24  01
2016
Decoração | Reforma

Tinta epóxi para piso e azulejo | Banheiro e Cozinha

Reformando a casa com tinta epóxi

Para quem está querendo reformar sem gastar muito, uma dica bacana é conhecer um pouco mais da tinta epóxi para azulejos e pisos.

Em muitos casos, o azulejo antigo está gasto e sujo, mas contratar um pedreiro para retirar todos os azulejos e assentar um novo, exige muito trabalho, sujeira, além de não ser muito barato. Então se você quer dar um upgrade na sua cozinha ou banheiro sem fazer muita sujeira, invista em tinta epóxi!

Tinta para azulejos, pisos e revestimentos

Hoje a tinta epóxi é uma grande aliada de arquitetos e engenheiros em obras de reformas, mas que também pode ser aplicado sem muita mão de obra especializada, basta seguir com atenção as recomendações do fabricante da tinta no verso da lata.

Esta tinta tem um processo simples, mas exige que a parede a ser aplicada esteja completamente limpa, livre de gordura, inclusive nos rejuntes, e que esteja completamente seca antes da pintura.

Tinta para azulejos, pisos e revestimentos

O mercado hoje disponibiliza várias opções desta tinta, como à base de água e a base de solvente, e pode ser antimofo, com odor baixo, com secagem rápida, além de ter disponível uma paleta de cores variada! Ainda é um produto impermeável, antiderrapante e muito resistente!

Para quem não quer deixar aparecendo a marca do rejunte, pode passar massa acrílica e deixar a parede lisinha para aplicar a tinta.

Tinta para azulejos, pisos e revestimentos

Outro método que é utilizado para pintura de azulejos é a pintura industrial com tinta epóxi aplicada exclusivamente por profissionais. Ela tem a aparência de porcelanato de auto brilho, muito utilizada em indústrias, hospitais e residências. Pode ser aplicado diretamente no contra piso, ou em vários outros revestimentos, como no porcelanato, cerâmica e cimento queimado.

Porém é muito importante que seja aplicado por profissionais que entendam e tenham prática na aplicação. Além disso, precisa ter um piso bem nivelado.

Hoje esta técnica está substituindo o uso do porcelanato tradicional e o custo varia de R$ 18,00 a R$ 150,00 o metro quadrado, sendo que sua espessura varia de 3 a 5 mm. No mercado hoje você encontra como tinta epóxi autonivelante ou tinta epóxi industrial.

As pinturas tem uma variação enorme, você pode tanto usar a tradicional, que é lisa, sem detalhes, como a artística, que são com a aplicação de diversos tipos de desenhos.

Piso epóxi colorido:

Tinta para azulejos, pisos e revestimentos Tinta para azulejos, pisos e revestimentos

Para pisos mais claros usando tinta epóxi, recomendo que não se utilize cadeiras com rodinhas e móveis do tipo. Já trabalhei em uma empresa onde todos os ambientes eram com o piso epóxi branco e ele vivia riscado e com marcas por causa das muitas cadeiras com rodinhas que havia no escritório. Para limpar não era nada fácil e as marcas nunca saíam completamente.

Tinta para azulejos, pisos e revestimentos

Imagens: Reprodução

No mais, ele é lindo, lembra até um porcelanato polido, não é mesmo? ;)

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Pinterest  Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin ❤ Snapchat: bruna_dalcin

65 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 24.janeiro.2016

    Bru, sigo seu blog desde sempre e me surgiu uma dúvida (agora que tô reformando meu apto): Pq você decidiu não colocar o piso vinílico na cozinha do seu ape? To quase comprando pro meu é To em duvida! Bjs! Obrigada por toda a ajuda =***

    • 24.janeiro.2016

      Porque eu achei que de vez em quando fosse lavar e pq eu tinha um sonho de ter porcelanato polido com brilho na minha casa, mas me arrependi rs… suja que é uma beleza! rs

  2. 24.janeiro.2016

    Adorei a dica, e é lindo!

    http://cafeeconversas.blogspot.com

  3. Luana
    24.janeiro.2016

    Muito bom, Bruna. Minha irmã é arquiteta e já tinha me falado do epox. Eu quero deixar a lajota do meu banheiro lisinha assim. Vou usar suas dicas. Já até mandei o link da sua resenha pra ela e para meu namorado. Obrigada pelas dicas. Bjs

  4. Vanessa Lamanna
    24.janeiro.2016

    Oi Bruna. Obrigada pela matéria. Muito bom. Andei pesquisando e cheguei a conversar com uma Empresa que faz esse serviço de Autonivelante e eles explicaram que para o serviço o ambiente precisa estar vazio, pois não tem emenda. O serviço é feito de uma vez em todos os ambientes que serão colocados, ou seja, se for colocar na casa toda, a casa precisa estar vazia. Se for só no banheiro ou cozinha, somente esses cômodos precisam estar vazios. Como todo piso arranha e precisa de cuidados. Mas dá para recurar o brilho e os arranhões com lixamento e polimento feito por uma Empresa especializada. Para os amantes do Porcelanato é uma boa opção, com a vantagem de não ter emendas e rejuntes.

  5. Patricia Mendonça
    24.janeiro.2016

    Oi Bruna! Muito bacana seu blog, parabéns!
    Meu 1o apê fica pronto no começo do ano que vem mas já estou com mil dúvidas e tipo barata sem GPS pensando no que investir em cada cômodo e no dindin forte que ainda sairá do bolso.
    Uma das dúvidas é quanto optar pelo piso vinílico na sala e nos quartos. Tenho medo de colocar porcelanato como será na cozinha e na varanda e o apê ficar muito frio.
    Me ajuda, please??
    Obrigada! Abs

    • 24.janeiro.2016

      Oi Patricia, o porcelanato é frio mesmo… o vinílico deixa o ambiente mais quentinho, eu adoro!

  6. 24.janeiro.2016

    Gente… o piso epoxi e uma coisa” linda” na verdade é como um plástico colam encima de um cimento cru. Estava apaixonada para colocar mais um dia fui em um estabelecimento e a moça disse que nos primeiros 2 meses ficou perfeito. Mas estava cheio de bolhas no chão. Difícil de fazer a limpeza e estava horrível o custo e caro e não vale o investimento. Pesquisem muito antes de comprar isso fica a dica

  7. Michelli Assis
    25.janeiro.2016

    Olá Bruna..
    seus post caiu como uma luva.. estamos reformando o apê, e estamos na dúvida cruel de trocar ou não o revestimento da cozinha. Já trocamos o piso, porém, agora dá uma preguiça de quebrar tudo de novo (preguiça financeira né, rs). Já havia comentado com meu noivo sobre essa tinta epóxi, mas ele não tinha visto ainda, achamos interessante.. sem contar que o rejunte da nossa cozinha é quase um dedo de largura (à moda antiga ainda). Vamos pensar.. se você tiver mais informações, links, eu adoraria ler mais sobre o assunto…

    PS. Adoro seu blog.. acompanhei passo a passo da reforma do seu apê e fui inspirando o meu! ;)
    Bjs

  8. 25.janeiro.2016

    OMG eu amei isso! Nossa, os ambientes amarelos que lindos meu!

  9. Priscila
    26.janeiro.2016

    Olá Bruna! Adoro seu blog e estou preparando as fotos da minha reforma para quem sabe participar da coluna Apê da leitora rsrs

    Sobre o post, fiz a pintura dos azulejos da cozinha com tinta epóxi e não gostei. Achei o acabamento plastificado, bem artificial. :(

    • 28.janeiro.2016

      Ah sim Pri, ele fica um acabamento totalmente diferente de uma cerâmica original, mas é pra quando queremos mudar e não queremos gastar tanto!
      Quero ver as fotos!!!

  10. Graziela
    03.fevereiro.2016

    Olá Bruna td bem? Como muitas das leitoras estou com enorme dúvida na escolha do piso amei o vinilico mais queria muito o porcelanato porém pesando os prós e contras e claro no bolso que é tudo rsrsrsrs decidi pelo vinilico até porque a mão de obra já é incluso na hora da compra =) , enfim com esta inovação do epóxi fiquei com mais dúvida ainda =(, então ae vai a pergunta: é possível passar a tinta epóxi transparente por cima do vinilico? Vai danificar algum dos dois, ou os dois? Obrigada e Parabéns vc arrasa…Bjãoo

    • 03.fevereiro.2016

      Oi Grazi, no vinílico nunca vi não, mas acredito que não fique legal… afinal o vinílico já é tão lindo!

  11. Ana Lúcia
    15.fevereiro.2016

    Oi Bruna! Usei a tinta epóxi nas paredes da cozinha e do banheiro do meu apê, exatamente para não ter que retirar os azulejos que mesmo novinhos não nos agradava. Usamos a tinta à base de solvente e contratamos um profissional, pois além de ter um cheiro muito forte ser aplicada por um profissional fez toda diferença.
    Quanto ao resultado final gostamos bastante, mas é necessário mesmo alguns cuidados pois ela pode riscar com objetos pontiagudos ou de metal por exemplo, já que fica como uma película sobre o azulejo.
    O ponto negativo foi quanto ao banheiro na parte de dentro do box, área essa que constantemente é molhada. Notei que com o tempo ela vai manchando, ficando marcada com os respingos de água, parecido com o que acontece no box e mesmo com limpeza diária essas manchas não saem. Ou eu não encontrei ainda o produto certo para limpar a tinta epóxi.
    Ainda assim, realmente não me arrependi. Ficou bem melhor que antes.
    Grande abraço e sucesso!!!

  12. alessandra
    27.julho.2016

    Depois de utilizar a tinta epoxi,o banheiro pode ser lavado normalmente?

  13. Vanessa
    09.agosto.2016

    Olá Bruna!

    Você indicaria alguma empresa para fazer a pintura epóxi industrial em uma cozinha residencial?

    Obrigada!

  14. Joao Felipe
    12.agosto.2016

    Olá Bruna, boa noite, como vai?

    Eu moro sozinho num apartamento com sala, um quarto cozinha e banheiro, além de uma área, estou pensando numa reforma, e gostei da ideia de pintar o piso dos comodos, cada um de uma cor, por exemplo quarto azul, sala verde e cozinha amarelo, será que fica dificil a aplicação por serem cores diferentes ou é “facil”?

    Obrigado!

  15. Hilda Hetzel
    26.outubro.2016

    Amo esse aplicativo e essa tinta epóxi e perfeita ja comjecua nao mas tive a aportunidade de aplicar na minha casa ainda. Parabéns pela dica

  16. Maria do Rosario
    17.janeiro.2017

    O piso do meu só tem brilho ,mas já é antigo será que fica bom no azulejos do banheiro podemos passar e fica com esse brilho mesmo? obrigada

  17. Gabriel
    19.janeiro.2017

    Oi Bruna, e o custo? Supondo que eu tenha um ambiente x “cru”, com um piso, paredes e, por que não, teto, todos perfeitamente preparados para receber um revestimento de valor médio/comum ou para receber o acabamento com tinta epóxi de boa qualidade, qual sai mais caro? Considerando a compra do produto e mão de obra. Obrigado!

  18. 04.fevereiro.2017

    Qual melhor produto para aplicar a seguir a tinta epoxi no chão, pintei os azulejos, li em outro lugar q é bom aplicar uma cera, e para limpeza, pode passar qualquer produto? Agradeço desde já!!

  19. Alessandra Resende da Silva
    19.fevereiro.2017

    Oi Bruna eu adorei eu estava querendo reformar o meu banheiro mas só de pensar na sujeira e no gasto que eu teria. Mas agora com essa dica que tu deu. Minha dúvida é só na questão da limpeza mesmo.

  20. DEBORA DA SILVA MAXIMO ROCHA
    20.fevereiro.2017

    BRUNA, BOM DIA!!!! FIZ UMA REFORMA NA MINHA CASA E COLOQUEI UM PORCELANATO POLIDO, MAS SABE AQUELE DITADO ” SE ARREPENDIMENTO MATASSE”, ESTOU ESCRAVA DELE, MACHA MUITO, E NÃO PARA LIMPO. FIZ UMA PESQUISA E VI QUE SERIA POSSÍVEL PINTAR, POIS AFINAL,GASTEI MUITO E NÃO POSSO TROCAR ELE NÈ. ENTÃO, ME DEPAREI COM SEU BLOG E AMEI!!!! MAS,QUERIA SABER SE ACASO EU VIESSE PINTAR RESOLVERIA MEU PROBLEMA, POIS PRECISO QUE ELE FIQUE BONITO PELOS MENOS UNS 3 DIAS, ELE NÃO MANCHA? DIMINUI A APARÊNCIA DA SUJEIRA? FICO GRATA SE PUDER ME AJUDAR .OBRIGADA!!!!

  21. Edilson
    02.março.2017

    Boa noite.
    Muito bom, só gostaria de saber se eu posso aplicar, e se o piso não for nivelado, não serve a aplicação?
    Qual a média de preço da tinta?

  22. Rafaella
    04.março.2017

    Boa noite.Posso colocar azulejo sobre a tinta epóxi?Desde já obrigada.

  23. Gustatavo
    13.março.2017

    Gostaria de saber mais sobre como aplicar

  24. Nayva
    24.março.2017

    As lajotas da minha sala estão cedendo e preciso urgente reformar minha casa. Qual o valor da tinta. Vocês entregam para outro Estado?

  25. 04.maio.2017

    Amo a Pinterest, como tem gente criativa, estou tentando decorar aos poucos meu pequeno ape. Bjs.

  26. Mariza Gonçalves Roryz
    03.junho.2017

    Adorei ,vou passar na pia ,será que dá certo ? E no piso do meu quarto ,obrigada pelas dicad 😘😘😚

  27. Marcos Vasconcelos
    13.junho.2017

    Eu passei aqui em casa aí demorou três horas pra seca quando eu fui anda começou a prega nos pés e ficaram com marcas eu quero saber porque na lata fala sec

  28. Marcos Vasconcelos
    13.junho.2017

    E por que falam secagem rápida durou três horas aí começou a solta afinal quantas horas são pra seca

  29. Martha FLÓRIO
    16.junho.2017

    Onde encontro profissionais especializados para aplicação de epóxi industrial em pequenos ambientes domésticos: cozinha, banheiros, área de serviços.
    São Paulo-SP.
    Existe alguma antiderrapante.?

  30. EDUARDO
    20.junho.2017

    muito bom

  31. Regina Célia da Costa Souza
    25.junho.2017

    Amei,achei muito lindo, bem combinado, cores maravilhosas!

  32. Fatima Cavalcante
    30.junho.2017

    Preciso de mais informações sobre tinta epoxi

  33. Kelly garcia
    17.julho.2017

    Bruna. Adorei as ideias q vc disponibilizou. Porém tenho algumas dúvidas. Esse tinta que parece um porcelanato. Fica lindo. Mas é a manutenção como é feita? Minha sala e grande. Aguardo seu retorno.

  34. Sérgio Bernardes
    21.julho.2017

    Olá Bruna.
    Tenho um piso cerâmico em 110 m2 bem manchado e fico em dúvida sobre a aplicação da tinta epóxi ou da resina para recuperá-lo.
    Obrigado.

    Sergio

  35. zildimar melo
    14.agosto.2017

    Essa tinta epóxi fica assim como mostra brilhante? É muito caro?

  36. Vilma Afonso Miranda
    27.agosto.2017

    Boa noite Bruna! Na realidade não quero fazer um comentário e sim uma pergunta. Com o passar do tempo, os azulejos que foram pintados mesmo com a tinta própria, eles desbotam quando submetidos a lavagem?

  37. Vilma Afonso Miranda
    27.agosto.2017

    Bru boa noite! Lí alguns comentários e estou em dúvida, estou pensando em pintar os azulejos do meu banheiro com esmalte sintético epoxi, mas segundo comentários os azulejos apresentam problemas, é isso mesmo? Bj bj.

  38. Conchin
    14.setembro.2017

    Não conhecia, onde comprar?

  39. sebastião colaço
    05.outubro.2017

    Preciso de tinta para tintar piso cerâmico na cor vermelha , para balcão de granito na cor vermelha ou rosa.

  40. sebastião colaço
    05.outubro.2017

    Preciso de tinta para tintar piso cerâmico na cor vermelha , para balcão de granito na cor vermelho

  41. Marcia
    31.janeiro.2018

    Boa tarde meu nome e marcia moro hem curitiba
    Gostei dessa tinta vcs fais a colocacao
    Do piso quero por nna minha minha casa e pequena e quero por na sala e cozinha minha casa tem 40 mtro qualdrado vcs tem telefone pra
    Pra contato pode mandar aqui pra falar com vcs e fazer o o pedido orçamento👍

  42. Luiz Carlos de Jesus
    23.fevereiro.2018

    Gostaria de saber se a tinta pode ser aplicada em Boxe no interior do Banheiro! Qual a sua durabilidade.

  43. Rosângela
    16.maio.2018

    Olá para piso de banheiro e melhor usar epox a base de solvente ou catalizador ?

  44. Adenice
    10.junho.2018

    Parabéns vou aplicar no meu banheiro

  45. Edna
    11.agosto.2018

    Sai mais barato??

  46. 16.agosto.2018

    Boa tarde!!! por favor meu banheiro tem 60 anos co o mesmo azulejo posso passar sem medo não preciso quebra nada …seria otimo não quebra nada..por favor posso passo passa no piso tambem banheiro obrigada

  47. 17.agosto.2018

    Bom dia,tenhouma garagem de 90mt2, que e lage na parte de cima e revestida de piso ceramico esta vaza em vários pontos,sou caminhoneiro aposentado e
    não tenho muitos recurso financeiros,gostaria de saber se é possivel solucionar o problema com pintura de tinta epox,obrigado

  48. Carmelia
    25.agosto.2018

    Pode ser usado em piso de banheiro?

  49. Neila Santos Roth
    06.setembro.2018

    Amei a matéria! Estou querendo reformar o banheiro de minha suíte, sem muita bagunça e sem mto gastos tbm. Vou usar a tinta epóxi nas áreas que não são molhadas.
    Muito obrigada!!

  50. Amarildo
    11.setembro.2018

    Boa noite.

    Muito boa suas dicas,coloquei um revestimento no banheiro e nao gostei agora vou usar o epox pra deixar ela lisinha muito bom seus comentarios.
    Abracos

  51. Lídia
    07.novembro.2018

    Boa noite, essa tinta pode ser usada no chão do banheiro? obrigada

  52. 29.março.2019

    Boa tarde, a tinta epóxi pode ser usada no chão do banheiro? Encontrei umai, mas era indicada para piso de concreto.

  53. 21.junho.2019

    Cores tinta para piso

  54. Flavia Motta
    20.junho.2020

    Coloquei no box do banheiro uma cerâmica imitando madeira, mas ficou esbranquiçada horrível, já tentei limpar com tudo mas na saí. Estou querendo tentar com uma tinta cor de madeira como o piso. O que vc me indica?
    Obrigada.

  55. Andrea
    11.agosto.2020

    Ola, tudo bem?
    Coloquei pastilha de vidro na cozinha e não gostei, essa tinta epóxi posso.paddar por cima da pastilha de vidro?
    E na cozinha do.ladk do cooktop.
    Pode me.ajudar?

  56. Kléber Tavares Duarte
    25.setembro.2020

    Cimento com água, talvez acresentar algo colante poderia ser utilizada num piso ceramico, livre sem cobertura e utilizado para estacionar exclusivamente automóveis ?????

  57. 28.outubro.2020

    Quero conhecer mas sobre a tinta epox
    Posso ser um revendedor oline

  58. Léia
    13.dezembro.2020

    Oi.gostaria de saber si posso pintar somente o rejunte do porcelanato com a tinta epoxi ?e si mancha o porcelanato? O meu porcelanato e de cor cinza espelhado ,mim da uma dica da cor que eu posso passar. pois o rejunte e cor gelo e esta manchado tem manchas amarela.mim manda um imail.por favor. Obrigada

  59. Bruno
    20.janeiro.2021

    Olá Bruna. Posso aplicar resina epóxi sobre as portas dos móveis da cozinha? Será que ela faz um bom acabamento? Abraço

  60. 29.junho.2021

    favor me orientar qual a tinta epóxi ,ou não , para se proteger o piso do box sem retirar o piso cerâmico .
    desde já agradeço