• Como se organizar para emagrecer com marmitas saudáveis
07  01
2014
Livros

Resenha: Livro O Lado Bom da Vida, Matthew Quick

A primeira resenha de 2014 da categoria Livros aqui do blog será O Lado Bom da Vida, pois foi o livro que li nas minhas pequenas férias de fim de ano. Ganhei ele de presente do meu noivo há muito tempo, mas na correria não consegui ler. : Outro motivo foi porque já tinha visto o filme antes, então sabe quando você vai adiando… adiando e acaba esquecendo na estante pois afinal você já “conhece” a história?
Mas quando tive uma pausa no trabalho não pensei duas vezes em escolher este para ser meu companheiro na praia, afinal se o filme foi ma-ra-vi-lho-so, imagina o livro, eu pensava!

Uma coisa eu prometi pra mim mesma e vou tentar fazer a partir deste ano: nunca mais ver o filme antes de ler o livro! Até mesmo porque na maioria das vezes o livro é muito melhor que o filme e por um outro motivo também: fiquei lendo o tempo todo com os personagens do filme na minha cabeça, ou seja, eu já sabia como era o rosto, o andar, o jeito de cada personagem, aí meio que perde a graça, você não tem mais como imaginar tal situação!

Mas pela primeira vez na vida, achei o filme tão bom quanto o livro!
Na verdade, até vou me arriscar dizendo que o filme é melhor (não me atirem pedras!), mas vou explicar o porquê!

Bom como vocês já sabem a capa é realmente inspirada no filme, o que particularmente não gosto muito, mas neste caso eu amei!

As folhas internas são amareladinhas (amo!), o projeto gráfico é simples na minha opinião, mas de muito bom gosto, a tipografia tem um ótimo tamanho para a leitura e como tem serifa facilita mais ainda (análise de designer heheh), e o tamanho físico dele é ótimo para carregar na bolsa e ler em qualquer lugar!

Não quero me aprofundar na história pois a função da resenha é dar a minha opinião sobre o livro, então no fim do post colocarei apenas a sinopse pra quem ficar interessado em ler, ok?

O que me fez gostar mais do filme do que o livro é o fato de ter muita narração de futebol americano na leitura. Então se você é um fã do esporte, vai amar, se não é, vai odiar essas partes!
Até perdi as contas de quantas vezes teve narração de futebol, e chegou uma hora que eu já estava passando o olho rapidamente pra pular direto pra parte da história que realmente é interessante, mas isso não estragou o livro por inteiro não. A história é fascinante e não tem como não se entreter e não se apaixonar pelos personagens! <3

No começo ele é meio lento, mas não desista, pois depois você não quer mais largar. Cheguei a ler mais 80 páginas seguidas sem parar hahaha (e isso porque estava de férias na praia ein!).

O que mais amei na história é uma lição que todos nós deveríamos seguir, como o próprio título do livro diz e não teria melhor título que este, o personagem principal, Pat, nos mostra como devemos sempre olhar o lado bom das coisas, das atitudes, dos acontecimentos, enfim, o lado bom da vida mesmo!

ISBN: 978-85-8057-277-3 | Editora: Intrínseca |  Autor: Matthew Quick

Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um “tempo separados”.
Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.
À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que “é melhor ser gentil que ter razão” e faz dessa convicção sua meta. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany, a irmã viúva de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez. Um livro comovente sobre um homem que acredita na felicidade, no amor e na esperança.

Abaixo tem o trailer, mas na minha opinião ele não traduz o quão maravilhoso o filme é!
Lembro bem do dia em que fui ao cinema assistir, tinha visto o trailer mas não tinha me interessado nenhum pouco. Logo pensei “Ahh, é mais um filme bobinho de comédia romântica”, mas acabei vendo porque não tinha outra opção no dia. E nossa, me surpreendi demais mesmo. Vale a pena!

Mas a minha sugestão é realmente pra vocês lerem o livro primeiro e depois assistirem ao filme. =)

Alguns sites onde vendem o livro:
Saraiva | Submarino | Americanas | Extra | Livraria Cultura

E aí alguém já leu ou viu o filme? E quem ficou com vontade?
Me contem a opinião de vocês!

Beijos =*

❤ Acompanhe as minhas fotos no instagram: brunadalcin
❤ Siga o blog no Twitter: comprandomeuape
❤ Curta a página no facebook: comprandomeuape
❤ Se inscreva no canal do YouTube: comprandomeuape

23 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. Winnie
    07.Janeiro.2014

    Eu ameeei esse filme, já vi duas vezes. Vou ter que concordar que o filme é melhor que o livro sim. Mas a história também acaba sendo um pouco diferente, o que deu mais graça ao filme. De qualquer forma é um livro que recomendo pois a essência”do lado bom da vida” é melhor desenvolvida no livro.
    Enfim, adoro os dois, de maneiras diferentes (:
    Beijo, Bruna :*

    • 07.Janeiro.2014

      Falou tudo Winnie, realmente no filme o foco é mais no romance do que na lição de vida “do lado bomd a vida”, mas ambos são maravilhosos!
      Só não curti mesmo a parte dos jogos de futebol americano, meio chato, mas ok kkkkkkkkk!
      Bjão

      • 07.Janeiro.2014

        As partes do jogo de futebol são cansadas mesmo :P

  2. Thairinne Dantas
    07.Janeiro.2014

    Nossa, me apaixonei por esse livro assim que vi a capa… E como vc disse Bruna, no começo é um pouco lento e tals, mas depois a gnt não quer mais parar de ler. Li em 10 dias… [Férias da faculdade rsrs’]. E o que dizer do filme? Bom eles mudaram algumas coisas, pra variar, mas o que não chegou a destorcer a historia. Um lindo filme… Recomendadíssimo!
    Adorei o post! ;*

    • 07.Janeiro.2014

      Oi Thairinne! Obrigada =)
      Mudaram poucas coisas mas não distorceu a história mesmo! Amei demais! <3
      Bjão

  3. 07.Janeiro.2014

    Ah bruna, la vou eu comprar. Tava na duvida, mas agora c essa resenha… Rs todo mumdo fala q esse filme eh show. Q surpreende mesmo.
    Tem uns livros baratinhos nas lojas americanas q eu comprei e e sao mto bons, tipo o Organize seu tempo e uns outros de auto ajuda, por 9,90.
    Esse ai acho que tava 24 reais..
    Bjs
    http://www.casandosemestresse.com

    • 07.Janeiro.2014

      Heheheh, tô num vício em livros que ai meu Deusss, não me controlo hahahaha
      Então Barbara, nesses links que deixei tem até por 16 ou 17 reais! ;) Dá uma olhadinha!
      Obrigada pelas dicas que vc deu, amo livros bons e baratinhos hehehe
      Bjs

  4. 07.Janeiro.2014

    Oi, Bruna!

    Já li diversas resenhas desse livro e a grande maioria delas era positiva. Estou super ansiosa para ler! Fico feliz que você tenha gostado tanto assim!

    E essa questão do filme ser melhor que o livro: é raro, mas acontece. Eu também acho que o filme de “Um amor para recordar” é muito melhor que o livro (do Nicholas Sparks). Já viu o filme ou leu o livro? É uma história linda, um dos meus livros favoritos do autor, junto com “A última música”!

    Vi lá na página que você está lendo “A menina que roubava livros”, né? Como já disse, o livro é maravilhoso e vale muito a leitura! Um dos melhores livros que eu já li! Pena que os outros livros do Markus Zusak não tenham me convencido muito, talvez por ter gostado tanto de “A menina que roubava livros”! Prepare-se para chorar muito com esse livro, viu? Mas tenho certeza que você vai amar!

    Um beijo,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br

  5. 08.Janeiro.2014

    Oi, Bruna!
    Fiz o caminho inverso, li o livro primeiro, gostei, me envolvi com a história em algumas partes, outras achei monótonas, mas no fim o saldo foi positivo. Recomendaria a leitura. Depois fui ver o filme e acabei dormindo no meio, acredita? Senti aquela sensação estranha de que os personagens não correspondiam ao que eu havia imaginado, de que faltava alguma coisa no roteiro, etc. Mas como já aconteceu o contrário também, estou achando melhor escolher entre ver o filme ou ler o livro! Assim não fico desapontada..hehe
    http://www.carinapedro.com

    • 08.Janeiro.2014

      Sério Carina?
      A história muda um pouco sim, mas eu achei melhor resolvida do que no livro.
      Apesar de que no livro tem mais a essência do lado bom da vida do que no filme, mam ambos são bons na minha opinião, tirando só a parte chatinha da narração de futebol do livro hehehe
      Mas sua ideia de escolher entre um e outro tbm achei válida, assim não há decepções hahahaha
      Bjs

  6. Lennethh
    08.Janeiro.2014

    Bru adorei a sua resenha, simples direta e sem falar detalhes que podem comprometer a história do livro! Faça sempre as resenhas!

    Eu li o livro e ainda não vi o filme mas estou doida pra ver! Eu tb achei as partes de futebol bem chatas mesmo mas acaba que fazem parte da história já que é isso que une a família (o pai com os irmãos), mas eu achei o livro um pouco fraco, não sei, senti que ele poderia ter escrito mais hahahaha mas ainda sim gostei muito!

    E agora que vc falou o quanto maravilhoso o filme é eu estou ainda com mais vontade de ver! Parabéns pela resenha Bru!

    • 08.Janeiro.2014

      Obrigada Lenneth!
      Fico feliz que tenha gostado da minha resenha!
      Assiste sim, eu adorei!
      Bjs

  7. 08.Janeiro.2014

    Nossa, Bru, nunca vi uma resenha tão bem feita e caprichosa!!
    Belas fotos!
    Também gostei da forma como colocou sua opinião, a sinopse e o trailer.
    #seutrabalhomeinspira :)
    Beijos

    http://www.dicaprahoje.com

  8. Sabrina
    08.Janeiro.2014

    Eu li o livro antes do filme, mas ao final, acabei me decepcionando com ambos.
    Criei muita expectativa, visto a repercussão do filme, imaginei que fosse uma história mais profunda. Não estou dizendo que o livro/filme são ruins, apenas achei fraquinho principalmente o livro que cria um mistério e uma vontade de descobrir o final ,que acaba sendo morno. Mas para quem quer uma leitura leve, fácil e descontraída é legal.

    • 08.Janeiro.2014

      Oi Sabrina,
      Ai eu gostei bastante, achei lindo, mas claro que tem outros filmes e livros bem melhores sim!
      Me emocionei com a história e a lição que nos passa.
      Bjss

  9. Núbia Voss Reis
    09.Janeiro.2014

    Li o livro e assisti o filme, pelo meu ponto de vista, o livro é melhor porque é mais detalhado e menos confuso, no filme os personagens falam ao mesmo tempo e como assisti legendado achei meio confuso em certos momentos. Ao comentar com um professor (faço psicologia), ele disse que então o filme é melhor, porque é isso que caracteriza a história, a loucura, devemos olhar mais para os personagens do que para as falas e que o filme foi inspirado na lição freudiana de que “ficamos doentes se incapacitados de amar” .. até hoje fiquei de ver o filme de novo para enxergar com “outros olhos” . beijos.

  10. […] Nas minhas mini-férias no fim do ano terminei de ler o livro O Lado Bom da Vida e fiz a minha resenha dele aqui no blog. Já viram? (tem aqui!) […]

  11. Lorena Py
    14.Janeiro.2014

    Oi Bruna. Adorei o post!
    Saindo um pouco do assunto, tenho uma curiosidade, qual a camera e qual a lente que tu utiliza em tuas fotos? Adoro o efeito desfocado em tuas fotografias :)

    Desde já te agradeço.

    Lorena Py

    • 14.Janeiro.2014

      Oi Lorena, obrigada!
      Uso a camera T4i e lentes diversas, mas as que mais uso eu já fiz post no blog, dá uma busca no campo acima do meu perfil!
      Bjsss

  12. juliano cesar de oliveira
    29.Abril.2014

    Oi adorei sua resenha!.. muito obrigado…me fez se interessar pelo livro….mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    http://www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

  13. Thaís Serrão
    20.junho.2014

    Bruna, atualiza essa categoria com seus últimos livros! Todos que você indica eu leio ou já li! Rsrsrsrs
    Agora estou lendo Ressurection, o libro que inspirou a série produzida pelo Brad Pitt e estou amando!!!
    Beijos!!

    • 20.junho.2014

      Verdade Tha, preciso mesmo atualizar, mas dei uma pausa por conta da correria da reforma do apê, mas em breve farei mais sim!
      Um super beijooo