11  05
2016
Decoração

Distância ideal entre os spots e a parede

Na hora de elaborar a decoração da casa, infelizmente muita gente não pode contar com algum tipo de especialista (arquitetos, designers, etc.) e uma das dúvidas que surge neste momento é quanto a utilização de spots na iluminação.

Neste momento um dos maiores questionamentos é em relação à distância entre eles e em relação a parede.

Distância entre spots

Na verdade, a resposta é bem simples: o espaçamento entre eles deve ser, em média, de 75 centímetros a 1 metro. Esta medida de distância dá um efeito de cascata (o efeito da luminosidade na parede) mais harmonioso, deixando o ambiente mais leve, porém sem ambientes mal iluminados.

Quanto à distância das paredes, para os spots que são direcionáveis, recomenda-se a distância de 10 a 15 cm, trabalhando o direcionamento focado para a parede.

Distância entre spots

Lembrando que as mais indicadas são as lâmpadas dicróicas. Se for utilizar em nichos e lugares que precisem de pouco foco ou detalhe usa-se as mini lâmpadas. Porém esse tipo de lâmpada não garante uma iluminação geral do ambiente, é utilizada apenas como um complemento, pois podem ter ângulos que variam de 8 a 60 graus, ou seja, a luz não abrangerá fora deste ângulo. Caso escolha ambientes mais abertos (com ângulos de 180 graus) e embuti-las no gesso, ainda sobram 120 graus que ficam sem luz.

Distância entre spots

Imagens: Reprodução

Portanto, lembre-se que as mini-dicróicas deixam o ambiente com uma iluminação indireta e aconchegante. Mas não funcionam como iluminação principal onde o objetivo seja deixar a casa bem clara. Na dúvida, sempre que possível, é melhor contratar um especialista em iluminação para projetos e efeitos mais elaborados. ;)

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Pinterest  Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin ❤ Snapchat: bruna_dalcin

16 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Danubia
    11.maio.2016

    Excelente Bruna!

    Ajudou muito!
    obrigadaaa :)

  2. Mariana
    11.maio.2016

    Essa é com certeza uma dúvida bem comum quando vamos colocar este tipo de iluminação. Obrigado pela dica.

  3. janaina
    11.maio.2016

    Tenho uma dúvida. O que é mais indicado para luz indireta em sancas. Fita de led ou mangueira?
    Obg

    • 12.maio.2016

      As duas são indiretas. Depende do efeito que vc quer dar Janaina…mas sabia que mangueiras tbm tem de led? ;)

  4. Rafael Brito
    20.junho.2016

    Bruna,
    Boa tarde!
    Olha só acho seu site maravilhoso, muito obrigado por todas as dicas.
    Tenho uma dúvida quando às lâmpadas dicroicas imbutidas no gesso. minha sala é em L e na menor parte que seria a da TV queria colocar só duas dicroicas em cima do painel e duas do lado oposto em cima do sofá… Sendo que não poderia ficar com somente 1 metro de distancia entre elas, teria de ser coisa de 1.20 ou 1.30 entre as duas. você acha recomendado? Ou seria mais certeza de ficar bonito colocar 3 em cada extremidade nesse caso?

    • 23.junho.2016

      Neste caso não vejo problema Rafael, foi o que fiz aqui no meu por conta da TV, acabei abrindo essa exceção pra não atrapalhar ao assistir TV!
      Dá uma olhada no vídeo de Tour pelo Living ou no vídeo de iluminação do gesso do meu apê, tem tudo aqui no blog! ;)

  5. Consuelo Silveira
    25.julho.2018

    Muito boa as dicas, estava tentando ver como ia fazer, voce ajudou muito.Grata.Consuelo

  6. Brenda
    20.novembro.2018

    Bom dia! Estou com um probleminha rsrs. Moramos em uma cidade do interior de difícil acesso, e os profissionais que fizeram nossos furos no gesso não são da nossa cidade, e eles deixaram cerca de 30cm de distância as nossas dicroicas, par 20, e mini dicroicas. A par 20 é iluminação de maquiagem, as mini dicroicas é pra dar um efeito em cima do nosso painel de TV, mas o que está nos deixando mais preocupados são as dicroicas onde temos peças de porcelanato 3d e precisamos que elas fiquem focadas para termos um destaque na peça. Lembrando que todas são direcionáveis, mas nesse caso o que me orienta fazer? Acha que será preciso furar novamente?

  7. Luan Lourenço
    16.janeiro.2019

    Olá Bruna Calvin tudo bem?
    Eu comprei um apartamento de 54m2, voce poderia me ajudar? Eu gostaria de saber qual o distanciamento ideal entre os spots e a parede e entre os spots.
    Obrigado

    Luan Lourenço

  8. ELIAS VARGAS CONDE
    12.fevereiro.2019

    BOA NOITE GOSTEI MUITO DAS DICAS , POIS TENHO UMA RECEPÇÃO DE PÉ DIREITO ELEVADO E 7 METROS TODA EM VIDRO FICARIA BOM TRABALHAR COM SPOT AR111, E TENHO UMA ILUMINAÇÃO EXTERNA TAMBEM A MAIORIA EM VIDRO TODO FUME E PARTE EM ACM FICARIA BOM TRABALHAR COM EMBUTIDO PAR 20

  9. 13.abril.2019

    Adorei as dicas de wall wash, sou estudante de designe de interiores, e essas dicas ninguém fala. A distancia da parede sempre achei importante. Obrigada

  10. HUGO EMANUEL GOMES SANTOS
    18.abril.2020

    Quero cocar 3 spor em baixo da tv, qual seria a distância ente eles e a parede, mamteria de 10 a 15 ou maior a distância ?

  11. Rosangela
    30.abril.2020

    Para uma parede de 7 metros de comprimento quero
    Dar um efeito com Ar70 minha dúvida é a distância entre
    elas .a finalidade é realçar essa parede que vai estar com
    papel de parede 3D
    No aguardo obrigada

  12. Erika Sandoval
    16.junho.2020

    Ola Bruna! Na primeira foto a direita onde tem um corredor com as luzes imbutidas no chão , qual a lampada usada para que de esse efeito ? Seria a AR 111?
    Me ajude por favor , pois fiz assim no meu corredor e as luzes que eu ponho não da esse efeito . Muito obrigada!

  13. MARCOS RODRIGO REINERT
    12.janeiro.2021

    BOM DIA TENHO UMA PAREDE EXTERNA COM UM PISO DECORATIVO DE 3,50 DE LARGURA POR 4,50 DE ALTURA E OUTRA PAREDE DE 1,20 DE LARGURA POR 4,50 DE ALTURA SABERIA ME DIZER QUANTOS EMBUTIDO DE SOLO PODERIA USAR NELAS E QUAL LAMPADA PARA ILUMINAR.

    DESDE DE JÁ AGRADEÇO

    RODRIGO REINERT

  14. Anika
    23.julho.2022

    Muito boa a matéria…
    Tenho uma dúvida, queria colocar spots led embutidos na sala toda do tipo fixo… gosto muito da incidencia da luz na parede, se eu instalar com 10 cm de distancia ( tenho tabica) spot de 6w aluz vai incidir na parede? Grata