20  05
2013
Burocracia | caixa | caixa econômica federal | financiamento

Novidade para quem quer financiar o imóvel com a Caixa (CEF)

A maior parte da população brasileira quando pensa em financiar um imóvel, pensa primeiro na Caixa. Claro, eles quase sempre oferecem a menor taxa de juros. Mas sabemos que a burocracia para conseguir o financiamento é muito maior. O tempo que vocês gasta esperando ser aprovado é geralmente o triplo de um banco privado, e nessa fase é uma angústia terrível né!

Hoje uma amiga minha, a Fernanda Granata, me deu uma notícia que vai tranquilizar pelo menos um pouco a vida de muita gente que está nessa expectativa. A Caixa (CEF) liberou um sistema on line para acompanhar o processo de financiamento. Ótimo, não?
Quem tiver feito a proposta de financiamento e está aguardando saber se foi aprovado, pode acompanhar como está sendo todo o processo sem precisar ir até a agência!

No meu empreendimento com a torre 1 já entregue, ocorreu um sério problema e que poderia ser facilitado se este sistema existisse no final do ano passado. A empresa documentista alegava que já havia enviado a documentação dos futuros moradores para a Caixa, mas a Caixa alegava que não havia recebido e um ficava jogando para o outro. Assim foi o desenrolar da história de setembro/2012 a abril deste ano. Pelo menos para mim ficou bem claro que a empresa documentista enrolou para repassar a documentação para a CEF, afinal foi uma indicação da construtora e neste caso, quem lucraria com o atraso do financiamento seria eles. Imaginem o tanto de multa que os moradores tiveram que pagar!
Este sistema de acompanhamento on line da Caixa poderia ter ajudado bastante, mas pena que só liberaram agora.

Para quem não sabia deste sistema novo é só clicar na imagem abaixo:

Espero que vocês tenham gostado da novidade!

Para ajudar ainda mais a esclarecer sobre finanças pessoaisinvestimentos e compra de imóveis, criei uma comunidade que se chama #RumoAoMeuApê. Lá eu envio conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail, totalmente focados em te ajudar na conquista dos seus maiores sonhos. Para fazer parte basta se cadastrar clicando aqui!

40 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 20.maio.2013

    Bruna ótima notícia, muito obrigada!!

    Bjss.

    http://diariocasaecia.blogspot.com/

  2. Anonymous
    20.maio.2013

    Bruna, realmente, todos pensam primeiramente na Caixa para financiamento de imóvel, mas o que muita gente desconhece é que o Banco do Brasil realiza financiamento com a mesma taxa de juros da Caixa e o processo vai mais rápido. Na Caixa é super demorado, por que muita gente pede financiamento por ela, assim tendo vários processos, logo demora mais.

    Fica a dica, procurem o BB, pois demora menos, estou correndo atrás do meu financiamento por lá.

    Beijos

    Bruna Santos

    • 20.maio.2013

      Oii Bruna, bom saber pois eu sou cliente do Banco do Brasil e realmente ja ouvi falar bastante que a caixa é mais em conta porem é enrolada pois tem muita gente.
      Gostaria que vc me contasse como esta sendo seu financiamento pelo BB… se possivel.
      Bjuuuuus

    • Anonymous
      21.maio.2013

      Mari, me manda seu e-mail que te conto certinho como foi e ainda está sendo, rsrs…

      Beijoss

    • 21.maio.2013

      Mari, me mande um e-mail (bruna_csantos@yahoo.com.br), daí te respondo e te conto como foi e ainda está sendo o processo.

      Beijoss ;)

    • 21.maio.2013

      Oi Mari!
      Me mande um e-mail (bruna_csantos@yahoo.com.br) que te conto tudo certinho.

      Beijoss ;)

    • 21.maio.2013

      Oi gente será que eu poderia participar do assunto, me enviem tbm sobre o BB rapha.pedagoga@gmail.com ficarei agradecida!

    • 21.maio.2013

      Gostaria também desta informação. Diferenças de taxas cobradas pelos dois bancos. Desde já agradeço, Cristiane – Meu email : cristthy2013@gmail.com

    • 21.maio.2013

      Eu também gostaria de obter as informações de quem está financiando. Bruna poderia enviar para meu email tb? cristthy2013@gmail.com Desde sou grata. Beijos

    • 22.maio.2013

      Ai adorei o bate-papo aqui gente! Isso é ótimo, adoro trocar informações e fico feliz que esteja contribuindo aqui Bru (xará!).
      Bom saber disso, afinal muito em breve sou eu!
      Bjs

    • 22.maio.2013

      Que isso, o que sabemos temos que repassar. Até agora não tenho o que reclamar, só quero ver daqui pra frente, se a vistoria vai demorar…. mas tomara que dê tudo certo. Já mandei email para os que deixaram os endereços aqui.

      Bru xará, rsrs… adoro o seu blog, parabéns!!!

  3. 20.maio.2013

    A minha aprovação foi feita em 1 semana =]
    Não sei se é pela idade…$$$$ e afins…
    Mas todos da construtora ficaram espantados pela rapidez da aprovação…

  4. 20.maio.2013

    Adorei seu blog. Encontrei ele na sexta e agora já li todas as postagens…como li muitos posts posso ter deixado passar algum detalhe que a empolgação não me tenha deixado atentar rsrs mas estou adorando e gostaria muito de saber qual o programa vc usou para fazer as modificações na planta do seu AP. Abraço

  5. Anonymous
    20.maio.2013

    Ótima notícia, Bruna! Infelizmente eu sou uma das pessoas que estão sofrendo com a burocracia da caixa. Vai fazer um ano que estou aguardando a liberação do financiamento das obras. Tomara que tudo se resolva agora. Beijos e parabéns!

  6. 20.maio.2013

    Que noticia boa \o/

    Beijos
    Pepper Lipstick

  7. Mari MM
    21.maio.2013

    O BB também tem uma linha de financiamento, mas já ouvi falar que lá é mais burocrático, conheço inclusive pessoas que pediram por lá e demorou bastante, em virtude de não terem tanto manejo em linha de financiamento habitacional.
    Quanto ao que você citou, se isto ai for verdade e conseguirem comprovar que demoraram pra passar a documentação, podem entrar na justiça pleiteando o ressarcimento do valor referente aos juros, afinal eles não deram causa ao atraso.

  8. 21.maio.2013

    Por incrível que pareça a Construtora Tenda/Lenda, nesse quesito foi rápida para passar o financiamento a CEF, o que mais demorou foi efetuar a mudança de empreendimento, que demorou uns 06 meses para a Tenda/Lenda resolver, porém depois da troca efetuada em 30 dias tínhamos todos os papéis da CEF em mãos e em mais 30 dias as taxas de obra começariam a chegar. E esse sistema com certeza descomplica e desburocratiza – será? – a vida do financiado.

    • 22.maio.2013

      Oi Elaine!
      Não sei se desburocratiza, mas pelo menos dá pra acompanhar todo o processo e ver pq estão demorando e cobrar uma resposta mais rapida!
      Bjs

  9. 21.maio.2013

    Ótima informação, Bruna… eu tenho uma prima que é gerente na CEF, vou tentar fazer o financiamento com ela… mas ao mesmo tempo, tenho uma gerente muito boa no meu banco, então quem sabe ela não consegue umas taxas mais agradáveis?
    Outro dia estava falando com uma colega que acabou de receber as chaves do apê, e ela disse que fechou o financiamento com o Bradesco… os juros eram 0,5% maiores que os da caixa, mas como era o próprio Bradesco quem estava financiando a obra, a documentação toda já estava com eles, então saiu mais rápido… é o preço da comodidade…
    Beijinhos…

    • 21.maio.2013

      Francine, eu também já ouvi falar sobre isso… que o banco que financia a obra tem muito mais facilidade com a documentação. No meu caso é o santander, vou aguardar…

    • 22.maio.2013

      Se a taxa for melhor em outro banco, acho melhor por ele. A burocracia da Caixa que mata!
      Qdo o banco já é da propria obra tem algumas vantagens sim!
      Bjus

  10. 21.maio.2013

    Meu primeiro.ape demorou um pouco pq estava mudando o sistema da cef (2009), o fnanciamento do segundo, acredite, em 20 dias estava tudo pronto para assinar,.e teve no meio natal e ano novo, nem eu acreditei….(2011/2012), da minha casa atual (2013) demorou uma fabula, mas isso depende do gerente e da agencia, pude constatar… Tive que mudar de agencia pq mudei de bairro, tente pedir dicas de quem ja fez na agencia que vc vai fazer

  11. Anonymous
    21.maio.2013

    Suas informações são ótimas, parabéns pelo blog, e acompanho a alguns meses!
    Também comprei meu primeiro “apertamento” de apenas 47m² financiado pela Caixa, e por incrível que pareça meu financiamento saiu muuuuuito rápido, em menos de 20 dias, o nosso condomínio começou a ser construído em 2011, são 13 torres com uma ótima área de lazer, acadêmia, piscinas e tudo mais (um empreendimento bem inovador para minha cidade do interior do Paraná)… fizemos um bom negócio, e as obras estão dentro do prazo e já está sendo finalizada…. se Deus quiser estaremos com as chaves no final de setembro, ansiosíssimos!!!
    Beijos,
    Bruna Libardi

  12. 21.maio.2013

    Estou adorando esse seu blog.n Parabéns!

  13. 22.maio.2013

    Muito legal Bru!! Valeu pela ajuda!! XD

    Bjoo bjoo

  14. 27.maio.2013

    eu estou nesse fase da papelada , mandei semana passada para o correspondente indicado pela construtora…
    eu e meu noivo temos umas historinhas sobre essa historia de compra de casa…
    Ano passado compramos uma casa no nome do meu noivo com entrega prevista era abril desse ano….quando fomos ver a obra na data da entrega esta a recem na terraplanegem e aprevisão passou para 2015 e olhe lá…. tivemos que alterar todos nossos planos…
    Então como ainda nao somos casados e a primeira casa comprei somente no nome dele , achei uma casa para comprar no meu nome que ira ficar pronta no final do ano, comprei a casa e ja mandei os papeis semana passada para o correspondente da caixa , agora to esperand o a resposta, to bem nervosa……mas com meu noivo deu tudo certo….agora espero dar para mim…a nossa casa é da rodobens umas das que mais tem atrasos no brasil em inteiro….mas so vi isso depois que compramos.hehehehe.muito bom seu blog…….

  15. 27.junho.2013

    Meu caso está complicado, abri todo o processo com uma agencia CEF proxima da casa da minha sogra para minha comodidade, o processo já estava caminhando, avaliação do ap, toda a minha papelada e do meu marido e amanhã iamos para assinar as coisas e abrir conta para encaminhar o contrato, mas hoje a gerente geral da agencia me liga para dizer que não pode mais cuidar do meu processo que sou obrigada a fechar com a CEF da paulista porque a gafisa abriu o processo lá…como não tenho direito de financiar no banco que quero? Como isso pode acontecer? Alguem já passou por isso?

  16. Anonymous
    05.agosto.2013

    Para financiar tem limite de idade?

  17. Anonymous
    27.agosto.2013

    Alguem pode me esclarecer?

    Vou iniciar o processo de financiamento, estou separando a documentação…mas preciso necessariamente indicar qual o imovel pretendo? ou a caixa fornece a carta de credito? Se hoje tenho em vista um imovel, como posso garantir que apos a minha analise ele continuara disponivel para venda?

    Ou no momento da documentação, posso pedir esta carta de credito?

    Aguardo e agradeço!!

  18. 10.outubro.2013

    esse financiamento é em todo brasil?
    pois sou do maranhao, se tiver como me mande um email…vencer.portela@gmail.com

  19. 16.outubro.2013

    Parabéns pela iniciativa de divulgar informações uteis a várias pessoas…