24  07
2020
Finanças

7 lições que essa crise nos ensinou sobre dinheiro

Momentos de crise nos ensinam muitas lições, principalmente na questão do dinheiro, pois sabemos que a falta de dinheiro afeta em muitos outros setores das nossas vidas.

Infelizmente estamos passando por este momento terrível devido ao coronavírus, mas temos que aprender com tudo isso para nos preparar caso aconteça algum imprevisto de novo lá na frente.

Que tal aprender com os erros para que eles não sejam repetidos novamente?

Listei aqui 7 lições que podemos tirar dessa crise e a última é uma das mais importante em relação ao dinheiro.

7 lições que essa crise nos ensinou sobre dinheiro

 

1) A importância da reserva de emergência

É uma reserva de dinheiro aplicada em investimentos onde você possa resgatar a qualquer momento.

O ideal é ter no mínimo 6 meses do custo de vida mensal para quem é funcionário público ou tem emprego CLT. Já para pessoas sem carteira assinada, empreendedores e autônomos, o ideal é no mínimo 12 meses do custo de vida mensal.

Alguns tipos de investimentos mais adequados:

  • CDB’s de liquidez diária
  • Tesouro Direto Selic
  • Fundos DI

2) Ter um bom caixa para oportunidades

O caixa para oportunidades é diferente da reserva de emergência. É quando você já tem sua reserva de emergência e já investe para outros objetivos também.

O caixa vai te dar a oportunidade de você aproveitar oportunidades em meio a crises, pois os imóveis podem estar com os preços abaixo do valor de mercado, as ações de empresas e fundos também e você poderá comprar muito mais barato para lucrar depois que a crise passar.

3) Diversificação da carteira 

Serve para minimizar os riscos dos nossos investimentos.

“Mas, Bruna como diversificar sendo que nem a reserva de emergência eu tenho ainda?”

Tudo nessa vida é construído aos poucos, e isso tudo leva tempo e dedicação. O importante é ter em mente que seguindo os passos certos e com consistência é possível para qualquer pessoa chegar aos objetivos.

Como diversificar sua carteira?

Estipule uma porcentagem do seu dinheiro para cada tipo de investimento, tais como fundos, renda fixa, renda variável, ações, fundos imobiliários, stocks, entre outros.

É importante verificar seu perfil de investidor e a porcentagem de risco que deseja correr em cada parte da carteira.

7 lições que essa crise nos ensinou sobre dinheiro

4) A importância de ter mais de uma fonte de renda

Quando não dependemos de apenas uma única fonte de renda, não precisamos nos desesperar no meio de uma crise, pois geralmente conseguiremos extrair uma parcela do nosso sustento de outras rendas, mesmo que sejam menores.

Quem trabalha como CLT ou funcionário público é importante que não tenham o pensamento de estar 100% estabilizado.

Pense em ter tanto rendas ativas quanto passivas.

Além de estar sempre se atualizando no seu ramo de atuação, é importante que você preste atenção também fora dele. Muitas vezes descobrimos novas habilidades em um novo segmento que nunca havíamos pensado antes e este pode se tornar uma ótima renda extra.

Inclusive, quero aproveitar para te convidar para a aula gratuita que vou dar em breve chamada Masterclass Prosperidade com Recompensas Valiosas

Nela você vai descobrir como é possível prosperar nas finanças e realizar muitos sonhos de consumo em pouco tempo, apenas usando os seus gastos e compras do dia-a-dia de forma inteligente, sem ter que gastar mais do que o normal que você já está acostumada a gastar e sem correr o risco de entrar em dívidas. 

Se inscreva aqui para participar!

5) A importância da tecnologia sobre dinheiro

Estar inserido de alguma forma na tecnologia é importantíssimo, investir em uma internet boa para trabalhar, aprender sobre programação, marketing digital, internet, aplicativos, entre outros segmentos tecnológicos e aliar com o seu ramo de atuação pode te levar muito mais longe.

Está cada vez mais próximo de muita gente e muitas empresas a ideia do trabalho remoto com qualidade, que já era para ter sido implementado antes da crise, mas ninguém dava o devido valor.

As pessoas buscam qualidade de vida, estar mais próximas à família e amigos, pegar menos trânsito e conseguir efetuar um trabalho com qualidade ao mesmo tempo.

6) Não consumir em excesso

Antes da crise, o consumismo exagerado era algo considerado normal. As pessoas tinham tantos itens de um mesmo tipo de produto em casa e nem percebiam, milhares de pares de sapatos, milhares de roupas novas etc.

Com o trabalho de muita gente sendo feito de casa, vimos que todos estes itens começaram a ficar parados nos armários, sem tanta função.

Passamos a priorizar mais os momentos em família e as coisas que realmente tem o real valor.

E o último ensinamento e acredito que seja o principal, que todos deveriam aprender e nunca mais cometer:

7) Antecipar sonhos nunca é uma boa escolha 

Comprar algo, principalmente itens grandes como eletrodomésticos, automóveis, imóveis e que você já não tenha o dinheiro todo para pagar na sua conta, é uma grande enrascada.

Quantas pessoas faziam dívidas gigantescas antes da crise e nem se preocupavam?

No meio da crise descobriram que não podem mais arcar. :(

Resultado: muitas pessoas perdendo imóveis ou vendendo a preço de banana, carros sendo devolvidos pois não conseguem arcar com as parcelas etc.

Tudo isso porque não se planejaram antes para ter o dinheiro e comprar na hora certa, ou seja, anteciparam aquilo que ainda não podiam ter.

E para você, o que essa crise te ensinou até esse momento?

Comente aqui embaixo e vamos trocar figurinhas para ajudar uns aos outros.

Me conte como você está reagindo nessa crise, o que está colhendo de benefícios dela ou se ela te afetou muito.

Todo ser humano está sujeito a errar, mas o mais importante é aprendermos com eles.

Dica extra sobre dinheiro!

Eu gosto muito de ler biografias de pessoas em livros, pois elas já nos contam os erros que tiveram para que nós não precisemos passar pelos mesmos, ou seja, a gente ja pega um atalho!

Quer ver todas essas dicas de uma forma mais completa?
Não deixe de assistir ao vídeo que gravei abaixo:

Agora preparei um check list para você salvar na sua pastinha do Pinterest para consultar futuramente!

lições sobre dinheiro

Veja também: Os 9 erros que você não pode cometer com o seu dinheiro

Qual foi a lição que você mais aprendeu com essa crise?

0 comentários
Deixe um comentário pra mim!