13  03
2014
Decoração | Leitores | Reforma

Pergunte ao arquiteto #3 (Respostas)

Respondendo as dúvidas dos leitores!

Andréa (São Paulo/SP)
É aconselhável colocar gesso tabicado em áreas como a do banheiro e cozinha?
Se não for colocar gesso o que posso fazer quanto a iluminação?

Não existe nenhum problema em usar forro em gesso tabicado nessas áreas. Você tem que atentar se ao fazer essa opção,  o pé direito mínimo para esses cômodos será respeitado (o pé direito mínimo  para cozinhas  é de  2,5 m e para banheiros é de 2,30 m) e levar em consideração a espessura do forro:

Gesso acartonado: 12 à 15 cm
Placas de gesso: 15 cm
Forro de gesso estruturado: 7 cm (difícil encaixar luminárias e passar conduítes)

Caso você decida não usar o gesso, a iluminação pode ser resolvida através de spots de trilho e pendentes.

Seguem algumas inspirações:

gesso_cozinha02gesso_cozinha01

Na cozinha, se usarmos apenas uma iluminação central , geraremos sombras na bancada da pia, que deve ser muito bem iluminada, já que é nela que trabalhamos. Nos nossos  exemplos isso foi resolvido usando spots como arandelas, spots em trilhos e luminárias embutidas nas prateleiras sob a bancada .

Outro ponto de suma importância e que deve ser bem iluminado é a área de refeição. Pendentes sob a mesa são uma ótima opção, lembrando que estes devem ter de 70 à 75 cm de distância do tampo da mesa.

No banheiro, podemos fazer uso de arandelas, para iluminar a bancada e uma luz geral para iluminar todo o cômodo. A altura das arandelas deve ser de 1,4 à 1,8 m  do piso. 

iluminacao_banheiro03

Kelly Cristina Silva de Oliveira (Guarulhos/SP)
Bom dia! Vou começar a reformar o meu ape, e tenho uma duvida, meu noivo é louco pelo porcelanato polido, e quer colocar na sala e corredor do apartamento, para os quartos eu acho o laminado um piso melhor, mais aconchegante, porem para a cozinha e banheiro não podemos colocar o porcelanato polido porque ele é muito liso e escorregadio, alem disso, meu noivo também gostou muito do porcelanato que imita madeira, e quer usar na cozinha e na área seca do banheiro, deixando apenas a área molhada do banheiro com um piso comum. A duvida é: Será que tem como fazer tantos pisos diferentes e mesmo assim ficar harmonico? Ou melhor deixar os quartos e sala em porcelanato e mudar apenas os pisos da cozinha e banheiro! Me ajudem por favor!

Juliana Vidotto (Guarulhos/SP)
Como posso fazer a divisão entre o piso da sala e o piso da cozinha? Os dois cômodos são juntos, mas na sala quero colocar piso vinilico carvalho e na cozinha porcelanato? Posso deixá-los juntos ou é melhor colocar soleira? E qual cor de porcelanato combinaria com a cor do meu piso vinilico?

Kelly Leite (Rio de Janeiro/RJ)
Boa Tarde, posso combinar pastilha preta colormix sobre a bancada da pia com um piso hidraulico em cima do cooktop até o teto? Combina? tenho receio de misturar o moderno com o rústico…sei lá. Tb. estou pensando em usar preto colormix pastilha sobre a bancada pia e em cima do cooktop colocar pastilha colormix ouro e801.

Pisos – Pode! Pode tudo!
É proibido proibir. Não existem regras para nada… a única regra é estar de acordo com seu gosto e refletir a sua cara na sua casa. O que existem são alguns questionamentos que você deve fazer ao escolher o revestimento, que são:

 a) Qual o uso que dou a esse ambiente?

Por exemplo, se pensarmos num quarto… precisamos de ítens que nos gerem aconchego, por que é lá que descansamos, certo?  Num banheiro precisamos de algo que seja estanque à agua e que não nos faça escorregar, já que, por causa do banho, esse ambiente gera muita umidade.  Já na cozinha deve se pensar num revestimento que suporte a gordura e a uma limpeza mais pesada… e por aí vai.

b) Meu ambiente é grande… meu ambiente é pequeno…

Se você tem uma sala pequena e uma cozinha pequena, uma solução para dar a impressão que esses ambientes são maiores é integrá-los. Uma boa maneira de fazer  isso é usando  o mesmo piso nos dois ambientes. Caso não seja possível, tente combinar os tons e/ ou fazer alguma ligação entre os ítens desses cômodos. (Ex.: o tom da madeira que uso no piso da sala é o mesmo que uso nos móveis da cozinha e etc).

Outro ponto que deve ser pensado é no formato desse revestimento. Porcelanato retificado (aquele que o acabamento não é boleado e que quase não dá para ver o rejuntamento entre eles) e tábuas em madeira compridas “alongam” o ambiente.

c) Integrar ou não integrar…

 Como falamos, integrar ajuda a “aumentar” os ambientes, mas será que a gente tem que integrar tudo mesmo? Vamos ver o exemplo de um banheiro.

Sabe aqueles em que a pia fica separada do box e sanitário? Então, na área da pia é interessante continuar o revestimento do corredor sem soleira , mas na área do vaso e do box não precisamos continuá-lo, porque queremos marcar essa separação.

Um piso também pode marcar uma circulação. Ex.: Uma sala com porcelanato seguindo o mesmo revestimento pelo corredor marcam um caminho, um eixo de circulação. Nesse caso os quartos podem ter outro revestimento? Podem!

 c) Menos é mais

Se você optar em colocar revestimentos diferentes em seu cômodo pense em um mais decorativo e nos outros escolha tipos mais neutros, mas que combinem entre si, tenham tons complementares.

No caso da Kelly Leite, a questão é se dá para integrar pastilhas de vidro na cor preta com ladrilhos hidráulicos.

Minha sugestão é escolher um ladrilho em tons “preto e branco”. Acho que as pastilhas douradas, apesar de serem  lindas, poderiam ficar pesadas. Seria muita informação visual num mesmo ambiente. Talvez, pastilhas espelhadas ou em inox  fiquem melhor.

pisos_revestimentos

No caso da Kelly Cristina, nossa sugestão para harmonizar os três tipos de revestimentos citados é manter uma base neutra com o porcelanato em tom rígido e escolher um laminado e um porcelanato no mesmo tom de madeira:

pisos_revestimentos2 pisos_revestimentos3

A Juliana levantou a questão sobre a junção entre revestimentos diferentes. A solução tradicional é usar uma soleira em pedra, mas você  pode também optar em fazer soleiras com o própio porcelanato, soleiras com madeira ou com porcelanato imitando madeira, soleiras com ladrilho hidráulico, soleiras com pastilhas de vidro ou pastilhas de pedras… e até mesmo não usar soleiras.

Atenção! Em pisos laminados e vinílicos existem  peças específicas para a junção e acabamento do piso.

pisos_revestimentos4

Solução interessante. Para evitar os respingos de água provenientes da  bancada da cozinha no piso em madeira, uso-se uma faixa em  ladrilho hidráulico.

pisos_revestimentos_cozinha5

pisos_revestimentos6

Imagens de Reprodução: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Quer fazer a sua pergunta à equipe do Estúdio Ideia também?
É só clicar aqui e preencher o formulário!

Conheça a galera do Estúdio Ideia: estudioideia.com

15 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 14.março.2014

    Amei esse post. Quando vi a pergunta sobre os pisos achei que iam impor um monte de regras, mas não, pode tudo desde que combine com o gosto dos moradores e existem dicas para conseguir efeitos desejados. Achei perfeito! Eu penso exatamente assim, quero que minha casa seja a minha cara e a do meu marido e amo essas dicas que fazem toda a diferença :D

  2. Dany
    14.março.2014

    Oi adoro o blog e estou gostando mais ainda dessa coluna de pergunte ao arquiteto, pois faço arquitetura. Seu apt está ficando lindo!!

    • 14.março.2014

      Obrigada Dany!
      É legal que essa coluna tbm ajuda os estudantes de arquitetura né! =)
      Bjs e obrigada viu!

  3. Bianca
    03.abril.2014

    Amei a matéria. Como esse blog tem me ajudado. Show. É mto bom vivenciar junto com vc esse momentos.
    E não esquece de fazer um video mostrando seus pisos e acabamentos. Parabéns!!!

  4. Mauricio
    05.agosto.2014

    Boa noite, gostaria de obter uma informação: quero fazer uma bancada para refeição em minha cozinha, em MDF ou madeira, e não sei se o material pode ter contato com o chão e, casualmente, vir a molhar. Vcs podem me auxiliar com alguma sugestão?
    Agradeço antecipadamente.

  5. MAGDA OLIVEIRA
    26.março.2015

    Bruna acompanho seu blog a muito tempo, desde o início e amo tudo que nos ensina. Estou querendo juntar a cozinha e a área da churrasqueira da minha casa, e gostaria de saber qual a melhor forma de decorar? Pretendo colocar o mesmo porcelanato nas duas áreas, e estou pensando em colocar um de cimento queimado que por sinal está super em alta. Será se posso? E que tipo de revestimento vocês me indicam para colocar na parede de ambos? Pode ser o mesmo, ou não? Obrigada.

  6. Roberto
    18.janeiro.2016

    Gostaria de saber o que deve ser usado na divisão, do laminado p o banheiro, entre a porta, soleira ou bagute, grato !!!

  7. Ola, gostaria de um banheiro em tom de bege com uma combinação de porcelanato imitando madeira o que colocar? obrigada

  8. Karina
    11.agosto.2016

    Adorando as dicas ! Acabou me dando muita inspiração!

  9. Geo Menezes
    07.novembro.2016

    Gostaria de saber como resolver o desnível na soleira entre um piso de porcelanato com 10mm e um piso vinílico de 3mm.
    Nivelamos o piso com algum tipo de argamassa ou instalamos um perfil redutor?

  10. Regina
    03.agosto.2017

    Casa térrea com corredor que divide os quartos, devo usar mesmo piso ou intercalar com outro, a casa tem pouca iluminação.

  11. Ana Paula
    07.abril.2018

    Olá minha dúvida seria sobre meu teoria é madeira qual seria a melhor opção para o piso.Gostaria de seguir porcelanatô imitando madeira fica bom?E outra dúvida nas divisões desse ambiente qual a melhor opção de soleira? Obrigada

  12. Odete Antunes Bianchi
    06.maio.2018

    Estou reformando e construindo! fiz um novo banheiro que será todo branco, o piso em porcelanato branco rajado de preto levemente. Aumentei o closet, o piso era tacão como o do quarto agora estou colocando o mesmo piso do banheiro. Como resolvi colocar lambril nas parede do meu quarto ao tirar o roda pé descobri um pouco de umidade. Estou impermeabilizando e, tivemos a ideia de colocar uma soleira em volta do quarto todo (meu quarto é suite) meu marido quer a soleira branco do mesmo piso do banheiro/closet, eu acho que fica melhor que a soleira seja da cor prox. ao tacão. estamos num empasse o que vc. acha? futuramente pretendo colocar em todos os ambiente da casa onde tem tacão. A soleira do banheiro e do closet p/o quarto será branca da mesma pedra do lavatório que será de mármore branco rajado. Socorro me ajuda.Obrigada, Odete

  13. Karen Lacerda
    26.julho.2018

    Olá gostaria de saber se posso deixar sem divisorias o piso vinílico, vou fazer a sala, corredor que vai para os quartos e os quartos….posso fazer direto sem divisões?

  14. Daniela
    23.setembro.2018

    Boa noite estou querendo mudar o chão dos quartos.Mas o problema que tenho a sala de madeira escura avermelhada.Podereia por os quartos de laminado e em que cor poderia ser sem ser o mesmo da sala.Pois não seria madeira.Obrigada