26  07
2015
Decoração

Como transformar uma varanda simples em varanda gourmet?

Varanda gourmet: como decorar?

Olá! Estou procurando apartamento para comprar, e gostaria muito de ter uma varanda gourmet, no entanto, os apartamentos novos com varanda gourmet são muuuuito caros. Nessa minha procura, encontrei bons apartamentos (um pouco mais antigos – 5,6 anos-) que têm varandas bastante espaçosas, mas não são gourmet. Gostaria de saber se posso transformar uma varanda simples em varanda gourmet. Obrigada. Kamilla | Brasilia  -DF

Se você gosta de receber e cozinhar para os amigos em casa, nada melhor do que ter um espaço gourmet na varanda. Se a sua não oferece essa possibilidade, nós vamos te apresentar algumas ideias para fazer essa transformação.

Pensamos em três opções para três tipos de orçamento diferentes, assim, até quem está sem grande para fazer grandes investimentos, poderá desfrutar desse espaço de lazer.

Nesse ambiente é necessário ter um área para fazer as refeições, onde você pode ter cadeiras, bancos, mesa ou uma bancada, e outra para o preparo, contando com frigobar, churrasqueira, cooktop e outros eletrodomésticos.

Suas opções vão depender do espaço que você tem disponível.

[Atenção] É imprescindível que você tenha o acompanhamento de um profissional habilitado para definir a mudança de pontos de hidráulica e esgoto, assim como em toda a execução da obra.

1°) Se você não quer obra de jeito nenhum…

Mesmo sem ter uma pia é possível criar um espaço que sirva para refeições e pequenas reuniões. Você pode fazer uso de um balcão de apoio e se sua varanda contar com tomadas, é possível usar eletrodomésticos, frigobar e até uma churrasqueira elétrica.

pergunte-arquiteto1

pergunte-arquiteto2

Nesse caso, como se tratava de imóvel alugado, a proposta foi a de criar um espaço mais versátil, sem a necessidade de se realizar uma obra de fato. Prolongamos a sala para a varanda inserindo um tablado com placas de deck em madeira que são facilmente instalados e usamos um banco de praça para que a TV pudesse ser assistida na varanda. O banco foi feito com pés em ferro que são encontrados em qualquer loja de material de construção. Para ficar com uma cara mais descontraída, pintamos esses pés com uma tinta apropriada em um tom de azul.

A bancada da área gourmet é uma peça de granito apoiada em pés feitos com bloco de concreto pintados fixados na parede por um suporte metálico. Nela é possível fazer refeições e apoiar eletrodomésticos como uma cafeteira no café da manhã ou um grill ou uma churrasqueira elétrica para outros tipos de refeições. Renovamos um frigobar antigo envelopando-o com uma estampa colorida nos tons que usamos nos banquinhos mineiros.

Além disso, usamos caixotes de feira para apoiar vasinhos de tempero.

Solução fácil, sem obra e com orçamento enxuto.

2°) Se você não abre mão de ter uma pia:

Então: “Mãos à obra!”

[Atenção] Só consultando um profissional habilitado para saber se é ou não possível fazer essa transformação no sistema hidráulico na sua varanda.

Neste apartamento do exemplo abaixo, foi muito simples fazer a instalação da pia porque usamos a mesma parede em que a tubulação da área de serviço passava para instalar a bancada da varanda gourmet. Optamos por um grill, mas se você quiser usar qualquer equipamento pesado, como uma churrasqueira, é necessário saber se a estrutura da varanda foi projetada para receber essa carga.

pergunte-arquiteto4 pergunte-arquiteto3

3°) Se sua varanda é minúscula!

 Dona criatividade está aí para resolver todos os problemas. Olhe essas varandas e se inspire.

pergunte-arquiteto6 pergunte-arquiteto5

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7

Abraço e até o próximo domingo!

Quer fazer a sua pergunta à equipe de arquitetos do Estúdio Ideia também?

É só clicar aqui e preencher o formulário com o seu nome, e-mail, cidade, estado e escrever a sua dúvida!

Conheça a galera do Estúdio Ideia: estudioideia.com

3 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Jéssica
    27.julho.2015

    Bruna, Adorei as ideias *-*
    Mas estou com um probleminha, minha nova varanda e área de serviço do apê são abertas (Sem cobertura nenhuma) ela não é junto com a cozinha fica externa, e pra fazer a área de serviço com todos os armários e utensílios que preciso e proteger a máquina de lavar da chuva e sol está um pouco difícil. Gostaria de algumas dicas e ideias de materiais que posso usar neste caso.

    Te acompanho sempre, e pego todas as ideias possíveis para nosso primeiro apê.
    OBS: Meu noivo te acompanha tbm e esta adorando suas postagens, sempre comenta alguma coisa que viu aqui rs.

    Beijos!

  2. 27.julho.2015

    To super na mesma situação que a Kamilla! Meu namorado é louco por churrasco (eu também) e queríamos muito uma varanda gourmet! Mas é quase impossivel encontrar aqui em Campinas e quando encontramos é 3X mais caro ): Enfim, só tinha pensado em colocar ou uma churrasqueira de chão (estilo americana) ou um suporte na parece pra apoiar um grill mesmo! Adorei as novas idéias =) http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  3. Kytania
    28.julho.2015

    Mto bom Bruna, aproveitamento total dos espaços pequenos. No meu ape como é minúsculo optei em levar minha mesa de jantar para varanda, deixou de ser varanda. Bjos