Estar informado é sempre o melhor remédio anti-sustos e dores de cabeça quando o assunto é imóvel!
Na hora de comprar imóvel, geralmente nos preocupamos apenas com o valor do bem que estamos adquirindo. Mas é importante estar atento em alguns detalhes e taxas que são cobradas.
Por exemplo, a taxa de corretagem é o valor pago aos intermediadores da compra/venda de um imóvel (corretores/vendedores). Essa taxa varia entre 5% a 8% do valor do bem imobiliário e equivale à comissão do vendedor.
Até aí tudo certo. Mas a dúvida que sempre surge é: quem deve pagar essa taxa? O comprador ou o vendedor?
Geralmente, as construtoras repassam esse valor para o comprador. Antes, por não ser uma prática regulamentada, muitos consumidores entravam com recursos contra as construtoras por repassar esse valor (e ganhavam). Recentemente a prática de corretagem se tornou legal (foi aprovada pelo STJ), desde que ela seja informada previamente de forma clara no contrato.
Isso não significa que a cobrança está permitida de forma livre e ilimitada. Se você se sentir lesado pela cobrança de comissão de corretagem para imóveis adquiridos na planta, ou achá-la abusiva, ainda pode entrar com uma ação.
Se houver dúvidas, procure um advogado de sua confiança e se informe sobre os seus direitos.
Não deixe de ver também: Cuidado com cobranças indevidas em apartamentos na planta.
Já a taxa de Serviço de Assessoria Técnico-Imobiliária (SATI) foi recentemente considerada abusiva pelo STJ. Esse valor é cobrado pelas construtoras e equivale a 0,8% do preço do imóvel novo adquirido pelo consumidor. É cobrada no ato da assinatura do contrato com a construtora e a quantia é destinada aos advogados por terem redigido o contrato de compra e venda.
Em alguns casos, isso é imposto ao comprador como obrigação para assinar o contrato e efetuar a venda. Muitos, com medo de perder a oportunidade, acabam assinando o contrato mesmo assim. Caso isso aconteça, será necessário entrar com uma ação para receber esse valor de volta. Por isso, é importante se informar e ler com muita atenção o contrato antes de assiná-lo.
Para ajudar ainda mais a esclarecer sobre compra de imóveis, finanças pessoais e investimentos, criei a comunidade #RumoAoMeuApê. Lá eu envio conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail totalmente focados em te ajudar na conquista dos seus maiores sonhos. Para fazer parte basta se cadastrar aqui!
Se tivesse lido tudo isso, não teria sofrido tanto na compra do meu apto.. rsrs
Mas fica como dica para as próximas experiências né Marco! ;)
Abraços
Oi Bruna, tudo bem?
Você ainda vai postar no blog? Estou sentindo falta dos seus textos super úteis =(
Oi Heloisa, vou sim… tirei alguns meses para fazer cursos da área financeira e tbm estou me formando como Coach, fazendo TCC, atendimentos na prática etc… por isso ficou complicado atualizar o blog e o canal, mas logo logo estarei de volta com muitos conteúdos novos!
Um beijo e obrigada pelo carinho!