14  04
2016
Burocracia | Finanças

Quando alugar um imóvel pode ser a melhor opção?

Comprar ou alugar um imóvel? Eis a questão!

Com a valorização do sonho da casa própria, quem ainda não tem o próprio cantinho para chamar de “seu”, acaba se sentindo frustrado e às vezes até entrando em uma dívida impossível de pagar para financiar um imóvel.

Aqui no blog sempre incentivo a ir em busca dos nossos sonhos, mas muito mais do que isso, sempre incentivo a se planejar muito bem antes de tomar qualquer atitude.

Nem sempre comprar um imóvel pode ser um bom negócio para aquele momento da vida. Sabia que em alguns casos alugar um imóvel pode sair mais vantajoso para a renda e futuros investimentos familiares?

Dicas para alugar um imóvel

(via)

Se de acordo com os simuladores de financiamento, sua renda mensal ficar apertada com a nova aquisição, pode ser uma boa ideia repensar a decisão e alugar um imóvel por enquanto.

Não se esqueça que financiar um imóvel envolve pagar taxas de juros ao banco que não serão um bom investimento, além disso, tem os demais impostos que precisamos pagar para o governo também.

O valor da prestação de um financiamento pode ser comparado com o valor de aluguel de um imóvel do mesmo padrão e geralmente o aluguel terá um valor mais baixo. Essa diferença entre os valores pode ser poupada ou investida, sendo muito mais rentável no final.

Dicas para alugar um imóvel

(via)

Lógico que temos a compra de um imóvel próprio como uma independência e estabilidade financeira para criar os filhos e ter uma família, mas entrar em dívidas sem pensar direito, pode ser uma grande roubada ainda mais em tempos de crise no nosso país.

Ao comprar um imóvel e financiar em 20 ou mais anos, devemos pensar quais são as perspectivas de vida para daqui 20 anos ou mais. Você quer ter uma família com 3 filhos? Será que comprar agora um imóvel com dois quartos e um banheiro será suficiente para abrigar a futura família? As taxas de juros pagas nesses anos poderão ser um desperdício se o imóvel não for um investimento a longo prazo. Sem contar os custos com reformas, manutenções e móveis que você terá que arcar.

Se o local onde vai comprar o imóvel não é um local tão bom, com alta taxa de criminalidade, difícil acesso a meios de transporte ou comércios muito longes, pode te trazer arrependimentos futuros. A vontade de mudar será grande, mas você ainda terá a dívida de financiamento se obrigando a continuar no imóvel próprio. Alugando, se isso acontecer, poderá trocar de bairro facilmente, procurando um cantinho melhor.

Dicas para alugar um imóvel

(via)

O mais esperto e compensador se você não tiver uma boa parte do dinheiro a ser investido no imóvel, tendo que financiar a maior parte do valor dele – e ainda comprometendo a renda familiar – é alugar um imóvel mais barato e investir a diferença do valor em algo mais rentável. Dessa forma, poderá futuramente ter um imóvel próprio ideal para a família toda, não havendo arrependimentos e altas taxas de juros (jogados foras) envolvidos.

Isso tudo envolve nossos sonhos pessoais de ter um imóvel próprio, sua capacidade de poupar dinheiro mensalmente para investir dentre outras variáveis, mas é recomendável que se pense duas vezes antes de fazer uma compra de valor elevado, ainda mais com financiamento a longo prazo.

Pense e repense suas condições antes de colocar como ideia central a valorização de se ter um imóvel próprio. E não se sinta inferior aos amigos e familiares se a melhor opção pra você no momento é morar em um imóvel alugado. Pode ter certeza que só você e mais ninguém sabe o que é melhor pra você, e além disso, você está sendo inteligente em sua decisão quando planeja a sua vida financeira. Como já diz aquele velho ditado: ninguém paga as suas contas, não é mesmo? ;)

2 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. Raine Santana Gonçalves
    14.Abril.2016

    Optei em alugar um imóvel pois eu e meu marido não temos condições de comprar uma casa no momento, principalmente na cidade de São Paulo onde os imóveis possuem preços que eu considero as vezes abusivos.
    Obviamente não foi o melhor cenário, queria ter podido comprar algo mas foi a solução que encontramos no momento visto que eu gastava 6 por dias em transportes para ir trabalhar.
    É difícil juntar esse dinheiro que supostamente sobraria do aluguel para comprar uma casa, até por que escolhemos um bairro de fácil acesso e com baixo índice de criminalidade. Mas não estou pirando com isso no momento, foi a decisão que cabia no nosso bolso e por enquanto estamos felizes com isso.
    Outro beneficio que eu citaria nesse texto é que o aluguel é uma boa opção para pessoas que estão começando a vida profissional, pois se ocorrer um emprego fora da cidade, estado ou até mesmo país é mais fácil se desapegar do aluguel do que do imóvel.

    Adorei o texto, acho interessante mostrar outras opções. Comprar a casa própria é ótimo mas existem outras possibilidades que também podem funcionar.

    Beijos Bruna

    • 14.Abril.2016

      Verdade Raine, muito bem colocado! ;)
      Obrigada pela contribuição!
      Bjsss