17  01
2013
Burocracia

O que é necessário para financiar um imóvel pela Caixa?

Hoje o post é mais burocrático, mas é de utilidade pública para quem está prestes a financiar um imóvel pela CEF (Caixa Econômica Federal) ou para quem tem curiosidade de saber como funciona.

Vou compartilhar com vocês os documentos que são solicitados na hora do financiamento + a ficha cadastral do banco que deve ser preenchida também.

É só clicar nessa imagem abaixo que vocês serão redirecionados para fazer o download do arquivo (.zip)
Assim que vcs descompactarem esse .zip, dentro tem 2 arquivos de Word (.doc)

Estes documentos foram os solicitados pela empresa documentista do empreendimento onde estou comprando o meu apartamento. Pode ser que alguns itens variem de Estado para Estado, até mesmo de cidade p/ cidade, mas creio que a maioria não mude tanto assim.

É bom estar por dentro, pois assim vcs já podem ir se preparando e se organizando. Afinal a lista de documentos é bem grandinha e envolve muita burocracia, idas ao cartório, etc.!

Aproveitem! ;-)

Para ajudar ainda mais a esclarecer sobre finanças pessoaisinvestimentos e compra de imóveis, criei uma comunidade que se chama #RumoAoMeuApê. Lá eu envio conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail, totalmente focados em te ajudar na conquista dos seus maiores sonhos. Para fazer parte basta se cadastrar clicando aqui!

37 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 17.janeiro.2013

    Nossa quanta coisa kkk, eu estou comprando o meu 1° apê tb e na planta ainda não assinei esse contrato só fiz a entrevista com o pessoal do banco. Mais sabe que eu estou desanimada pois desde março do ano passado que estou atrás disso e nada acontece nem começaram a construir ainda, acredita??? será que é normal mesmo demorar tanto assim??? haaaa e desde que comecei a andar atrás disso que acompanho seu blog mesmo no anonimato kkkk e adoro tudo que vc posta, é muito inspirador. Karina ka_gudima@hotmail.com

    • Anonymous
      17.janeiro.2013

      Olá, td bem?
      Pelo que sei as obras tem que ser iniciadas em até 6 meses da data do lançamento.Sei pq tb comprei um e me informei.Corra atrás disso.
      Bjinhos Marianne

    • Oi Karina!
      Como a Mari aqui acima disse, a construtora tem 6 meses para iniciar as obras mesmo. Vá atrás dos seus direitos, tente localizar os demais compradores para reclamarem tbm!
      Boa sorte!

  2. 17.janeiro.2013

    O firewall da empresa bloqueia o site, mas voltando pra casa com certeza baixo o arquivo! Obrigada! Vai ser muito útil! Beijinhos…

  3. 17.janeiro.2013

    Oi Bruna, meu financiamento eu fiz pelo Itaú, que já era o banco da construtora. Antes era a caixa, mas depois pq as obras atrasaram um pouco, aí mudou para o Itaú. Como eu já era correntista, foi tudo muito mais fácil, já que não tive que fazer conta na caixa e tals (até já tinha aberto uma poups antes me preparando para o dia que o banco fosse chamar, afinal quase 2 anos de construção do apê, né?) São mesmo muitos documentos e é bom preparar a grana para os cartórios, porque assusta se a pessoa não estiver “preparada”. É bom ir vendo mais ou menos quanto é para não ser pego de surpresa…
    bjs

    • Verdade Rê!
      São muitos os documentos e fora essas taxas de cartório, felizmente para quem compra o primeiro imóvel tem a lei de pagar metade das taxas mas mesmo assim ainda fica bem caro!
      Bjs

  4. Anonymous
    17.janeiro.2013

    Oi Bruna, não consigo abrir o arquivo.Vc poderia mandar para o meu email? Obrigado.Marianne
    marianne.msouza@hotmail.com

  5. 17.janeiro.2013

    Oi, Adorei seu blog, é muito lindo e útil! Beijinhos

    http://www.garotaxmulher.com

  6. 18.janeiro.2013

    Baixei e vi! Ótimo esse post, assim já me preparo quando for a minha vez! Bjos

    http://www.lutandopeloideal.blogspot.com

  7. 18.janeiro.2013

    Oi Bruna, td bem? Achei teu blog no grupo Morando Sozinha, mas pra falar a verdade eu já andava por aqui numa época mais distante, rsrs…Qdo ia me mudar e planejamos nossa casa, eu sempre passava aqui pra conferir as novidades. Eu até tinha relatado algumas coisas no meu blog sobre decoração e tals….mas com o tempo acabei deixando aquele blog pra trás e agora fiz um de receitinhas (coisas que eu como mulher casada não tenho muita prática, então resolvi compartilhar minhas “gororebes”…hahahaha) e acabei te encontrando de novo. Como faltam muitas coisas na minha casa ainda (pois estávamos sem grana) agora posso voltar aqui e buscar novas inspirações novamente. Beijão :)

    • 18.janeiro.2013

      Esqueci de falar, o nosso financiamento foi pela Caixa, foi o mais em conta na época (2008), mas é tanto tempo pagando né? rsrs Pelo menos pra gente, fizemos em 30 anos…HAUhUHUAhuA…mas estamos nos organizando financeiramente para conseguirmos quitar antes. No nosso caso, moramos no ap 1 ano e como achavamos q era mtas prestações resolvemos vender e iriamos comprar um mais em conta, mas não conseguimos, então tivemos a ideia de construir na casa dos meus pais (fizemos tipo sobrado geminado) com tudo dividido e alugamos nosso ap. Daí a prestação dele acaba sendo pago com o aluguel. Uma dívida a menos…hahahah Bjs

      http://www.receitazada.blogspot.com

      Aline :)

    • 18.janeiro.2013

      Oi Linoca!
      Ai que bom que vc voltou então! Veio pra ficar? heheheheh seja bem-vinda de volta!
      Dívidas a menos são ótimas vantagens, vc fez certo!
      Ahh amei seu blog vou acompanhar as receitinhas pois irei precisar logo mais heheheh
      Bjs

  8. 18.janeiro.2013

    Muito interessante esses post, no momento n pretendo comprar nenhum imóvel mas acho q daqui uns anos vou ter q fazer isso, vou dar uma olhada já pra me preparar!

    Bom final de semana

    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

  9. Anonymous
    18.janeiro.2013

    Oi Bruna, primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo blog, você realmente é muito dedicada e atenciosa, merece todo sucesso. Simplesmente adoro suas postagens, não perco uma e agora estou super ansiosa pra sua obrar começar, vou pegar muitas dicas aqui. Também comprei meu apartamento na planta, mas as chaves só em janeiro/14, de qualquer forma salvei as listinhas do que vou precisar para o financiamento, afinal não dizem que uma mulher prevenida vale por duas rsrsrs. Você sabe que para as pessoas que estão comprando o seu primeiro imóvel tem um lance de desconto na escritura se não me engano? Não sei se este assunto já foi discutido aqui no blog, se não foi fica a dica. Acho que está é uma informação muito útil e que poucas pessoas tem conhecimento.
    Um grande abraço.
    Ana

    • 18.janeiro.2013

      Oi Ana!
      Obrigada pelo carinho!
      Falou tudo Ana, mulher prevenida vale por duas mesmo!
      Eu abordei sim este assunto aqui no blog, mas obrigadíssima por avisar, está neste link aqui:
      http://www.comprandomeuape.com/2012/12/financiamento-de-imovel-duas.html
      Bjs

      • Cintia Serra
        16.março.2014

        Olá estou amando seu blog, ando com muitas duvidas, pois é a primeira compra de imóvel que faço. Infelizmente a data de entrega se aproxima Out/2014 e não me precavi como deveria kkkk
        Não estou por dentro desses tramites de documentação e esse lance de desconto na primeira compra me interessa kkkk, porém não consigo visualizar o link parece que foi removido.

        • 17.março.2014

          Oi Cintia, obrigada! =)
          Acabei de testar e está ok sim. Pode ser que vc tenha algum firewall ou o próprio browser tá bloqueando na hora de você tentar fazer o download, dá uma olhadinha nisso!
          Bjus

  10. 18.janeiro.2013

    Parabéns pelo post. Consegui assinar meu financiamento ano passado, na época que dei entrada no apartamento tive poucas informações, fiquei perdida, suas dicas vão ajudar muita gente.
    Bjs

  11. Anonymous
    17.abril.2013

    legal

  12. 20.julho.2013

    Olá,fui entregar a documentação do financiamento do meu apto em um representante da caixa economica e me pediram o imposto de renda com a pagina que consta o numero do recibo(que nao deve ser mostrado a terceiros)aconteceu com mais alguém???isso procede?

  13. 22.julho.2013

    Olá,fui entregar a documentação do financiamento do meu apto em um representante da caixa economica e me pediram o imposto de renda com a pagina que consta o numero do recibo(que nao deve ser mostrado a terceiros)aconteceu com mais alguém???isso procede?
    franciss.vida@gmail.com

  14. 22.julho.2013

    Este comentário foi removido pelo autor.

  15. 29.agosto.2013

    Oi Bruna!! Nossa.. não tinha visto esse post e ele é excelente! Você tem idéia de quanto tempo demora para a Caixa liberar o FGTS quando queremos usar para pagar o apto?

  16. […] de renda, etc. Eu fiz um post há um tempo atrás com toda a documentação necessária. Clique aqui para ver.Para um apartamento que tinha previsão de entrega em março/2013 e que já está se estendendo […]

  17. Ana Paula Ponce
    22.janeiro.2014

    Olá, não estou conseguindo efetuar o Download, como devo proceder?

    Bjos e obrigada

    • 27.janeiro.2014

      Oi Ana Paula, como o blog foi transferido de plataforma, alguns posts antigos deram problema nos links. Obrigada por me avisar, acabei de consertar!
      Agora é só você clicar e fazer o download da documentação!
      Bjs e boa sorte!

      • Ana Paula Ponce
        27.janeiro.2014

        Muito obrigadaaaaaaaaaaaa

        Bjinhos

  18. Jéssica de Oliveira
    12.agosto.2014

    Olá Bruna,

    Assisto todos os seus vídeos e te acho um amorzinho, parabéns pelo sucesso!

    Eu e meu noivo estamos correndo atrás da documentação para o nosso 1º apê, e estamos muito animados, sempre estamos visitando seu blog e seu canal no Youtube! Com certeza sempre estarei perguntando vááárias coisas para você kkk.

    Beijos

  19. Edmar
    03.março.2015

    Olá Bruna, eu e minha mulher estamos na fase de financiamento do nosso primeiro apartamento. Tentei baixar a lista de documentos mas não consegui! Gostaria muito de ver, ajudaria bastante!

  20. Vanessa Reis
    11.agosto.2015

    Brunaaaaa…me ajuda…rs…primeiramente super mega Parabéns pelo blog, vc é sensacional.
    Eu e meu namorido ( 10 anos juntos já..rs) financiamos o nosso apê em Dezembro de 2014 ainda em construção, a previsão para entrega era agora em Junho e segundo a construtora já estão começando a chamar os proprietários para a vistoria ( já imprimi seu check list he he) então desde de Dezembro estamos pagando juros sobre obras e não está sendo amortizado do financiamento pois segundo a construtora e o representante da Caixa a amortização só ocorre após o habite-se vc tem conhecimento sobre isto?, se estava para entregar em Junho deste ano eu já não deveria solicitar o requerimento para amortizar as parcelas?, afinal estamos pagando apenas juros sobre obras.
    Me ajuda….snif snif
    Bjo grande

  21. Paula
    23.dezembro.2015

    Oi Bruna, estou comprando meu primeiro imovel tambem e o frio na barriga permanece todos os dias que acordo. Minha duvida é , na caixa quando voce foi fazer o financiamento vc tinha algum tipo de financiamento ? por exemplo , carro, moto , etc ?
    Ouvir dizer que a caixa nao aprova o financiamento quando possui outro financiamento no nome… isso está acabando com minhas noites de sono !! !…
    Abraços!!!