10  04
2014
Decoração | Leitores | Reforma

Pergunte ao arquiteto #5 (Respostas)

Respondendo as dúvidas dos leitores!

Sabrina Ribeiro (Mauá/SP)
Boa Noite, primeiro eu gostaria que vocês me ajudassem, moro com meus pais e vou me casar daqui 2 anos, e vamos construir nossa casa em cima da casa dos meu pais, mas a casa não tem estrutura, como poderíamos fazer? Também é dificil escolher um profissinal que faça um trabalho confiável. Gostaria de saber sobre a “Construçao a Seco” se seria uma boa. Obrigada.

Olá, Sabrina! Quando o assunto é estrutura, não podemos arriscar. Por mais que a construção seca tenha um sistema estrutural independente e autonômo, a questão a ser respondida é se a edificação existente suportaria o peso dessa nova construção sobre ela. Por isso, a minha recomendação é: procure um profissional habilitado (arquiteto ou engenheiro civil) para visitar o imóvel e avaliar as condições necessárias para a construção desse acréscimo.

A construção seca é um tipo de sistema construtivo que, ao invés de usar elementos como os tijolos e os blocos de concreto assentados com argamassa e peças de concreto, utiliza perfis metálicos ou em madeira formando um esqueleto estrutural onde são fixadas chapas de gesso especial (internamente) e chapas cimentícias, madeira, OSB e outros componentes para vedação. No vazio entre uma chapa e outra, pode ser preenchido com material isolante e é onde passam as instalações elétricas, sistemas hidráulicos e de telefonia.

Neste vídeo (clique aqui) podemos ter uma ideia geral de como funciona esse sistema.

Vantagens em relação ao sistema convencional:

  • Rapidez de execução – Pense nesse sistema de encaixe de paines e estruturas em madeira ou aço, como peças de “lego”,  fáceis e rápidos de montar. Uma casa de 60 m² , por exemplo, leva, em média, 5 dias para ficar pronta.
  • Sustentabilidade – o aço é um material reciclável;
  • Racionalidade – como quase não há perda de material, é possível o quantificar com exatidão;
  • A espessura da parede é inferior às convencionais, aumentando o espaço interno da construção;
  • Fácil manutenção;
  • O reparo é feito sem barulho ou sujeira.

construção-compare

Gilmar (São Paulo/SP)
Tenho um quarto 3.20×2.50 e quero colocar um tv nele aonde devo colocar? Os móveis já foram comprados e gostaria dela escondida que só aparecesse quando eu quisesse assistir, obrigado.

Para saber onde colocar a TV é necessário ficar atento:

  • a relação entre o tamanho da TV e a distãncia entre ela e o observador;
  • a altura da TV, que é determinada pela altura média da linha dos olhos do observador na posição em que ele a assiste.

Nesse desenho é possível ter uma boa noção dessa relação.

tvtv2

Quer fazer a sua pergunta à equipe do Estúdio Ideia também?
É só clicar aqui e preencher o formulário!

Conheça a galera do Estúdio Ideia: estudioideia.com

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin

14 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Kaa
    10.abril.2014

    Aprendendo muito nessa sessão, pois de nada disso eu sabia! ~~’ #inguinorantchy

    Bjo

  2. Tamyra
    10.abril.2014

    Lembrando que nem todo arquiteto tem noção de estrutura. O ideal é contratar um Engenheiro Civil.

    • 11.abril.2014

      Olá, Tamyra. Tanto o arquiteto, quanto o engenheiro civil são profissionais habilitados à responder sobre questões estruturais de uma edificação.

      Cabe, tanto à um como ao outro, avaliar se sua experiência profissional dá base para isso.

      Faço questão de deixar clara essa informação, porque, infelizmente, existe uma ideia errada de que arquitetos não conhecem estrutura e execução de obras, fazendo com que nossa profissão não seja valorizada.

      Um abraço!

    • Eliane
      11.abril.2014

      O ideal é contratar um Engenheiro Civil sim Tamyra, já que é este profissional que estuda 5 anos de cálculo estrutural pesado e que geralmente segue para trabalhar na área.

      • Elaine Reis
        13.abril.2014

        Olá
        Não devemos julgar as diversas profissões antes de saber a fundo.
        Tanto o engenheiro ou o arquiteto, estão aptos a ajudar, e estudaram 5 anos para isso e suas especializações….
        Se fosse assim O famoso Oscar Niemeyer não teria feito tanto sucesso e obras, e ele era arquiteto.
        Um beijo

        • Eliane
          14.abril.2014

          Olá Elaine, desculpa mas acho que vc me entendeu errado e faço questão de explicar pois já cursei os dois cursos e sei a fundo do que estou falando. Não disse que apenas um está apto a ajudar, todos estão aptos, cada um em uma área. Estas informações que o arquiteto nos deixou é muito importante e um eng civil com apenas esta graduação possivelmente não tenha visto durante o seu curso estas questões de tamanho da tela e distância do observador. No entanto este profissional faria um comentário de outro ponto de vista no caso da estrutura, como por exemplo, relacionar as questões construtivas do local que podem ser obtidas para posteriormente fazer a análise com o profissional habilitado.
          Oscar Niemeyer era sim um grande profissional, assim como todos arquitetos podem ser!
          Mas ele fez o que Joaquim Cardozo não fez e vice versa! ;)

      • Tamyra
        14.abril.2014

        Sou Engenheira e por isso mesmo fiz questão de fazer o comentário.

        • Elaine Reis
          14.abril.2014

          Olá
          Pelo curso os dois tem noção de estrutura.

  3. 13.abril.2014

    Ola Bruna,primeiramente adoro seu blog,sempre me ajudou muito,pois tb estou na fase de reformas pos chaves,tenho uma duvida cruel e como vc tem um gosto muito parecido com o meu,quero muito sua opinião:
    Meu apartamento é bem pequeno 48m² e sempre gostei do tom de cinza bem claro porque destacaria meu teto,rodapes e portas (que são brancos) mas meu pintor errou a cor e ficou um branco gelo ai o apt ficou claro demais (meu sofa é um cremezinho,meu rack branco com painel madeira,minha mesa toda de vidro e as cadeiras brancas.) ou seja está tudo muito claro. Eu comprei uns detalhes amarelo e azul turquesa para decora o rack e uma mesa redonda lateral amarela que vai ficar do lado do sofá.Eu queria muito destacar uma parede da sala de jantar (que é junto com a sala de estar) estou na duvida,entre um papel de parede com o fundo branco e detalhes cinza ou pintar uma parede com azul turquesa? Sendo que a minha sala de jantar é em L e a parede maior tem um espelho na parede inteira e a menor que quero destacar.
    Um bj e aguardo uma dica.

  4. 14.abril.2014

    Então, Elaine, Tamyra e demais leitores, de maneira nenhuma quero desmerecer o engenheiro civil, que é sim um ótimo profissional para ser consultado em questões estruturais. O que eu gostaria de deixar claro, mais uma vez e já peço desculpas pela insistência no assunto, é que, tanto o engenheiro civil quanto o arquiteto tem uma enorme carga horária da disciplina de cálculo estrutural em suas graduações e tem em suas atribuições profissionais essa habilitação. A única diferença é que o engenheiro pode se responsabilizar pela estrutura de pontes e estradas, o arquiteto não.
    O que acontece é que muitos arquitetos preferem não seguir nessa área específica, diferente do que acontece com os engenheiros.
    Quando falei que o que deve ser levado em consideração é a experiência do profissional, quis alerta que em ambas as profissões existe muitas áreas a se especializar: um engenheiro civil pode ser fera em planejamento, mas não dominar estruturas, assim como um arquiteto pode entender tudo sobre plantas e ír para o paisagismo, mas também não entender nada de estruturas.
    Para que não fiquem mais dúvidas, sugiro que acessem esse link (http://www.caubr.gov.br/anexos/resolucao/RES-21_CAUBR_16_2012.pdf) que trata da RESOLUÇÃO N° 21, DE 5 DE ABRIL DE 2012.

    Um abraço a todos e desculpe algum mau entendido.

    • Elaine Reis
      14.abril.2014

      Olá
      Estúdio Ideia.
      Sei das habilidades de cada um e concordo com o que explicou, somente quis ressaltar isso e dizer que cada um tem seu espaço e que na maioria das vezes uma profissão complementa a outra, diante das atribuições e responsabilidades de cada um.
      Obrigada
      Um abraço

  5. Bruna
    14.abril.2014

    Enorme carga horária? são 320 horas no curso de arquitetura, de aulas contendo cálculo estrutural (desde a base até o projeto final de estrutura) contra quase 1600 horas no curso de engenharia civil, sem falar a descrição de cada disciplina, estamos falando em 20% uma em relação a outra e você quer realçar a questão da experiência apenas, acredito ser um ponto muito importante, porém não o único a ser declarado assim.

    • Tamyra
      16.abril.2014

      Concordo contigo Bruna, cada um tem o curso voltado para alguma atividade específica, o Engenheiro Civil tem sim muito mais experiência na área de estrutura do que um arquiteto, tanto que estudamos muito mais tempo esta área do que eles. Da mesma forma que o arquiteto tem muito mais horas de interiores e paisagismo do que nós, Engenheiros Civis.

  6. Mayara
    18.abril.2014

    Boa noite!!! Estou reformando meu apê e gostaria de saber sobre pontos corretos para colocação de tomadas, principalmente numa cozinha. E a iluminação nos ambientes.