23  10
2015
Decoração

Lâmpadas de LED: como escolher?

Saiba tudo sobre as lâmpadas de LED e como usá-las no seu projeto de iluminação!

As lâmpadas de LED começaram a ficar mais conhecidas de alguns anos pra cá, mas vocês sabiam que não é uma tecnologia tão nova? Foi criada em 1961 por Robert Biard e Gary Pittman. A palavra LED, para quem não sabe, vem da sigla Light Emitting Diode, que significa que elas trabalham com diodo emitindo luz.

Muita gente ainda não sabe como usá-las em um projeto de iluminação e não sabem as vantagens de sua utilização. Mas hoje nós vamos conferir muitas dicas que irão ajudar bastante! ;)

(via)

(via)

Esse tipo de lâmpada pode economizar de 75% a 95% da energia consumida por outros tipos de lâmpadas, trazendo economia na hora de pagar a conta de luz. Uma outra vantagem é que pode ser encontrada de diversos tamanhos, até os mais reduzidos, podendo assim iluminar ambientes menores, como nichos e fundo de armários, permitindo a criação de lâmpadas cada vez mais discretas e elegantes. Além disso, tem uma vantagem sobre as outras lâmpadas, que é o tempo de vida, que chega perto de 10 anos!

Uma desvantagem no uso do LED é a reprodução de cor, que sua média é menor que as das lâmpadas incandescentes (sua fabricação já foi proibida, por causa do seu auto consumo de energia) ou fosforescentes, sendo pouco indicada em ambientes muito grandes, pois pode causar dor de cabeça ou causar incomodo.

Outra situação a se pensar ao escolher um LED é em relação ao tipo de cor da lâmpada. Existem as cores quentes e frias, que, por exemplo, em espaço de trabalho aplica-se a luz fria (que são as mais chegadas ao tom de azulado) e para um ambiente de relaxamento utiliza-se a luz quente (que são as mais amareladas).

É importante se atentar a cor dos revestimentos e acabamentos do ambiente, ao qual vamos inserir esse tipo de iluminação, pois eles podem ser percebidos e visualizados de forma diferente dependendo da intensidade da cor da luz que utilizarmos.

Lâmpadas de LED

(via)

Os LEDs são ótimos para ambientes externos, onde a exatidão nas cores não é tão necessária, mas trabalhadas em ambientes pequenos pode trazer uma grande diferença ao ambiente, dando um ar especial e confortável a sala ou ao quarto, quando se utiliza as cores quentes.

No mercado já existem diversas evoluções como lâmpadas que podem ter sua intensidade controlada pelo smartphone.

Os modelos mais comuns são:

  • Spot tipo dicroica: servem para spots de embutir no teto;
  • PAR20 e PAR30: são produzidas com soquete tipo rosca (comum em lâmpadas normais);
  • Bulbo: imitam o formato das lâmpadas incandescentes e são utilizadas em lustres e spots.

Dica rápida e valiosa!

Para quem está substituindo lâmpadas comuns por LED, siga uma regra prática:

1 Watt de LED equivale a:

  • 10 Watts incandescente
  • 10 Watts dicroica ou halógena
  • 2,5 Watts fluorescente

Neste ambiente foram utilizados spots de LED com uma cor quente, chegando ao amarelado. Dessa forma trouxe conforto para os moradores!

(via)

(via)

Já neste ambiente foram utilizados cores mais frias. Dá um ar de ambiente moderno e mais energético.

(via)

(via)

Vocês preferem ambientes com iluminação quente ou fria?
Me contem!

19 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Jéssica
    23.outubro.2015

    Bru, este post é pra mim. Veio em boa hora ^^
    Instalamos hoje nossas luminárias e utilizamos lâmpadas de led branco frio na sala toda (Spot e lustres), no quarto usaremos led branco quente porque acho que da um ar de aconchego pro ambiente.
    Como o apê é pequeno achei que o led branco frio ajudou a ampliar o espaço.

    Está ficando muito bunito, não vejo a hora de estar tudo do nosso jeitinho!

    Obrigada pelas dicas
    Bjos

    • 26.outubro.2015

      Amplia mesmo Jé… eu tbm fiz assim, alguns locais com branco, outros com amarelo!

  2. PATRICIA PAIXAO
    25.outubro.2015

    Estou adorando seu blog. Assim como você me encontro em um grande desafio, decorar um apto de 49 m² com pé direito de 1,60.

    • 26.outubro.2015

      Oi Patricia, seria 2,60 não?!

      O meu era 2,53… então o seu será mais fácil rs

  3. 25.outubro.2015

    Prefiro, para ambientes como sala de jantar/ estar e quarto, a iluminação quente, mais amarelada. Para ambientes de trabalho, tipo cozinha, área de serviço, a luz fria é a mais adequada. Fizemos assim aqui em casa rs mas, como não entendia, quando vi a luz amarelada nos quartos, achei q nao iluminava bem e que parecia coisa antiga rs depois fui pesquisar e aprendi um pouco sobre projeto luminotécnico, puxa um bom projeto de iluminação faz toda diferença! O do seu apê ficou muito legal!
    bjo, Bru! ;)

    • 26.outubro.2015

      Obrigada Lu… o projeto acabou sendo meu mesmo kkkkkkkk pesquisei tanto que deu certo, mas um dia quero ter uma arquiteta pra fazer um melhor (não neste apê, quem sabe no próximo kkkk)! Bjssss

  4. Kelly
    26.outubro.2015

    Estou exatamente nesta fase da reforma do meu miniapê de 45m². Usamos led no apartamento inteiro. Pesquisamos bastante e optamos por luz fria em todos os ambientes, para dar amplitude. Vamos usar também fita de led na sala. Espero que fique bom.
    Acho que é a primeira vez que comento. Seu blog tem me ajudado muito.
    Beijos

  5. Fernanda Melo
    27.outubro.2015

    Oi Bruna!!

    Quero parabeniza-la pelo site e demais sempre acompanho, estou construindo minha casa e sempre venho dar uma espiadinha aqui e buscar inspiração.
    Em breve vou enviar fotos da minha casa.

    Bjos

  6. 27.outubro.2015

    Adorei o post. Estamos montando o nosso apê agora, e escolhemos todas de LED quente, eu sempre preferi iluminação amarela. Mas a que escolhemos não ficou muito amarelada, ficou no jeitinho certo.
    No banheiro optamos pela fria.
    Adoro o seu blog .. é meu norte para muitas decisões.

  7. Layana
    27.outubro.2015

    Esse post veio numa ótima hora! estou procurando lâmpadas para o meu ape e precisava de orientação. obrigada Bruna!

  8. Cassiara
    27.outubro.2015

    Oi Bruna, sou leitora assídua do seu blog, mas dificilmente comento.
    Estou construindo minha casa e a iluminação com certeza é uma das coisas mais difíceis de se planejar e escolher. Não contratei arquiteta para essa área e estou me virando sozinha pesquisando e pesquisando sobre o assunto.
    A maior dúvida que tenho é qual a intensidade de LED que devo usar, por exemplo, existe lâmpadas com 3 LED, 12 LED, 20 LED, e não sei qual escolher, tenho medo que o ambiente fique escuro e mal projetado, principalmente na sala que terá pé direito duplo, cerca de 6 metros de altura.
    Em relação a iluminação geral dos ambientes também tenho dúvidas, o que escolher para a iluminação principal? Muitas vezes os spot são apenas decorativos.
    Se você puder fazer um post esclarecendo minhas dúvidas que são muitas eu ficaria grata.

    Bjs!

    • 27.outubro.2015

      Oi Ca, vou anotar como sugestão, mas de antemão já adianto que se o pé direito é duplo, precisará de lâmpadas mais potentes sim!
      Bjs e obrigada por acompanhar o CMA!

  9. Talitha
    03.janeiro.2016

    Oi Bruna.
    Conheci recentemente seu blog pesquisando sobre bancadas em banheiro, e desde então virej fã.
    Resolvi rebaixar o gesso, e foi lendo o blog q descobri sobre le direito, etc.
    Farei as sancas como o seu e irei comprar spots, e queria uma dica sua.
    Por cima do painel uso led branca ou amarelo????

    • 05.janeiro.2016

      Oi Talitha, é questão de gosto mesmo! Se vc quer um ambiente mais clean, frio e com amplitude vá de branca, se quer aconchego vá de amarelo, mas cuidado pra não deixar spots bem em cima da tv, pode ser que seja complicado pra assistir caso sua lâmpada seja potente! rs

  10. 26.agosto.2017

    ola…. sou professor de rede publica… estou louco pra fazer minha iluminaçao da sala e cozinha.. com teto rebaixado e parede 3d… a parede 3d esta definida, estou precisando de uma ajuda para a iluminaçao desse ambiente. poderia me ajuda? s sim, mandaria pra vc as fotos por email. obrigado.

  11. Claudio
    25.agosto.2018

    Olá Bruna, parabéns pelo blog,
    Estou reformando eu mesmo o meu quarto, e estou finalizando uma sanca com ilha no centro e irei colocar a iluminação, descobrir seu blog, e tirei muitas duvidas, acho que vou colocar as croicas na sanca aberta, branco quente e um paflon no centro da ilha, e as luzes frias atravez de fitas de Led, no rasgo do corredor e nas aberturas superior das sancas abertas.
    Deve ficar bom rsrs valeu!!!

  12. vanisse soares
    01.dezembro.2018

    Obrigado por dividir conosco sua experiência em projeto luminotécnico foi para mim muito útil.Abraços.