04  01
2013
Apartamento na planta | financiamento | incc | primeiro apartamento

Compensa adiantar parcelas, chaves e anuais com a construtora ou investir o dinheiro?

Fiz uma enquete na fanpage do blog para saber quais os assuntos específicos que vcs mais querem ver aqui no blog. E a partir de agora, vou atender aos pedidos que recebi lá! (Portanto se vc tem algum assunto que queira muito que eu fale, escreva lá nos comentários do facebook ou aqui no blog mesmo!)

A Juliana Ferreira comprou um apartamento na planta e está com uma dúvida, e como muita gente já me perguntou isso em outros comentários, então este será o tema do post de hj!

“Bruna, me da uma opiniao?! Em 2015 qdo entregar o meu ape, terei que dar 7.000,00 na entrega das chaves, soh que ja tenho esse dinheiro, Vc acha que ja devo adiantar o pagto. dessa parcela ou deixo o dinheiro na poupanca? To em duvida do que fazer…”

Ótima pergunta Ju!

Para calcular se há vantagem, compare a evolução do Índice Nacional de Construção Civil (INCC) com um investimento vinculado à Selic (sem risco e de maior retorno), menos 15% de impostos. Lembre-se que, para a construtora, dinheiro na hora pode valer muito mais do que o ajuste pelo INCC ou qualquer retorno atrelado à Selic (com ou sem desconto de 15%). Por isso, cabe a você tentar negociar um desconto. Se pretende adiantar qualquer valor maior, vale muito a pena negociar, afinal o dinheiro valerá mais nas obras do que parado no bolso do investidor. No entanto, não deixe de considerar o risco da construtora: se o imóvel ainda está em fase de construção, é necessário avaliar a saúde financeira da empresa antes de adiantar seus recursos.
É bem provável que quanto mais sólida for a construtora, menor seja o desconto que ela vai te oferecer, mas mesmo assim vale a pena colocar na ponta do lápis e decidir se vai adiantar as parcelas ou se é melhor investir.

Acabei de verificar os índices e a última atualização do INCC é de novembro/2012 que encontra-se em 0,33%, já a Poupança em novembro, dezembro/12 e janeiro/13 está em 0,50%.

Mas a longo prazo temos que ver os índices acumulados no ano, então nos últimos 12 meses ficaram assim:
INCC acumulado em 7,06% e a Poupança ficou acumulada em 6,57%, ou seja, ela ficou abaixo da correção pelo INCC, neste caso quem antecipou as parcelas, anuais e chaves ano passado teve mais vantagem!

DICA!
Antecipe as parcelas em JUNHO para fugir do pico anual do INCC!

Maio é o mês do dissídio dos trabalhadores da construção civil em São Paulo, então é nessa época que o INCC aumenta mais.

Em 2011, por exemplo, o INCC ficou em 0,39% em fevereiro, 0,44% em março, 0,75% em abril e 2,03% em maio. Viu só como em maio subiu demais?!
Essas porcentagens são aplicadas aos financiamentos imobiliários com dois meses de atraso. Por exemplo, o índice de abril recai sobre a parcela de junho, o de maio, sobre o de julho, e assim por diante. Então, você que precisa pagar parcelas maiores –as chamadas intermediárias: trimestrais, semestrais ou anuais– a partir de julho pode fazer uma economia considerável se adiantar sempre a quitação para maio ou junho, fugindo, dessa maneira, do auge do INCC ao menos nessas prestações mais pesadas. Aí está o pulo do gato!
Frisando: se precisar escolher, é melhor você antecipar parcelas intermediárias sempre no primeiro semestre.
Se você perdeu os posts do blog onde falei o que é o INCC, o que o corretor de imóveis omitiu no dia que eu comprei o meu apartamento, CLIQUE AQUI.
Espero que eu tenha conseguido esclarecer essa dúvida!
E se alguém tiver mais informações a acrescentar, fique a vontade para contribuir nos comentários aqui do blog!
Bjs
Bruna Dalcin

Fontes de pequisa:
Seu Dinheiro IG
Financiamento-Imobiliario.com
Rádio CBN
Você S/A Abril

21 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 04.janeiro.2013

    Adorei o post, muito bom. Uma dúvida, comprei um apartamento na planta e já paguei essa correção de INCC, será que terei que pagar novamente quando for receber as chaves?
    Bjs

    • Ai que bom que gostou!!!
      Enquanto não sair o habite-se e vc não quitar o apartamento ou enquanto vc não conseguir um financiamento pelo banco para quitar o apartamento com a construtora, o saldo devedor final continua sendo reajustado!
      Dá uma olhadinha nos demais posts da sessão FINANCIAMENTO do blog, é só clicar lá em cima no menu!
      Bjusss

  2. Anonymous
    04.janeiro.2013

    Oi Bruna, td bem?
    Então…. Apesar de eu ser fisioterapeuta, eu trabalho dentro de uma empresa e lido com muitas pessoas que entende de finanças.E essa questão eu tb já levantei, pq comprei um apt na planta.Depois que vi seu vidio, que descobri que o INCC incide tb no saldo devedor, nossa fiquei chocada.RSRSRSRS.
    E acabei pedindo a construtora o meu saldo atualizado, sem comentários para essa parte…Enfim, o que eu queria compartilhar…Realmente vale a pena sempre antecipar pagamento para a construtora, pq os juros SEMPRE SERÃO MAIORES QUE O RENDIMENTO DO DINHEIRO GUARDADO.MAS TB É IMPORTANTISSIMO O QUE VC FALOU, CERTIFIQUE-SE QUE A CONSTRUTORA É SÓLIDA E QUE ANDA TD BEM COM ELA.
    CLARO QUE TEM APLICAÇÕES QUE RENDEM BASTANTE, MAS NO GERAL COLOCAMOS MESMO NA POUPANÇA QUE É MAIS SEGURO.
    Um grande bj a todos!
    Mais uma vez PARABÉNS pelo blog, EU ADORO!
    Marianne Moraes

    • Oi Mari!
      Obrigada por todo o carinho sempre!
      Seu comentário foi muito enriquecedor aqui para o blog. Realmente quem entender mais de investimentos que dêem mais lucros, é uma ótima opção, mas é um risco tbm, por isso ainda não tive coragem de arriscar não! Dizem que é muito bom aplicar em tesouro direto, mas ainda não fui ver isso a fundo.
      O melhor é ir mesmo adiantando as parcelas (pelo menos atualmente), e ficar sempre de olho no INCC!
      Bjs Obrigada!!!

    • Anonymous
      05.janeiro.2013

      Tem um livro que eu adoro do Gustavo Cerbasi.”Casais inteligentes enriquecem juntos”, eu acho ele MARAVILHOSO!.Ali ele fala de todos os tipos de investimentos, muito interessante.Acho que vale a pena todos terem!Um bj.
      Mari

  3. 04.janeiro.2013

    Sou péssima em contas e sempre fico na dúvida se vale à pena deixar na poupança ou adiantar as parcelas… acho que vendo os valores como você colocou fica mais fácil de entender… se a % da poupança é menor que a do INCC, vale à pena. Fiz um bom negócio em adiantar as chaves então… agora vou ver se vale à pena adiantar alguma coisa do financiamento, já que não tenho mais nenhuma parcela pendente. Beijinhos…

    • Isso mesmo, fez certinho Fran!
      Dá uma olhada sim, eu tbm já até mandei um email pra minha construtora perguntando se tenho algum desconto caso decida adiantar um valor!
      Bjus

  4. 04.janeiro.2013

    Oi Bruna, eu e meu namorado compramos nosso primeiro apartamento em Novembro e em seguida achei seu Blog e tenho acompanhado desde então, gosto bastante dos seus posts e já peguei várias dicas de decoração aqui que quero usar no meu Apê!!!
    Bom esse lance de INCC é mesmo complicado, graças a Deus tive a sorte de encontrar um bom corretor que explicou isso tudo bem direitinho pra gente, realmente é sempre bom adiantar o que for possível, desde que seja garantida a idoneidade da construtora, o meu já é a ultima fase do empreendimento (são 3 fases), e eu conheci o projeto quando ainda estava no lançamento da primeira fase em 2010 que será entregue esse ano, então acredito que a construtora é boa e entregará meu apê!!!! rsrs
    É bom lembrar também que esse indice do INCC também ajustará o valor total do imóvel, como no meu caso meu apê ficou em 186 mil e será entregue em 2014, então até lá enquanto eu não quitar todos o meses este valor será reajustado, por isso acho legal adiantar!!!!!

    Adoro o Blog!!!!

    Bjos

    • Exato Jmill!
      O saldo devedor também é reajustado pelo INCC, eu falei sobre isso no 1º vídeo do blog e em alguns posts que estão na aba Financimento do menu do blog!
      Bjusss =)
      Obrigada pelo carinho!

  5. 06.janeiro.2013

    Otimo post e muito esclarecedor!!

  6. 07.janeiro.2013

    Olá..eu sou Carol…eu fiz um diario virtual como meu blog, se quiser dar uma passadinha pra visitar eu ficaria mt ofeliz *-* to começando agora…bem comecinho mesmo!!! se gostar me siga pra ficar por dentro dos posts!!!
    Obrigadaa, aqui tbm é mto fofo, ainda to aprendendo a mexer =D

  7. 06.março.2015

    Bruna, seu post me ajudou DEMAAAAIS, muito obrigada!
    Mas ainda tenho uma pequena dúvida: O meu caso é um pouco diferente. Financiamos uma sala direto com a construtora, e adiantamos as duas intermediárias: Maio e Outubro. Agora, eles estão querendo incorrer os juros do INCC sobre elas! :O Pode isso, é legal? Preciso muito saber, e seria muito bom se você soubesse de algo.
    Desde já agradeço, um abraço!

  8. Gisele
    11.março.2015

    Bruna, acompanho seu blog algum tempo, você me ajuda demais com seus posts!!Amo!!!

    Comprei meu apartamento na planta recentemente, no entanto, a vaga do carro era separada. Demos parte do valor como entrada e parcelamos o restante. Hoje tenho condição de pagar a parcela mensal e antecipar a última, por exemplo, solicitei a construtora o envio do boleto da parcela antecipada, fiquei assustada, pois o valor dobrou em relação ao que pago mensalmente. Pergunta: É possível cobrar INCC de parcelas a vencer? Legalmente é correto?

    Muito obrigada e bjo!

    • Carolina
      25.junho.2015

      Gisele!

      Com certeza. Por exemplo se você fez o financiamento em 50x e agora está pagando a 5ª parcela no valor de 1.530,00 (já com a incidência do INCC) e antecipando a 50ª parcela, esta por sua vez também será no valor de 1.530,00 pois a atualização do INCC incorre sobre todas as parcelas, inclusive no montante devedor (se for o caso)

  9. Mônica Figueiredo
    10.novembro.2015

    Olá Bruna! Estou comprando um lote, será que essas dicas também valem para ele? Grata.

  10. Sarita Soares
    11.abril.2017

    Como faço para diluir o INCC para não precisar pagar tudo de uma vez quando pegar o apt?
    Estou no inicio do financiamento e o valor já esta muito alto um representante da construtora informou que o valor vai diminuir é isso mesmo?
    Qual a melhor forma de quitar esse ”Juros”?

  11. Italo
    19.agosto.2018

    Bom dia!! Eu pedi o boleto para pagar o primeiro balão anual do financiamento do meu apartamento, que é no valor de R$14.600, porém a construtora envio um boleto no valor de R$17.500 e explicou que incidia incide no primeiro pagamento do balão. Isso é permitido por Lei?

  12. 25.outubro.2018

    Boa tarde, comprei um apartamento na planta, e estou pesquisando as vantagens de pagar antecipadamente. Nessa minha busca, encontrei a seguinte informação: A taxa de corretagem deveria ser paga por quem contratou o corretor, no caso, a construtora, Posso entrar na justiça para reaver esse valor??
    Eu vendi outro imóvel e tenho a maior parte do dinheiro para o pagamento do apto, é vantagem pagar tudo antecipadamente??
    Muito obrigada pela atenção! Rosemeire!