• Como se organizar para emagrecer com marmitas saudáveis
10  06
2016
Reforma

Tipos de pisos para cada ambiente da casa

Um dos temas mais buscados aqui no blog é reforma, principalmente pisos, por isso hoje vamos falar deste assunto que sempre geram tantas dúvidas!

Para definir os principais tipos de piso para cada ambiente, é importante sabermos que nossa casa pode ser dividida em três áreas: íntima (quartos), social (sala, living, sala de TV, sala de jantar…) e áreas molhada (banheiros, cozinha, lavanderia…). Cada tipo de ambiente requer uma necessidade diferente.

Para área intima, é interessante, utilizar materiais quentes e aconchegantes, como madeira, além dos materiais frios, como cerâmica, pisos monolíticos, carpetes, piso de borracha entre outros. Como o tráfego de pessoas nestas áreas é menor, pode receber diversos tipos de revestimentos.

Veja abaixo os principais tipos de pisos utilizados atualmente, cada um com sua característica:

Piso de cerâmica: Este tipo de piso pode ser liso ou com texturas, é econômico quando utilizado para revestir o chão. É fácil de limpar e com um ótimo custo benefício, podendo ser utilizado em todos os ambientes da residência. Porém sua utilização está diminuindo devido à grande diversidade de outros materiais que estão surgindo no mercado.

Piso cerâmica

Cimento queimado: Possui um visual rústico, porém atual (contemporâneo). É indicado para qualquer lugar da casa, porém pode apresentar rachaduras e um efeito de manchado, que é inevitável para este tipo de material, mas mesmo assim não tira a beleza dele na decoração. Veja ideias de decoração com o piso cimento queimado aqui.

Piso cimento queimado

Resina Epóxi: Material que antes era utilizado apenas em ambientes industriais, atualmente está sendo inserido em residências. Tem uma aparência lisa e homogênea e tem as vantagens de não trincar ou manchar. Os materiais para utilização são diversos, podem ser foscos, brilhantes ou utilizando diversas cores. Pode ser utilizados em qualquer área da casa, mas é um pouco escorregadio.

Piso de resina epóxi

Porcelanato: É um material que antes não era tão acessível, porém a sua grande procura tem mudado esta realidade. É durável e possui uma variedade enorme de modelos, podendo, inclusive, imitar fibra natural. Possui diversas qualidades, como: fácil instalação, evita acumulo de sujeira nas juntas, grande variedade de tons e texturas. Pode ser instalado tanto em ambientes internos como externos.

Piso porcelanato

Vidro: A procura por este material tem crescido, é esteticamente bonito, mas demanda de uma boa mão de obra, pois se não for devidamente assentado, pode trazer ferimentos. Sua utilização é aconselhável para áreas molhadas. Existe diversas cores, podendo até fazer mosaicos e degradês.

Piso de pastilha de vidro

Laminados: Os pisos laminados são placas que imitam as cores da madeira, mas na verdade são revestidas de fórmica que trazem até a textura original da madeira. A desvantagem é que não são muito resistentes a umidade, por isso é mais aconselhável a sua utilização em áreas intimas e social. As vantagens é que é mais barato que a madeira e a instalação é rápida.

Piso laminado

Madeira: É utilizado madeira maciça, podendo utilizar outros materiais para compor. Porém seu preço é um dos mais altos. Assim como os pisos laminados, o seu uso fica restrito a áreas que não recebem umidade.

piso de madeira

Azulejo: É uma peça cerâmica, sendo seus dois lados vidrados, a vantagem é que sua utilização necessita de menos rejunte, trazendo economia a obra. Ideal para áreas molhadas.

Pisos de azulejo

Imagens: Reprodução

Vinílico: pode ter várias cores e estampas, mas a mais usada atualmente é a imitação de madeira. É feito de PVC e minerais e pode ser aplicado em ambientes fechados e cobertos, de casas, escritórios e ambientes corporativos, além disso existe a opção de instalar com cola ou no sistema de encaixe, mais conhecido por click. A instalação é muito simples e pode ser feita direto sobre o piso antigo, com algumas condições. Uma das vantagens é que não é necessário quebra-quebra para reformar a casa! Veja mais sobre o vinílico aqui.

Os tipos de pisos são muitos, mas tenho certeza que com essas dicas você fará uma escolha legal para a sua casa. Espero que tenham gostado! :)

18 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. Bruna
    10.junho.2016

    Oi Bru.
    Estou fazendo reforma no meu apto, e no haal de entrada eu apliquei mármore bege baía. O problema é que ele estava alugado e a inquilina usou uma cera ( o restante da casa é tábua corrida) muito escura, que acabou manchando o mármore. Conhece algum produto para clarear as peças de pedra mármore?
    Bjs!
    Sua Chara! Rs

    • 13.junho.2016

      Infelizmente mármore por ser uma pedra natural bem porosa pode acontecer manchas mesmo se não fazer a impermeabilização periodicamente… :(
      Vc pode até passar alguns produtos como cloro, água sanitária que vão ajudar a clarear, mas por ser pedra natural ela ficará mais porosa ainda com o tempo, é importante impermeabilizar logo após o processo!

  2. 10.junho.2016

    Que pisos lindos. O daqui de casa é cimento queimado, mas nós estamos querendo trocar. Foram ótimas essas dicas!

    http://www.mcarolina.com.br

  3. 10.junho.2016

    Aqui em casa todo o piso é de cerâmica e no frio é hiper gelado, hoje com a facilidade de colocar piso vínilico que aprendi no seu blog, que ate então nem sabia que existia, estou pensando seriamente no futuro colocar nos quartos e na sala, já que não precisa quebrar o piso antigo, só usar o click.
    É essa de piso de azulejo simplesmente magnífico, novidade!!!!

  4. Dani
    13.junho.2016

    Bruuuu, me salva!!! Tô fazendo uma mesa de jantar igual a sua, queria essa base triangular, mas não consigo nenhuma foto dessa base pra mandar pra fábrica. Me manda a sua por email por favoooor, pra eu mandar o modelo bem direitinho. Muito obrigada flor

    • 17.junho.2016

      Tô sem o arquivo aqui comigo, mas se não me engano tem foto dela nos posts de tour pelo living! ;)
      beijosss

  5. 14.junho.2016

    Bru! Desculpe que meu comentário não tem a ver com seu post. Pensei em te mandar msg pelo facebook, mas não consegui, então vai por aqui mesmo.
    Te indiquei para o Prêmio Dardos, sei que vc já deve ter sido indicada mil vezes, e talvez você nem tenha tempo de ver, mas gostaria muito que você soubesse que foi indicada, pq amo demais seu blog e seu trabalho! Se tiver um tempinho, dá uma olhada!
    http://blogprimeirospassos.com.br/premio-dardos/
    Beijos <3

  6. 14.junho.2016

    Oi Bruna,
    Conheci o blog há muito tempo, quando voltei não reconheci, como cresceu!!! Parabéns!!
    Agora vou poder usar as dicas do blog, pois estou iniciando a construção da minha casa.
    Obrigada por compartilhar suas experiencias conosco.
    Um grande bjo
    https://petitspaves.wordpress.com/

    • 15.junho.2016

      Obrigada Tha!
      Eu troquei o layout há pouco tempo, refiz a identidade visual pra ficar de acordo com o meu momento atual e toda a trajetória do CMA. :)
      Que bom que gostou, fico feliz! <3

  7. Wanessa
    16.junho.2016

    Olá, Bruna. Comecei a assistir seu canal assim que iniciei a procurar por apartamentos. Desde que vi o seu piso vinílico fiquei com vontade de utilizar ele tb.
    Agora, estou fechando negócio no ap. E assim que receber irei rever seus vídeos que foram muito úteis e me trouxeram muita informação que eu desconhecia. Obrigada!

    Bjos

  8. ADRIANA
    21.junho.2016

    QUERO POR O PISO VINILICO EM CIMA CIMA DO MEU QUE É CERAMICA QUAL É O MELHOR DE COLA OU DE CLICK?QUAIS O VALORES?

  9. Mari Couto
    23.junho.2016

    Bru me tira uma dúvida o teto rebaixado de gesso esquenta um pouquinho mais a casa? Li algo sobre isso e minha casa já é bem quente então bateu a curiosidade. Bjs

    • 27.junho.2016

      Oi Mari
      Na verdade ele vai diminuir um pouquinho mais a circulação do ar e a iluminação embutida se não for LED acaba esquentando mais por ser mais próxima de nós, por isso dá essa sensação de mais aquecido o ambiente. Mas não acho que seja algo tão drástico, com ar condicionado ou ventiladores no verão, não vejo problema em querer rebaixar o teto um pouco para dar um ar de aconchego ao ambiente!
      Bjsss

  10. Juliana
    04.julho.2016

    Bruna, minha dúvida é quanto à transição de pisos. Atualmente, o piso da minha casa é todo escuro, sendo que da sala e da escada são de madeira maciça e do corredor e dos quartos são laminados (mas ambos são da mesma cor). Vou trocar o laminado da sala e do corredor e não sei como escolher a cor. Queria uma cor mais clara, mas estou na dúvida já que a escada é escura. Vc acha que eu deveria trocar a cor só dos quartos? E nesse caso, não vai ficar estranho um corredor escuro e os quartos com piso claro?

    • 18.julho.2016

      O ideal é que não tenha muitas divisões para a casa não parecer menor, mas se são ambientes setorizados como escadas, não vejo tanto problema não Juliana! O importante é vc gostar e ficar com a sua cara!

  11. Aparecida Teixeira
    04.dezembro.2017

    Olá Bruna bom dia!estou pensando em fazer uma reforma,e gostaria de saber qual melhor piso,pra quem mora em sítio?