganhou”, você é obrigado a ficar com o apartamento sendo financiado por no mínimo 10 anos, se não cadê o lucro deles com juros né? :D

E se eu vendesse para outra pessoa então? Nem pensar, a Caixa não permite a venda de imóveis financiados pelo programa. Você só poderia vendê-lo se quitasse e como já vimos acima, se quitar, você terá que pagar aquele valor que você “ganhou” lá na hora de fechar o contrato!
E nem invente de fazer o tal do “contrato de gaveta”, pois a dívida continuará sendo sua e se o outro comprador não pagar, você continua sendo o responsável pela dívida.

Quando você compra um imóvel pelo programa MCMV, você já começa pagando a entrada e as parcelas diretamente para a CEF, mesmo que o apartamento esteja em fase de construção ou na planta. Essa entrada pode vir de recursos como o seu FGTS ou outras fontes. No meu caso como não fiz pelo programa, já que o valor do meu imóvel ultrapassava o limite da CEF na época, então eu pago diretamente para a construtora. O importante em ambos os casos é pesquisar muito bem sobre a empresa construtora e ver se é confiável no mercado, ok?!

Outra coisa que também nos fez desistir de fechar com o apê deste programa, foi que na época o valor da renda familiar era menor que R$ 5 mil, e se entrassem o meu nome e o nome do meu namorado no contrato de compra, já ultrapassaria a renda permitida para usufruir do subsídio da Caixa. Então para conseguirmos esta “ajuda” do governo, teríamos que colocar no nome de uma pessoa só. Mas como não somos casados ainda, queríamos deixar tudo muito certo, metade no nome de cada um, então este foi um grande impecilho.

Mas no fim deu tudo certo, gostei muito mais do apartamento que compramos. Deus sabe o que faz!
Agora estamos só esperando pela entrega das chaves que era pra ter sido este mês, mas como viram no outro post será atrasada um pouquinho ainda por motivos de chuvas, greve de funcionários e todo aquele blá blá blá de sempre das construtoras!

Ahh gente, a maioria dessas informações eu sei da época que comprei o meu apê em novembro/2010, mas se vocês souberem de alguma informação nova, é só acrescentar aqui nos comentários para ajudar quem está com dúvidas, ok?

Nossa, me empolguei e o texto ficou longo hoje rs, mas espero que eu tenha ajudado alguém de alguma forma!

E não pensem que o MCMV é só furada, afinal para quem não tem como comprar um imóvel à vista e tem baixa renda, ainda é uma ótima opção. E na maioria das vezes, financiar por este programa do Governo, sai mais vantajoso que pagar um aluguel.

Então sugiro irem até uma agência da Caixa e se informarem melhor. E consulte pessoas que já passaram por isso ou se caso conhecer algum economista ou corretor de imobiliária (que não seja o vendedor do imóvel que você está pesquisando! kkkk) vai ajudar bastante!

Para ajudar ainda mais a esclarecer sobre finanças pessoaisinvestimentos e compra de imóveis, criei uma comunidade que se chama #RumoAoMeuApê. Lá eu envio conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail, totalmente focados em te ajudar na conquista dos seus maiores sonhos. Para fazer parte basta se cadastrar clicando aqui!

154 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 13.março.2013

    Oi amores, vocês poderiam dar uma olhada no meu blog? estou começando agr! se quiser seguir *-* http://sonhandoemsonhar.blogspot.com.br/

    • Anonymous
      21.junho.2013

      gostaria

    • Anonymous
      02.julho.2013

      Gostei muito do seu blog. Parabéns mesmo, ajudou bastante. É desse tipo de informação que precisamos ter conhecimento antes de optarmos pela compra. Abç e sucesso.

    • Anonymous
      12.agosto.2013

      Esse foi engraçado.
      A pessoa entra logada, posta que é pra entrar em seu blog, dps entra como anonimo e elogia o próprio blog!

      Só rindo mesmo
      HAUSHUAHUSHAUSHUAHSUSAHU

    • 30.outubro.2013

      Nossa Bruna muito boa sua informação estou pensando em adquirir um apartamento agora tenho que pesquisar melhor.abç boa sorte

    • Daiane
      25.março.2015

      Gostaria sin

  2. 13.março.2013

    Oi, Bruna. Não estou pensando em comprar nenhum apê, rs, mas gosto de me manter informada. Adorei seu post.
    Beijão.

    • 13.março.2013

      Obaaa Dé, obrigada, fico feliz que tenha curtido!
      bjss

    • 12.julho.2013

      então,eu fui ver pra comprar um, e esse subsidio é de 1500 reais em um imovel de 80.000.

  3. 13.março.2013

    AAAHHH, já ia me esquecendo, adorei o vídeo do casamento do “Adalto”. Tão simples, tão familiar, sem frescuras, sem muitas “plumas”. Lindo, lindo, lindo. Só casei no cartório e te digo, faça sua festa, SIM. É uma lembrança que vc guardará para sempre.
    Beijão.

  4. 13.março.2013

    Mesmo porque se não for pelo MCMV, se vc fizer o financiamento em 30 anos, vai continuar tendo que pagar juros e até maiores. Meu apê tb não tinha como sair no MCMV, mas até agora até que estou conseguindo me virar com as parcelas… Beijinhos…

    • 13.março.2013

      É Fran… ainda que existe esses programas para ajudar quem não tem o dinheiro a vista a realizar o sonho da casa própria, mas podiam ser mais flexíveis em algumas coisas né!
      Bjusss

    • 04.junho.2013

      Oiie, Estava pesquisando e por acaso encontrei este post. E como comprei o meu ap pelo programa minha casa, minha vida preciso discordar de algumas coisinhas. Faz 2 anos que comprei o AP que ainda estava em construçao e, diferente do que vc disse so comecei a pagar quando ficou pronto a cerca de 1 ano. Eu morava de aluguel em um outro ap e pagava 780,00 por mes. Consegui um subsidio de 16.000,00 pois finalizamos a compra 1 mes antes de me casar assim nao foi incluida a renda do meu marido. Resumindo…..Comprei o Ap por 100,000 na epoca, pago uma prestaçao de 470,00 que cai aproximadamente 1,00 por mes…..E fiz um otimo investimento pois os apartamentos do meu predios valorizaram e hj os novos estao sendo vendidos por 149,000 e ja nem podem ser mais incluidos no programa minha casa , minha vida.

      Beijos
      Shaenny

      • Michele
        03.março.2016

        Oi gostaria de comprar um imóvel na planta, mas fiquei sabendo que quando se compra na planta temos q pagar uma entrada para construtora e depois outra quando fizermos o financiamento, gostaria de saber se isso confere?

    • Anonymous
      04.junho.2013

      Comprei o meu ap pelo minha casa, minha vida e sai de um aluguel de 780,00 para uma prestaçao de 480,00, que é decrescente e cai aproximadamente 1,00 por mes.

      Resumindo…..Comprei meu ap por 100.000 pago uma parcela super baixa e os apartamentos do meu condominio valorizaram e hoje os novos estao sendo vendidos por 149,000 e ja nem podem mais ser financiados pelo programa. Eu fiz, com certeza, um otimo investimento.

  5. 13.março.2013

    Valiosíssimas as suas informações. No meu caso, vou esperar passar a copa para procurar um imóvel. Vale ressaltar que é muito importante ter uma economia reservada para a entrada do imóvel. Quanto menos financiarmos é melhor…pagar menos juros é sempre mais interessante.

    Bjs

  6. 13.março.2013

    Oi Bruna, adorei suas dicas, penso em comprar meu apê para sair da casa dos pais e adorei seu blog pois tem dicas por experiência.
    Bjooo
    Alyne

    • 13.março.2013

      Oi Alyne, obrigada!
      Eu nnao entendo de tudo, como já falei em um vídeo, eu não sou economista, sou apenas uma designer gráfica que comprou um apartamento na planta e que aprendeu e ainda está aprendendo muita coisa sobre o que está por trás deste assunto… o que eu aprendo eu repasso aqui, mas sempre peço para que se alguém souber mais coisas, deixar aqui nos comentários, assim o blog vira uma troca de experiências né!
      Obrigada pelo carinho!
      Bjãooo

    • SANDRA MARIA QUEIROZ LIMA
      31.agosto.2013

      Bom Dia Bruna, O PMCMV é um ótimo negócio para quem tem baixa renda; juros mais baratos, subsídio. Essa “ESTÓRIA” de não poder “VENDER” e devolver “SUBSÍDIO” é conversa de pessoas sem nenhum conhecimento de causa. Eu presto serviços para a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, sou correspondente CAIXA AQUI, estamos sempre tendo CURSOS e TREINAMENTOS e nunca foi nos passado tais informações. Ademais temos feito muito financiamento de imóveis adquiridos através do PROGRAMA e que estão sendo vendidos sem nenhum problema. A única que muda se você já foi beneficiário do PMCMV é que na compra do outro imóvel você não consegue mais a taxa de 4,5% a.a, os juro vão para uma média de 6,0% a 6,5%. Espero que tenha ajudado. quem quiser me tirar alguma dúvida pode entrar em contato através do e-mail arca-imóveis@outlook.com

      • Daiane
        13.junho.2015

        Boa noite, comprei um imóvel no plano minha casa minha vida a pouco mais de 1 ano estou esperando a CAIXA chamar para assinar o contrato. Minha dúvida é esse ano que passou a CAIXA avalia com o valor do imóvel quando Fechei o contrato com a construtora ou no valor atual,pois o imóvel valorizou nesse tempo..e o que mais a CAIXA pede???

    • 17.outubro.2013

      Gostaria de tirar algumas duvidas. Comprei em 2011 apartamento pelo plano MCMV, recebi subsidio de 10 mil a entrega das chaves é em novembro de 2013 gostaria de vender o apartamento antes da entrega das chaves já tenho 01 comprador interessado, só que lendo algumas materias fiquei sabendo que preciso ficar com apartamento por 10 anos ou quitar a divida e tenho que devolver o subsidio? Onde eu posso provar que não sou obrigada a ficar com apartamento, que posso passar a divida para outra pessoa… Contrato de gaveta já sei que é uma furada. Preciso vende o apartamento não tenho condições de mate-lo.

  7. 13.março.2013

    Nossa muito legal essa dicas que vc post no seu blog sobre financiamento, essas dicas vai ajudar muitas pessoas linda assistir seu video vc é muito fofa agora vou te segui.
    Vem fazer uma vizita ao meu blog te espero pro lá um grande bjos.
    http://makenaty.blogspot.com.br/

  8. Anonymous
    13.março.2013

    bruna, os juros a gente paga sempre, e muito. Isso de não poder vender é bem complicado mesmo… mas o meu, comprei no MCMV, e peguei com 4,5% ao mês de juros, se fechasse com a caixa sem o MCMV e em outro banco, os juros eram acima de 8% ao mês.
    A gente paga muito juros d qquer jeito, no meu caso, o q estou pagando de juros não chega ao valor d financiamento.
    financiei 75 mil, e no total vou pagar 130 mil.
    O bom é q com isso minha prestação é bem baixinha, 500,00 só.

    bjs
    vanessa
    vamoreira@gmail.com

    • 13.março.2013

      É Vanessa, tem essa vantagem de ter prestação mais baixa assim como o juros como falei, mas no meu caso preferi ter mais controle e poder adiantar ao máximo a dívida para quitar em menos tempo, espero que eu consiga :)

    • Anonymous
      06.maio.2013

      CONCORDO COM O COLEGA , NO MEU CASO EU FIZ UMA SIMULAÇÃO NA CAIXA .O MESMO APARTAMENTO PARCELADO PELA MESMAS QUANTIDADES DE PARCELAS , ALÉM DE FICAR AS PARCELAS BEM MAIS EM CONTA O PREÇO TOTAL FICOU MAIS BARATO . SEM CONTAR QUE FORA O SUBSÍDIO TEM AINDA , DESCONTO DE 50% NAS DISPESAS DE CARTÓRIO QUE É UMA BOA GRANA . ENTÃO OQ TEMOS DE DESCONTO É O SUBSÍDIO QUE VAI VARIAS DE DE ACORDO COM O MUNICÍPIO E A RENDA DA PESSOA E O DESCONTO DE CARTÓRIO QUE É UMA GRANA QUE SE GASTA PARA REGISTRAR . GRATO

  9. 13.março.2013

    ola. legal seu blog, mas uma informação não confere, nos compramos o nosso ape pelo MCMV e nem chegamos a morar nele pq saimos da cidade e o vendemos sem problema nenhum e não precisamos devolver valor nenhum, a unica coisa que acontece é que não receberemos de novo o subsidio para a nossa nova casa!
    Abraço

    • 13.março.2013

      Ah é Angélica? Humm bom saber disso, por isso mesmo pedi para que comentassem aqui, pois em 2010 me passaram essa informação. E vc conseguiu vender passando realmente para o nome da outra pessoa sem problemas com a Caixa? Pq em todos os sites de economia que fui pesquisar, diz exatamente o contrário, que a Caixa não permite vender antes do prazo mínimo que eles exigem.
      Bjãooo obrigada pelo comentário aqui!

    • 18.março.2013

      Pois é… sei que nesta ultima fase do MCMV é regra não poder vender, mas como compramos o nosso em 2010 não deu problema nenhum… e a compradora inclusive financiou o ape totalmente.
      Abraço!

    • 29.abril.2013

      Entao pessoal, me ajudem cm uma coisa..comprei o meu pelo mcmv tb, ainda n foi entregue, portanto, ainda n comecei de fato a pagar o financiamento, soh,aquele juros que vem antes.. Se eu quiser quitar esse financiamento agora eu perco o,subsidio???

    • 06.junho.2013

      Na verdade tem muita gente que não tem nem aonde cair morto…falam que não querem comprar apt do programa MCMV (PORQUE SÃO CONSIDERADOS PARA CLASSE BAIXA) …O SER HUMANO SEMPRE QUER SER MELHOR DO QUE O OUTRO…QUER MOSTRA PRA TODO MUNDO QUE COMPROU UMA COBERTURA NA PRAIA…MESMO NÃO TENDO CONDIÇÕES SUFICIENTES PARA ISTO(CHEIO DE DIVIDAS). ACHO QUE A PESSOA QUE PROCURAR UM AP, TEM QUE VER AS SUAS CONDIÇOES, TEM AP DO PROGRAMA QUE SÃO UMA GRACINHA E COM OTIMA LOCALIDADE E QUE ATÉ PESSOAS QUE GANHAM BEM PROCURAM, AINDA MAIS CASAIS JOVENS E SEM FILHOS.

    • Anonymous
      23.julho.2013

      Angélica, você conseguiu vender seu apartamento com ou sem o subsídio?
      Abraços,

      Alysson

    • 30.agosto.2013

      Pessoal, estou pesquisando essa questão de poder vender ou não o apartamento e encontrei uma notícia na qual diz que, se o financiamento tiver sido feito na faixa 2 ou 3 do Minha Casa Minha Vida (de R$ 1.600,00 a R$ 5.000,oo), não há problema em vender. Diz ainda que a restrição de venda (até que se pague completo) é para os beneficiados pela faixa 1 do programa (quem ganha até R$ 1.600,00). Bem, vou tentar verificar direitinho isso amanhã ligando para a Caixa. Coisa horrorosa que não tem um lugar explicando direito nada, nem no próprio site do banco. Parece que a intenção é esconder os detalhes da gente. Para nos enrolar? Aiai! Mas enfim. Para quem quiser ver a notícia que comentei, o link é este: http://www.drd.com.br/news.asp?id=50089705724012851715. E a propósito, este blog tem me ajudado um bucado com as dúvidas sobre compras de apartamento na planta. Melhor que qualquer corretor (outro que parece que só o que quer é nos enganar, na maioria dos casos). Valeu pelas dicas, Bruna ;D

  10. 13.março.2013

    Oii Bruna!! Muito legal vc falar desse assunto, adoro ficar informada a respeito disso.
    Realmente foi o destino que fez vc visitar esse seu apê, muito melhor e ainda tem varanda!!! eu amo varandas, aqui em casa tem 3 rsrs olha q exagero!

    Bjo Bjo

  11. 13.março.2013

    Oi Bruna, é por isso que chamam o programa de Minha casa, minha dívida! kkkkkkkkkkkkkk
    é como vc falou, para quem tem uma renda bem baixa mesmo, pelo menos há uma maneira do “sonho da casa própria” se realizar, apesar de quem vai usufruir serão os filhos, né?
    O meu financiamento foi de 30 anos, mas abri uma poups na caixa para tentar encurtar isso, é muito tempo, até terei pago uns 2 apês.
    Eu acho que os bancos ganham muito com os juros, muito mesmo, acho um roubo, mas fazer o quê né?
    bjs

    • 13.março.2013

      Vdd Rê, não tem jeito, se não temos o din din a vista, temos que dançar a dança deles! :(
      Bjsss

  12. 13.março.2013

    Só um adendo o subsidio é do governo e não da CAIXA. :)
    E vale lembrar que agora o BB tb está trabalhando com o MCMV (mas demoraaaaa)

    • 13.março.2013

      Ah sim Waleska, é que a CEF é o banco do governo ;)
      Tanto o BB quanto a Caixa demoram horrores mesmo, nem sei como vou fazer quando chegar a hora das minhas chaves ainda =\
      Bjãooo

  13. Anonymous
    14.março.2013

    então bruna, quando fui assinar, no banco disseram que posso quitar antes. O que não posso é adiantar parcelas, pagar duas de uma vez…
    Mas é só separar o dinheiro das parcelas numa poupança, deixar rendendo, e depois de alguns anos, quitar tudo. E ainda posso sacar o fgts novamente pra quitar também, aí é só fazer continhas mesmo, se o valor da poupança + o fgts somam o valor restante.
    vi que vc comentou que demoram horrores, como na caixa assinei durante a obra,o atraso (que foi de 4 meses do prazo inicial pra assinar) não atrapalhou o andamento da obra nem a entrega das chaves… assim que o ap ficou pronto eu já estava com o financiamento ok, e já peguei as chaves na semana seguinte. tem essa vantagem tbem…

    bjs
    vamoreira@gmail.com

    • Anonymous
      04.junho.2013

      O meu tambem foi rapido, a papelada estava toda pronta quando a construçao terminou, 2 semanas depois eu ja estava mudando…

      E quanto a perder o subsidio se quiser adiantar as parcelas tambem nao confere. o valor devido ao banco é fixado no momento da compra com o subsidio ja incluido…ele nao altera. E so juntar o dinheiro das parcelas e pedir a quitaçao.

  14. 19.março.2013

    Estou super amando seu blog! Me ajudou muito pois estava prestes a comprar um apartamento na planta e sofrer as consequencias depois ahahha As suas explicações sobre tudo de financiamento,INCC e etc me ajudaram muito! Vou estar sempre por aqui.
    Beijos
    http://www.blogastres.com.br

  15. 19.março.2013

    Mto boas suas dicas, Bruna. Ah, se tivesse lido antes huahuahauahu
    Eu e meu namorado financiamos o nosso ap pelo MCMV tb. O subsídio foi baixo, mas é aquilo que vc falou: para quem não tem de onde tirar, ainda é a melhor saída… (apesar dos juros)

    Um beijo, Bruna e obrigada pelas dicas. Seu blog tem sido meu aliado contra a ansiedade para a entrega do meu cantinho. =)

  16. 19.março.2013

    Mto boas suas dicas, Bruna. Ah, se tivesse lido antes huahuahauahu
    Eu e meu namorado financiamos o nosso ap pelo MCMV tb. O subsídio foi baixo, mas é aquilo que vc falou: para quem não tem de onde tirar, ainda é a melhor saída… (apesar dos juros)

    Um beijo, Bruna e obrigada pelas dicas. Seu blog tem sido meu aliado contra a ansiedade para a entrega do meu cantinho. =)

  17. Rafaela
    24.março.2013

    Bruna muito bom o texto, apenas desconheço a informação que você é obrigado a passar no minimo 10 anos, sem poder vender, sem poder quitar senao perde o subsidio. O que acontece é que no momento da assinatura do contrato eu tenho que colocar no minino 120 prestações (10 anos) mas nada impede que em um ano eu liquide ou repasse para alguem pela propria Caixa ou BB (interveniente quitante).
    Independente do Banco as taxas de juros variam de 5% a 10% a.a, e nas construtoras depois de pronto é 1%+INCC a.m, nem precisa fazer as contas para ver quem lucra mais.

  18. 24.março.2013

    Super amei, o post..estou em duvida cruel…pois eu e meu marido fizemos tudo ao contrario rsrsrsrs estamos morando juntos, para depois comprar a casa e depois casar…agora me diga como juntar dinheiro assim…rsrsrs estou super na duvida…Parabéns pelo blog é muito legal…

    depois da uma olhada no meu
    http://magboutiquesexy.blogspot.com.br/

  19. obrigada vc esclareceu minha duvida…..

  20. 29.março.2013

    oi, estou querendo comprar um apê tbm.. gostaria de saber como vc conseguiu o seu.. tipo se foi financiado, ou teve que dar entrada e tal..
    eu tbm achei meio furada esse mcmv.. mas acontece que nao tenho condiçoess de dar valor de entrada na compra de um imóvel..
    abraços e parabéns pelo blog

  21. 29.março.2013

    olá, estou qrendo muito comprar um apê.. e queria saber como vc conseguiu o seu.. se foi financiado ou teve que dar entrada e tal..
    tbm achei esse mcmv meio furada.. mas acontece q nao tenho como dar um valor de entrada na compra de um imóvel..
    abraço e parabéns pelo blog :D

  22. 01.abril.2013

    Querida,
    Parabéns pelo seu blog, você é muito bem informada e inteligente.
    Pode contar comigo também para o que precisar, sou especializada em consultoria de negócios imobiliários.
    Gosto de ajudar pessoas esforçadas como você.
    beijinhos e muito sucesso

  23. Anonymous
    03.abril.2013

    Meu ape é pelo mcmv e estou esperando a 1,5 anos para ficar pronto (é na planta) mas não paguei nada ainda, só depois de pronto começo a pagar. Fiz contrato de compra e venda, sem dar entrada (é opcional). Gostei p q nesse tempo juntei dinheiro para a entrada.

  24. 04.abril.2013

    Oi bruna, comprei um apto no MCMV porém minha renda e do meu namorado eram muito altas, e não ganhamos quase nada de subsídio. Pretendemos pagar antes dos 10 anos ainda, e pra nós vale a pena, fizemos a divida de 75 mil e já ofereceram 110 mil pelo ap. hehe, acho que cada caso é um caso.
    Seu blog é bem completo, bjos.

  25. 23.abril.2013

    Nossa seu post caiu como uma luva para mim. Estou passando pela mesma situação que vc passou, estamos querendo comprar um apê de 47m2, mas não somos casados legalmente e estou com diferças dúvidas. Me ajudou muito o seu post. Adorei seu Blog. Bju

  26. 24.abril.2013

    isso sem falar nas taxas de quando a gente assina o contrato com a caixa (ou outro banco) que é de +- 3 mil..
    e sem contar tb que quando é no caso de financiar material de construção (já tinhamos o terreno e a gente vai fazer casa) a primeira parcela do dinheiro (que é dividida em 4 partes pra uma casa de 70m2) só será entregue 30 dias após a assinatura do contrato com a caixa SE estiver pronta da fundação até a pré laje!! ou seja.. já separe aí uns 20 mil pra compra de material e contratação de pedreiro… pq o valor que a caixa libera por m² é menor do que o que a construtora cobra pra fazer (com os materiais que ela bem entende – nem sempre sendo os de maior qualidade)
    Ou seja.. lá de vão mais uns 15 mil hehehe

    • Anonymous
      08.maio.2013

      Mas esse valor de mais ou menos 3 mil que você paga são tributos como ITBI/registro do imóvel e outras taxas que são obrigatórias e variam de acordo com o valor do imóvel…

  27. Anonymous
    25.abril.2013

    oi bruna..

  28. Anonymous
    25.abril.2013

    ola bruna espero que possa me esclarecer uma duvida…como me informei o valor do subsidio para casa usada é de 5 mil e poco ..e para casa nova chega ate 17 mil certo…estou negociando uma casa que tem nem 1 ano de uso ta praticamente nova…essa casa eu consigo financia ela como nova ???ou vai entra como usada???

    • Anonymous
      22.julho.2013

      Pelo que sei, casa nova é considerada até dois anos!!
      E o subsidio tu consegue caso o imóvel não tenha sido subsidiado pelo outro comprador…(a imobiliaria diz que é assim)

  29. 25.abril.2013

    Olá Bruna, tu sabe o que acontece caso eu queira desistir da compra? eu era casado, financiei um imóvel, agora me separei e gostaria de cancelar a compra.. eles devolvem o que foi pago?

    Obrigado :)

  30. 28.abril.2013

    É,eu estava com duvidas sobre minha casa minha vida ,achava que era uma furada !
    mais agora pensando bem é eu acho que vou encarar ,por outra lado melhor que aluguel thank you!

  31. 29.abril.2013

    Me ajudem com algo… Fiz o plano e ainda n entregaram as chaves, entao, ainda n comecei a pagar o financ de fato. Se eu quiser quitar agora eu perco o subsidio?? E se eu vender p alguem e esse alguem for pagar a vista, eu tb perco??? Obrigada

  32. Anonymous
    04.maio.2013

    mas com esse programa posso financiar o valor total do imovel?

  33. 07.maio.2013

    gostaria de saber se estas famílias que não tem renda vivem sabe como ganham uma casa para saírem das beiradas de rios ai com seis meses la vem um carne de 100 reais
    bom parece nada ne mais e o que esta acontecendo aqui em minha cidade e vão ser despejadas pois não tem como pagar os 100 reais na verdade nem 10 reais teriam gostaria de parabém pelo blog

  34. Anonymous
    07.maio.2013

    Assinei o contrato semana passada, no programa mcmv e nao tnha nada sobre a perda do subsidio, e tbm nada sobre de eu nao poder vender a casa, pois a partir do momento que vc comeca a pagar e sua e nao da caixa, vc faz o que vc quizer.

  35. 09.maio.2013

    Nossa adorei esse blog estava entrando em uma furada e não sabia a pessoa que iria me ajudar disse que seria apenas 90reais de condominio.
    Bem que eu desconfiei e comecei a pesquisar e felizmente achei esse blog MARAVILHOSO!
    Seje meu email alinefernandes89@r7.com

  36. 09.maio.2013

    Nossa iria entrar em uma furada sem saber ( ate por que ja tenho minha casa mas quero me mudar)
    Um “amigo“ me disse que seria apenas 90 reais por mes e nada mas.
    Desconfiei da facilidade dai comecei a pesquisar na net e felizmente achei esse blog MARAVILHOSO
    Segue meu email alinefernandes89@r7.com

  37. Anonymous
    14.maio.2013

    Olá…
    Estou noiva, e a procura de uma casa para casar… afinal quem casa quer casa neh? rs
    Adorei esse post, pois sempre procuramos esses subsidios… e ainda nao me informei se algo mudou , mas acredito que não!rs
    Na verdade eu prefiro comprar casa do que AP… e queria saber se vc sabe qual é mais vantajoso , e mais facil para compra?
    Estamos começando a ver isso agora, mas só vamos ver mesmo o ano que vem!

    Parabéns , pelo blog! estou seguindo no face

    Bjs ! Marcella

  38. Anonymous
    15.maio.2013

    Oi estou fazendo o programa minha casa minha vida pela caixa.. Achei estranho o fato de na hora de entregar os meus documentos tive que pagar uma taxa de R$40,80 para transferir o laudo para meu nome que a outra pessoa que estava comprando a casa nao deu certo ai passarao para mim. Essa taxa e mesmo cobrada?

  39. 15.maio.2013

    Olá Bruna, o valor do APê é de 175.000,00 e vou dar 120.000,00 e financiar 55.000,00. Já posso me mudar? Já está tudo pronto.
    Obrigada!

  40. Anonymous
    17.maio.2013

    aprenda a fazer contas :D. É claro que existe juro e que em 30 anos ele terá acumulado um bom valor, mas compare com outros financiamentos e aplicações. Se queres escapar do juro e usufruir do subsídio, dê uma entrada grande.

  41. 18.maio.2013

    oi estou muito triste com o programa do governo,fui assinar o contrato da minha casa minha divida 17/05/2013,e descobri que eu nao iria mais os 12.500 que foram prometido e sim 2.116 ,onde posso reclamar .guinho1974@gmail.com

  42. 21.maio.2013

    Oi,boa noite, tenho uma dúvida, comprei um ap financiado pela Caixa Econômica,já assinei o contrato desde o mês 08/12 com a caixa, vão entregar o imóvel no próximo mês (06/13) minha dúvida é estou devendo a poupança para A CONSTRUTORA, quero negociar com eles, quero saber se eles podem se negar a entregar as chaves enquanto do meu ap ??

  43. Anonymous
    22.maio.2013

    Olá Bruna Qual A idade para conseguir , participar da minha casa minha vida ?
    Obg ‘ !

  44. 22.maio.2013

    Oi Bruna! Pegamos um apto pelo progama porém apenas no meu nome e peguei ubsidio de R$ 16 mil financiando com a caixa apenas R$ 72 mil financiado com taxa de apenas 4,5% ao ano na epoca…axo super errado seu conceito de que o programa é uma furada pois foi gracas a ele que conquistei meu primeiro imovel com apenas 24 anos de idade. Hoje, esse meu imovel esta avaliado em R$ 200 mil, ja valorizou, hoje em dia a taxa de juros para financiamento normal sem ser no programa esta na faixa de 8% ao ano…ou seja, quase o dobro da taxa que peguei, na epoca que vc fez o seu financiamento provavelmente vc nao pegou essa taxa, pela renda q vc e seu conjuge tinham na epoca vcs pegaram no minimo 9% …Hoje eu axo q a unica desvantagem do meu contrato mesmo é ter q ficar 10 anos com o apto mesmo assim nao é mau negocio. Hoje em dia ninguem consegue financiar um apto de 2 domitorios pagando uma prestacaozinha de R$ 500!

  45. Anonymous
    22.maio.2013

    /bruna, estou procurando uma solução para um problema. É assim, fui a uma imobiliária, a corretora viu tudo como poderíamos comprar uma casinha aqui e disse q daria. Com o andar da carruagem alguma coisa deu errado pois tínhamos q incluir mais um pouco de salário para atingir o q pediam. Bem até ai tudo bem, apresentamos um extrato bancário com depósitos de serviços a parte q meu filho faz, só que qdo se faz a simulação n aparece o adicional somente o do holerite dele (funcionário publico estadual), não sabemos por onde ira agora pois a corretora diz q nos q temos q resolver, vc consegue me dar uma luz sobre isso?
    vc consegue me mandar pelo email marylucy_sotto@hotmail.com? fica na Paz

  46. 23.maio.2013

    Bruna
    O MCMV é um programa de subsídios que o governo cede de duas formas: (i) para a empresa construtora, desde que ela situe o imóvel em uma faixa de preço máximo (faixas 1, RET-1, 2 e 3); e(ii) para o comprador, que conforme sua renda, terá um determinado desconto (subsídio) e uma taxa de juro, bem menor que o normal de mercado para financiamento imobiliário.
    Para a construtora, é obrigatório usar a CEF ou o BB. Os projetos tem que seguir as diretrizes construtivas mínimas impostas pelo governo e também as diretrizes das engenharias da CEF e do BB.
    Normalmente, os valores dos imóveis MCMV ficam bem abaixo do mercado convencional. A qualidade também é razoável e pode variar de região para região, assim como de construtora para construtora. Normalmente, usam-se sistemas construtivos que o comprador não pode mexer com as paredes, sendo o mais comum a alvenaria estrutural e as paredes de concreto armado rígidas.
    A prática também mostra que o valor de aluguel no mercado chega a se equivaler ao valor da prestação de um imóvel MCMV, para imóveis similares.
    Diferentemente do que ocorreu com o BNH no passado (falta de indexação ao salário), o modelo de financiamento pelo MCMV prevê que não haverá “saldo devedor” no final. Pode-se fazer simulação para confirmação das prestações e amortizações.
    Na faixa 1 (zero a três salários de renda), o imóvel é praticamente “dado” pelo governo. Para ter esse imóvel, tem que pegar cadastro em prefeitura, e a prioridade é para gente que mora em zona de risco e favela. Nesse caso, o imóvel é muitíssimo mais simples, em torno de 42m² de área construída, em locais normalmente bastante afastadados por conta que lá os terrenos são mais baratos ou doados pelos municípios.
    Deve-se ater que, conforme a região, os valores teto dos imóveis do MCMV sofrem variações. Os maiores valores são em capitais e algumas cidades grandes.
    Por fim, é um programa que quem constrói é a iniciativa privada, e o governo apenas entra com subsídio, não coloca dinheiro. É importante frisar isso. Essa subsídio sai dos impostos que pagamos, e não dos “juros do financiamento”, como vc citou. Os juros vão remunerar o dinheiro emprestado pelo banco.
    Espero ter esclarecido um pouco esse assunto. Sou engenheiro civil e trabalhei com empreendimentos MCMV.
    Abs
    Fábio Cilli

    • 31.julho.2013

      Nossa!Valeu mesmo!:D

    • Anonymous
      17.agosto.2013

      Fábio,

      Era isso que queria dizer quando li o post da Bruna, mas não saberia explicar tão claramente :)
      Alguns municípios dentro deste programa podem inclusive estabelecer políticas de desconto para o ITBI, até isenção da taxa, mas dependerá de cada município.

  47. 24.maio.2013

    bem interessante esse post… eu estou procurando uma casa pra comprar tbm, e tava pensando no programa MCMV, mas agora eu vou pensar melhor rsrsrs… E outra coisa, voce poderia me explicar como vc conseguiu comprar o seu apê ? (a vista ou financiou em qtas vezes, em qual banco) , é que eu estou com um pouco de pressa :/ , meus pais foram vitimas de estelionato e perderam a casa e eu estou procurando alguma solução urgente e acabei vendo este post e me interessei muito.
    Obrigado!

  48. Anonymous
    27.maio.2013

    eu me divorciei a pouco tempo, gostaria de saber se posso financiar um apartamento sozinha?

    • Anonymous
      27.junho.2013

      Se você se separou formalmente( com averbação na certidão de casamento) poderá financiar sozinha normalmente

  49. Anonymous
    27.maio.2013

    Ola, Gostaria de tirar uma dúvida se possivel: fui proprietária a muitos anos atras de uma quitinete, que não possuo mais. Atualmente estou financiando uma casa pela CEF – minha casa minha vida. terei o direito do desconto nas despesas com cartorio? Solange.

  50. 28.maio.2013

    Bruna,
    muito boas as tuas informações. Vi que tens conhecimento e prática nestas pesquisas…
    Gostaria que me ajudasse a tirar algumas dúvidas.
    1 – na compra de um imóvel do MCMV mas que já está pronto, para ser entregue, que valor se dá de entrada?
    2 – sei de um caso em que a pessoa estava tentando comprar um imóvel do minha casa minha vida, em que a construtora foi beneficiada o crédito associativo da CEF, mas pediu para o comprador uma entrada bem maior que o comprador tinha para dar. Como o imóvel já estava pronto, era considerado novo. A pessoa foi até a Caixa, que fez a simulação e determinou a entrada, o financiamento e o subsídio.
    Só que no contrato, a incorporadora colocou outro valor, maior, forçando o interessado a ter um financiamento menor. Expliquem bem?

    Vou refazer: digamos que a pessoa, pela renda, pudesse retirar de financiamento apenas 47.194,88, teria um subsídio de 16.923,00, com uma entrada de 43.232,12., o que fecharia no valor do imóvel. Só que a imobiliária e a incorporadora aumentaram no contrato o valor da entrada e ainda colocaram um outro banco como interveniente, sem explicar para a pretendente compradora qual era o significado desse segundo banco, já que o financiamento seria pela CEF. A pessoa não assinou o contrato por não saber o porque desse outro banco fazer parte do contrato e também porque a entrada ficou maior do combinado verbalmente.

    2 – você já se informou sobre o pagamento de comissão de corretagem para imóveis do PMCMV?

    Verifica esse link:
    http://www.prmg.mpf.gov.br/imprensa/noticias/consumidor-e-ordem-economica/mpf-ajuiza-acao-para-impedir-corretagem-no-programa-minha-casa-minha-vida

  51. Anonymous
    06.junho.2013

    Bruna
    Boa noite,
    Preciso de sua ajuda, porque a poucos dias atras esta inadiplente no spc e serasa, e estou financiando junto com meu esposo uma casa no progama minha casa minha vida, meu esposo nunca ficou inadiplente e o score dele é de 780 e o meu baixou muito foi pra 280 , gostaria de saber se isso pode prejudicar nos no nosso financimento juntando minha renda e a dele fica orima pra financiar, mas estou preocupada so nessa questão do score, por favor me ajude!!!! meu e-mail é adria_roberta_lua@hotmail.com.
    Abraços amei seu blog meus parabens!!!!

  52. 10.junho.2013

    bruna
    boa tarde,
    Comprei um apartamento na planta e ouvi dizer que por tratar-se de nosso primeiro imóvel (meu e do meu namorado) e por nunca ter sido habitado poderíamos conseguir a isenção ou da redução de custas e emolumentos cartoriais.

    Gostaria de saber como devemos proceder e se tem algum advogado aqui que possa me dar algumas dicas sobre isso.
    meu e-mail é luizcarlos_ssousa@hotmail.com
    Abraços amei seu blog meus parabens!!!!

  53. 10.junho.2013

    Bom dia gente!

    Comprei um apartamento na planta e ouvi dizer que por tratar-se de nosso primeiro imóvel (meu e do meu namorado) e por nunca ter sido habitado poderíamos conseguir a isenção ou da redução de custas e emolumentos cartoriais.

    Gostaria de saber como devemos proceder e se você possa me dar algumas dicas sobre isso.

    Obrigada.

  54. 10.junho.2013

    Bom dia gente!
    Bruna
    Comprei um apartamento na planta e ouvi dizer que por tratar-se de nosso primeiro imóvel (meu e do meu namorado) e por nunca ter sido habitado poderíamos conseguir a isenção ou da redução de custas e emolumentos cartoriais.

    Gostaria de saber como devemos proceder e se tem algum advogado aqui que possa me dar algumas dicas sobre isso.

    Obrigada.

  55. Anonymous
    17.junho.2013

    boa noite eu sou sosinha fiz o cadastramento do formulario do minha casa minha vida com renda de 0 à 1.600 aqui no rio de janeiro. o fato de eu nao ter uma familia nao vai me atrapalhar a ter um apartamento, tem q ter realmente de fato uma familia mas de uma pessoa muito obrigado

  56. Anonymous
    18.junho.2013

    Oi, estou pensando em comprar um imovel financiado pelo minha casa minha vida, se depois de alguns meses o imovel novo recem construido apresentar rachaduras ou infiltracoes, eu ja estando morando quem deve realizar as reparacoes? Os imoveis pelo plano tem alguma garantia de estrutura?

    AgraceÇo e aguardo resposta

  57. Anonymous
    18.junho.2013

    Boa noite galera, então..comprei minha casa pelo MCMV …. mas algumas coisas realmente forma diferentes do que vc citou…. estou sim pagando juros de obra… comecei a pagar mês passado, quando assinei o contrato e, segundo a agente da caixa que me atendeu vou pagar isso até ser feita a individualização dos lotes dentro do condominio, só depois disso começo a pagar o financiamento em sim, as minhas parcelas são fixas, e decrescentes… e também segundo a funcionária da Caixa, se eu quiser quitar várias parcelas de uma vez, posso escolher se quero quitar as últimas ou do mês subsequente… não sei dizer quanto a quitar o financiamento todo como funciona… essas foram as informações que a correspondente do banco me passou…por enquanto está tudo sendo como ela havia me explicado… devo receber minhacasa em 1 ou 2 meses… Espero que tenha ajudado.

    Thaíse

  58. 20.junho.2013

    Que bacana seu blog.Tirei muitas dúvidas!Parabéns!

  59. 20.junho.2013

    Que bacana seu post.
    Tirei muitas dúvidas!
    Parabéns!

  60. Anonymous
    23.junho.2013

    Olá

  61. Anonymous
    23.junho.2013

    Olá adorei seu blog,porem percebi que estou tendo problemas em relação a passar para o nome dos dois pois no programa só pode ser uma pessoa devido a renda como vc fez para passar para o nome dos dois.

  62. Anonymous
    30.junho.2013

    O que deixa dúvidas são as faltas de informações concretas tanto por parte das construtoras quanto dos bancos, pois o consumidor não sabe com exatidão quanto pagará mensalmente(prestações, taxas, reajustes, condomínio etc..)

  63. 08.julho.2013

    gostei do seu blog!tirei bastante as minhas duvidas,mas tenho uma pergunta!quem recebe salario r$1797,00 e com fgts r$29.300,00 da firma atual consegue fazer o financiamento do imóvel? tem que ter alguma reserva em dinheiro para agir a documentaçao ou pode embutir no fgts? no mais te agradeço.

  64. Anonymous
    09.julho.2013

    Parabens pelo blog,tudo de bom para voce !!!!!

  65. 15.julho.2013

    fiz um financiamento, mas não pude entrar na minha casa minha vida por que o valor era um pouco abaixo do estipulado. agora que o valor aumentou eu posso ajustar e receber o valor da minha casa minha vida? pois nosso ganho abaixou e minha esposa está sem trabalho e eu não posso pagar as parcelas com meu salário que é pouco. e já pagamos 16.000 reais. pode diluir essas parcelas em menor valor?. eu perco a casa se não pagar? e o seguro que pagamos, cobre algum fator de risco? meu e-mail é molivato@hotmail.com. márcio olivato

  66. 15.julho.2013

    fiz um financiamento, mas não pude entrar na minha casa minha vida por que o valor era um pouco abaixo do estipulado. agora que o valor aumentou eu posso ajustar e receber o valor da minha casa minha vida? pois nosso ganho abaixou e minha esposa está sem trabalho e eu não posso pagar as parcelas com meu salário que é pouco. e já pagamos 16.000 reais. pode diluir essas parcelas em menor valor?. eu perco a casa se não pagar? e o seguro que pagamos, cobre algum fator de risco? meu e-mail é molivato@hotmail.com. márcio olivato

  67. 17.julho.2013

    Você só se esqueceu de um fator extremante importante. um imóvel valoriza muito ao decorrer do tempo, janeiro do ano passado “2012” o meu imóvel valia 105 mil ESSE FOI O VALOR QUE PAGUEI PELO PLANO MCMV. hoje ele já esta avaliado em 160 mil, sendo assim e sem duvidas, e negocio que não te traz nem um benéfico mas também não te prejudica, pois ao final das contas o preço do imóvel empata com valor que já foi pago.

  68. Anonymous
    19.julho.2013

    O corretor fechou o contrato comigo pois o financiamento foi aprovado.mas estou gravida.e agora? Posso desistir do contrato? O corretor disse que nao. Mas não to tendo condição de pagar agora.a gravidez foi einesperada.oq devo fazer?

  69. Anonymous
    19.julho.2013

    eu fui contenplado a casa fui ate vistoriar a casa so no dia da entraga o fucionario da caixa disse falta um documento pq minha esposa tem 17 anos um documento q o pai e a mae dela assina espotacao de menor no mesmo dia entregue esse documento so q ja tem 15 dias eu espero pra assinar o contrato. sera q eu tenho risco de perde a casa

  70. Carlos Omena
    23.julho.2013

    Olá Bruna, você me exclareceu justamente as dúvidas que eu tinha sobre o financiamento do programa minha casa minha vida, tudo muito bem explicado e detalhado. O seu post foi excelente e seu site é muito bom, continue assim. Mais uma vez obrigado.

    Carlos

  71. Anonymous
    25.julho.2013

    olá bruna, bom dia. entao comprei um apê na planta mas tenho muitas duvidas no inicio comecei pagando 402 e hj dpois de um ano ja pago 450 ou sja vai almentando a cada mes n entendo porque pensei q baixava s parcelas fora uma tal de taxa de registro q chega o boleto separado eu ñ sei nem o que e taxa de registro, so vou receber daqui a 2 anos e calculando eu pago 450+65= 515 n mim disseram que tinha tudo isso, o que mim disseram era q eu ia pagar 399… em fim vc pudia por favor mim dizer o que e essa tal de taxa de registro e se e obrigatorio eu pagar porque quando ligo ou vou la para tirar a duvida os que mim atende nunca sabe porem eu sei q e balela deles pra n explicar.. foi um desabafo de quem comprou mas estar bastante decepcionada com os escesso de despesas. agradeço desde ja, pois gostei mt do seu comentario.

  72. 25.julho.2013

    Olá Bruna, me tire uma duvida? Eu estou comprando uma casa e nesse intervalo de tempo, o correto disse que vai pedir para a caixa o meu FGTS. Ai depois de uma semana foi sacado o valor e depois de três semanas foi devolvido. Como assim?
    Ele disse que foi o um mau comportamento do sistema. Isso é verdade?

  73. Anonymous
    30.julho.2013

    Brunnnnnnnnna preciso muito tirar uma duvida… vc sabe me dizer se tipo esse subsidio.. vale como a entrada que tens que pagar? ou tipo subsidio só desconta um pouco, e mesmo assim tem que dar entrada? obrigado… email: danrleisanabria@hotmail.com

    atencionamente Danrlei Sanabria

  74. Anonymous
    07.agosto.2013

    Ola bruna, amei seus posts…
    Tenho uma duvida, eu sozinha quero financiar uma casa no MCMV, recebo 830,00, e tenho 18 anos…vc acredita que eu consiga algo?
    Tem que dar algum valor como entrada?

    Muito obrigada
    Espero seu retorno
    adriniele@hotmail.com

    • Anonymous
      17.agosto.2013

      Oi Adriniele,

      tens que dar uma pesquisada nos imoveis da tua cidade, e ir fazendo simulações com os corretores (compare, pesquisa e duvida deles checando as infos na Caixa/ BB e pela internet), pois vais ter que achar um imóvel com um valor bem em conta.
      Sobre a entrada, tudo depende do valor do imóvel que tu irá comprar em relação a tua renda, e a porcentagem que o banco financiará, que é geralmente em torno de 80%. Se o valor do imóvel for bem em conta, talvez teu subsidio represente os 20% restantes e não precise dar entrada,ou uma entrada muito pequena. Tudo vai depender.
      Legal teu interesse em adquirir um bem desde novinha, mas eu esperaria um pouquinho mais, quem sabe conseguir uma renda um pouquinho maior pra não se apertar demais. pq mesmo que não dê entrada, e só pague depois da entrega do imovel,a parcela do ape/casa vai pesar bastante no teu orçamento.

      essas são infos com base no que vivi nos ultimos dois anos procurando um ape que se encaixasse no meu bolso. De repente alguem tem uma experiencia diferente e tambem pode te ajudar.

      Um beijo,
      Renata

    • Anonymous
      15.setembro.2013

      Não é casas Bahia, infelizmente essa renda aí nem com milagre… ganha mais uns Mil de salário que talvez consiga

    • Anonymous
      15.setembro.2013

      Hoje em dia esta mais facil adquirir um imóvel do que em 2010, só comparar a economia.

      Abraço

    • Anonymous
      15.outubro.2013

      Olá Adriniele,
      Dificilmente vc conseguirar adquirir um imovel com esta renda, é mais facil vc juntar sua renda com alguem de sua familia, ou fazer renda informal durante 6 meses de mais uns 800,00 a 1000,00 para vc conseguir uma carta de crédito pela caixa de pelo menos uns 80 mil e dar a diferrença do valor do imovel , espero ter ajudado, um abraço.
      Edilene

  75. Daniela Santos Bazei
    10.agosto.2013

    Ola, adorei seu post e os comentários também.
    Eu e meu namorado estamos querendo comprar um ap. Como não temos dinheiro para entrada, e ainda nem terminamos a facul, não da para comprar nada muito caro. Algumas pessoas falam mal do programa, mas tem que procurar o melhor se encaixo no orçamento, e é melhor pagar alguns juros do que ficar no aluguel a vida inteira.
    Obrigado pelo post me ajudou muito e esclareceu algumas duvidas, agora vou na caixa fazer algumas perguntinhas ao gerente. rsrs

    Beijoos, parabéns pelo apt novo e muitas felicidades.

  76. Leiliane
    11.agosto.2013

    Oi Gente!
    Em Janeiro deste ano (2013) comprei meu AP pelo programa MCMV!
    Antes de tudo pesquisei bastante sobre esse programa e para ser sincera não vi tantas desvatagens como postados aqui. Sim! Existem juros absurdos, como em qualquer compra financiada, porém um pouco menores. Realmente você passa 30 anos pagando, porém as parcelas nesse programa vão reduzido mensalmente, são centavos, mas vale muito!
    O que “mata” são as mensalidade junto a construtora, essa sim aumenta mensalmente em torno de 3 reais por mês, um absurdo!!! Hoje estou pagando a construtora, serão 36 meses de juros abusivos, a não ser que eu consiga quitar junto a construtora.
    O financiamento pelo MCMV vou começar a pagar somente apos quitar junto a construtora, mas esse financiamento junto a MCMV ainda não saiu e nem tenho previsão (tenho que ir a CEF ver essa previsão) :(

    Alguém está com o mesmo cenario que eu?

    Bjs!!! Boa sorte a todos nós!

    • 30.maio.2014

      Oi Leiliane, eu comprei o meu pelo MCMV também, mas os meus juros de obra são pagos para a Caixa, débito em conta inclusive. Também achei que o programa facilita bastante, assim como você não achei tão desvantajoso! Beijos

  77. Anonymous
    14.agosto.2013

    Bom dia, gostei muito de seu post mas ainda tenho uma duvida..
    tendo o financiamento pela MCMV, posso fazer outro financimento de outro imóvel?
    Obrigado

  78. 11.setembro.2013

    Olá Bom dia amei o post parabéns tirou algumas de minhas duvidas obrigada

  79. 17.outubro.2013

    Gostaria do contato da SANDRA MARIA QUEIROZ LIMA a resposta dela me interessou muito só que o e-mail que ela informou não esta correto arca-imóveis@outlook.com

    meu contato daiannestar20@gmail.com

  80. Anonymous
    28.outubro.2013

    Bom dia.
    Meu marido e eu estamos tentando fazer o MCMV comprovamos renda de 1600,00, mais eu tenho o nome no SPC e Serasa e ele nunca teve, isso seria algum impedimento para conseguirmos o financiamento?

  81. Anonymous
    04.novembro.2013

    comprei um imovel pela caixa, porém nao gostei da localidade o que fazer?
    posso vender?
    posso trocar? etc.

  82. 30.maio.2014

    Oi Bruno, tudo bem? Então… recentemente comprei meu AP do programa MCMV e realmente muitas coisas mudaram. Você diz que pagaria quase 3 apartamentos, o que no meu caso ja não aconteceu… eu vou pagar 01 AP e meio (óbvio que o ideal seria pagar só 01 AP né… mas estamos no Brasil.) Outra coisa é que na Faixa 02 e 03 do programa pode vender sim, isso nos foi explicado no dia em que assinamos o contrato, podemos vender mesmo que ainda esteja financiado, só não podemos alugar pois daí corremos o risco de perder o imóvel, mas venda sem problemas. Outra coisa é sobre o valor que se paga durante a obra, ja tenho todos os valores até a entrega (previsão de valores do chamado juros de obra) e também nos explicaram que este valor é conforme o andamento da obra e nunca atinge o valor da prestação, que só pagaremos após receber as chaves. Bom… espero ter ajudado um pouquinho. Beijos

  83. 12.fevereiro.2015

    fui selecionada no minha casa minha vida!
    só que antes de minha documentação ir pro banco desistir da compra e agora eles me cobram o valor de r$500,00 reais pela desistencia,sendo assim alegando o formulario de desistencia que sera feito um deposito pra financeira isso é certo?
    e o minha casa minha vida tambem é pelo banco do brasil?

  84. Anblick
    15.fevereiro.2015

    Olá gente, eu gostaria de acrescentar uma coisa a toda essa informação exposta aqui. Grande parte dessas casinhas que fazem em um terreno grande e que os corretores promovem com o subsidio
    da caixa econômica estão feitas por empresas que antes faziam o que se
    chama na Espanha “Caseta
    de obra”. São cômodos
    feitos para guardar
    material y para que
    durmam os trabalhadores
    enquanto esta a obra em
    andamento. Em resumo,
    cômodos feitos com
    material da pior qualidade
    para posterior derrubo. Essas casetas nao superam os 7 000 euros e as estão levando para o Brasil com valor imóvel.A bolha imobiliária já furou na Espanha, vamos ver quanto dura no Brasil e quanta gente se iludira con essas subvenções para casas de ma qualidade.

  85. Camila Maria
    05.março.2015

    Olá meu nome e Camila fiz o financiamento da minha casa e já ta pra sair daqui uns dias.eu e meu esposo queremos nos casar no cartório mais a moca da imobiliária disse que se nos casarmos perdemos a casa e verdade.

  86. Karina
    17.março.2015

    olá tenho 18 anos e queria mto financiar a minha casa achei um ap. na minha cidade que é pelo programa minha casa minha vida e a renda tem que ser de até 1.600 não pode ser mais que isto só que estou em duvida se posso ou não fazer o financiamento pois tenho 18 anos e queria mto que vc me ajuda-se esclarecendo esta minha duvida posso fazer ou não com 18 anos?

  87. elienai de Souza santos
    24.março.2015

    Preciso de uma casa para compra sou ajudante de padeiro. .

  88. Elton
    10.abril.2015

    Oi financeiro uma casa no valor de 120.000 mas o corretor ja esta me enviando alguns papéis para pagar tais como imposto das papeladas, foi o q ele disse, e agr mandou me pagar a engenharia dizendo q iria avaliar a casa sou leigo nessa parte, queria saber se isso é correto, e ele ainda disse q pode acontecer de o banco ñ aprovar, e eu perder oq gastei…… por fv, me de um parecer

  89. flor
    21.junho.2015

    Sou casada no papel e meu marido q tirar um AP no nome dele com o disconto da caixa ai eu gostaria d saber se quando for tirar o meu eu também teria direito a esse desconto?

    • 22.junho.2015

      Se estiver somente no seu nome vc tem direito, se ele entrar no contrato aí não existe mais desconto pois ele já tem um imóvel em nome dele. ;)

  90. Angela
    27.janeiro.2016

    Comprei um apartamento minha casa minha vida junto com o meu namorado mas agora antes de entregarem o imóvel nos separamos. Como devemos proceder pois o Apartamento está no nome dos dois?

  91. lucia
    02.junho.2016

    Se pensarmos pelo lado de Dar entrada. Sairia muito Caro. Mais se levarmos em conta se ganharmos o desconto do subsidio ficaria entao uma coisa pela outra. Concordam. Boa noite.

  92. lucia
    02.junho.2016

    Qual realmente é o valor da renda necessaria Para poder fazer o financiamento alem Dar entrada. E Como sei se tenho direito ao subsidio. É possivel com a renda no valor de 1250 de salario.vale alimentacao pose entrar Como renda?

  93. anonimo
    07.junho.2016

    Amei saber do site.. Muito util para quem deseja se manter informado.
    Pessoal, nao se enganem. Fechei um contrato no PMCMV e falam sim de subsidios, que na verdade passa ser soh um atrativo a mais para qm necessita de moradia.
    Bom a casa eh 96.000,00 a entrada foi de um pouco mais de 7.000,00 o subsidio foi de 3246,00 ou seja a casa passa ser 92.854,00 descontando a entrada de 7.000,00 (considerandp que este nao eh o valor exato de entrada) fica por 85.854.00. Soh a taxa de construçao que temos que pagar fica por 3.568,82, e esta taxa eh ilegal. Que na verdade nao eh uma conta do comprador( para quem tem duvida sobre isso pesquisem no google) enfim.. Na planilha das prestaçoes a casa saira por 113 166,13. Pensando bem dah para pagar, ants sua casa do que um aluguel, mas na verdade esta coisa de subsidio eh soh um atrativo p qm precisa de moradia eh um jeito de enganar o comprador.. Pois soh a casa que era de 96.000.00 (sem descontos) sai por 113.166.13 um pouco mais de 17.000.00. Agora me dizem, onde fica a subtraçao da entrada e do subsidio? Se analisarmos isto nao subtrai, isto soma, e eh uma soma mto doida.kkkkk se somarmos a entrada, o subsidio e a taxa de construçao eh igual a 13.814 necessitaria de ainda uns 4.000 para alcançarmos o valor total da casa. Resumindo. Meiio do governo, caixa e as construtoras ganharem dinheiro em cima daqueles que pouco tem… Precisamos de moradia, boa parte dos brasileiros, mas de moradia e nao mentiras…
    Espero que seja util este comentario.. Deus abençoe e bons contratis a vcs. :-*

    • lais barbosa
      29.agosto.2016

      Comprei pelo PMCMV, e recomendo.
      Mas vamos ser realista, o governo não dá tudo de mão beijada!
      Tem juros? TEM! Como qualquer financiamento… porem com taxas menos que um financiamento habitacional normal.
      Fora que quem compra pelo PMCV, ganha isenção das taxa como ITBI e o Registro de imóvel é menos de 50% do valor.

      Como ainda não sou casada, e minha renda e menor que 5000,00 comprei um apto apenas em meu nome.
      O apto foi no valor de 190000,00 como já estava juntando dei uma entrada de 93000,00 e ganhei o “subsidio”de 12000,00.
      Claro que os juros irão cobrir o subsidio, mas e uma forma de facilitar quem não possui alta renda a adquirir um imóvel.

      Eu gostei, estou esperando ficar pronto, se Deus quiser quitarei meu apto antes do prazo estipulado =)

  94. MANOEL QUINZEIRO
    10.junho.2016

    PREZADOS, MUITO BOM DIA!

    EFETUEI FINANCIAMENTO HABITACIONAL PELA CAIXA E LÁ RECEBIA MEU SALÁRIO. POSSO RECEBER POR OUTRO BANCO?

  95. Paulo Paulista
    19.junho.2016

    MCMV muito bom!
    Peguei um apartamento muito bom, pela bagatela de R$ 50,00 por mês.
    Bem localizado, bem estruturado, muito bom.

  96. Martha
    24.novembro.2016

    Iniciei uma compra PMCMV, em out/15 mas ainda não fui chamada na caixa para assinatura do contrato, alguem sabe me dizer quanto tempo mais é preciso para eu receber minha chave? já paguei entrada já descontaram fgts e não assinei contrato, quanto menos minha chave. Isso é certo? quem tá me enrolando a construtora ou a caixa?

    • 03.janeiro.2017

      Marta,
      até onde sei, a caixa só entra com o contrato quando a construtora finalizar tudo!
      os bombeiros aprovarem a obra e etc…
      o problema em demorar é que as taxas de obras.. e etc vão sendo cobradas..

      Mas não sou especialista.. também estou pesquisando bastante

  97. 12.fevereiro.2017

    Olá
    Esse outro apê que você acabou comprando era muito mais caro?
    Pois me encontro na situação parecida. Vi um maior no mesmo AP , e nooooossa amei, maaas eh. Mais caro falta 7 ou 8 meses para terminarem a obra. Tem corretagem e tal. O corretor falou que no fluxo comoparado ao mais barato , não dá muita diferença. Esse ap que vc acabou comprando , ainda estava na média de preço que vc estava procurando??? Ou estava fora de média?

  98. 01.abril.2017

    Muito bom suas dicas parabéns, mas quero saber de voce se sou obrigado a vender um imovel que comprei no minha casa minha vida em 2004, separei da mulher onde nao eramos casados e ela quer que eu venda pra dar o dinheiro pra ela, e eu nao quero que seja levada a leilão porque é minha unica moradia, se fiz outra casa no terreno da mae dela e ela nao esta desamparada e nem pagando aluquel, é minha unica moradia, e tenho testemunhas que resido na casa e tudo está em meu nome , contas de água e luz que vem pro imóvel pago tudo sozinho.

  99. Marilize
    22.maio.2017

    ola boa noite td bem? então comprei um imovel financiado, pela caixa, não me adaptei por conta dos meus filhos que querem espaço para eles, pois é muito pequeno o AP so tem 38 m2, muito pequeno mesmo, gostaria de saber se tem alguma forma de eu devolver o imóvel pra caixa, ou se existe alguma forma de rescindir esse contrato? me arrependi muito depois que assinei o contrato, gostaria de saber se a possibilidade? mesmo se eu colocar um advogado para pegar o caso. agradeço desde ja

  100. keli claudino
    26.maio.2017

    POJA FUI SOR TIA DA NO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA PARTICIPEI DAS REUNIOES FUI VER A CASA TUDO HOJE FUI MUDAR MEU ENDERECO DESCUBRO QUE NAO TENHO MAIS DIREITO POR CAUSA DE DUSENTOS REAIS TEM TENHO DOIS FILHOS E UM TEM DEFICIENCIA VIVO DE ALUGUEL E O MEU SONHO DAR UMA CASA PARA MEUS FILHOS ESTA TUDO A CABADO

  101. 05.junho.2017

    Gostaria de saber ms sobre imóveis da construtora

  102. Alexssandro Pereira Ribeiro
    19.setembro.2017

    Milhas prestaçoes nunca abaixa só ta crescendo mesmo pagando em dias

  103. jhenniffer galdino fernandes
    01.outubro.2017

    Meu nome está na lista de habitados eu posso ter ganhado um apartamento do buriti sereno

  104. 02.fevereiro.2018

    Quero um apartamento quero sai do aluguel

  105. Mrs. Maria Andrade
    16.abril.2018

    Olá.
    Eu sou a Sra. Maria Andrade, um credor privado que oferece oportunidades de empréstimo para pessoas físicas, empresas, seguros e outros. Se você está com problemas financeiros ou precisa de um empréstimo para investir ou precisa de um empréstimo para pagar suas contas sem mais nada como estamos aqui para fazer todos os seus problemas financeiros em algo do passado. Oferecemos todos os tipos de empréstimos em moeda com taxa de juros de 2%, sem taxa inicial. Eu gostaria de usar este excelente meio para que você saiba que estamos aqui para ajudá-lo com qualquer tipo de empréstimo para resolver seus problemas financeiros. Para mais informações, por favor entre em contato conosco através do nosso e-mail (prudentialinvestmentmanagement@gmail.com) Inscreva-se agora e obtenha seu empréstimo o mais rápido possível

  106. Mayara
    22.maio.2018

    Olá, boa tarde.
    Sou a Mayara, tenho 18 anos!
    Estou com um problema!

    Quero uma ajuda. Por favor estou desesperada.

    Eu e meu namorado fomos ver um ap, aqui em nossa cidade, “minha casa minha vida, financiado pela caixa.”
    Porém já assinamos alguns papéis com a construtora, formulários porem com a caixa ainda não.
    Demos 300.00 a construtora que pediram, não tivemos recibos. E pra assinar com a caixa terei uma taxa de 800.00 que me disseram e não estava ciente disso ninguém me disse só no dia que fui ao escritório.
    Não tinha decorado pra vermos. Não tem varanda são de 42.3m
    Meu namorado quer muito isso, mais estou com medo por que não sei se isso é o melhor investimento e presinto que estou entrando em uma fria, mais meu namorado não me entende!

  107. André Marinho
    14.agosto.2019

    Boa noite, com todo respeito a sua publicação, mas você comprou um apartamento a vista, certo?
    Então em primeiro lugar, você não está na situação da maioria dos brasileiros, que precisará financiar, partindo dessa primícia, o programa minha casa minha vida é de longe a melhor solução, a não ser que a pessoa consiga pagar tranquilamente uma parcela de financiamento na tabela SAC de no mínimo uns 1700 reais, se conseguir então até eu indicaria algo com um valor maior, porque pra mim existe algo que não se mensura ( não se mede ) o sonho atrelado a oportunidade de realizá-lo, mesmo que não sendo a melhor escolha economicamente falando.
    Outro ponto, você está certíssima sobre o subsídio, os juros o engolem, porém mesmo compartilhando de sua opinião, ainda é melhor que não tê-lo.
    Mas o ponto crucial são as taxas de juros, o MCMV vai de 5% a 8%, e fora do programa os juros efetivos ( reais ), seria sim bem maiores, começando em 10%.
    Existem pontos como o INCC entre outros, a melhor opção ainda acredito que seria juntar e comprar a vista ou financiar o menor valor possível, porém, de novo pensando na maioria que não tem uma educação financeira, ou condições para tal, concordando com você, seria financiar para sair do aluguel, sendo que terá mesmo com todos os juros, um patrimônio no futuro.
    Parabéns pelo post!