17  10
2015
Casa

Como escolher o melhor travesseiro?

Dormir é essencial para mantermos uma boa disposição, melhor qualidade de vida e longevidade.

Nós passamos aproximadamente um terço da nossa vida dormindo, por isso é muito importante saber como escolher o melhor travesseiro. Uma noite mal dormida pode representar cansaço e indisposição para o dia seguinte.

A escolha certa de um travesseiro pode prevenir dores no pescoço, nas costas, sono durante o dia, alterações de humor, agitação. Dormir com um travesseiro errado prejudica até mesmo a nossa postura e causa graves problemas na coluna.

(via)

(via)

Mas como escolher o melhor travesseiro?

O travesseiro certo é aquele que nos deixa confortáveis e deixa a nossa postura correta durante o sono. E depende, também, de como estamos acostumados a dormir. De acordo com especialistas em sono, o ideal é dormir de lado ou de barriga para cima, variando nessas posições. O travesseiro deverá ter uma altura coincidente com o espaço entre a cabeça e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço, o que favorece a anatomia fisiológica da coluna vertebral.

A melhor maneira de saber qual o melhor tipo para cada pessoa é testando os diversos modelos que tem no mercado, pois cada um de nós possuímos um biotipo e exige uma determinada condição do travesseiro. É aconselhável deitar sob uma cama e escolher o modelo com a altura mais adequada para si. (Não tenha vergonha de testar na loja, eu fiz isso e deu muito certo, acabaram os torcicolos que eu vivia tendo!). Além disso é importante identificar o suporte do travesseiro, classificando-o como macio, médio ou firme.

(via)

(via)

Em relação ao material, vai do gosto de cada pessoa. Os materiais podem ser de espuma, pena de ganso, flocos de espuma e flocos de látex.

Espuma: indicado para ser usado no verão ou para quem mora em regiões de clima quente, pois é um material que não esquenta. E como não solta fiapos é um dos mais aconselháveis para quem sofre de alergia.

Pena de ganso: por ser um material que deixa o material macio, não permite que fique deformado. Mas não é aconselhável para quem sofre de alergia.

Flocos de espuma: também é muito macio, mas tem a necessidade de ser denso o bastante para manter a cabeça na altura certa. Contras: pode deformar com o tempo. Também pode causar alergias e não pode ser lavado.

Flocos de látex: levam um pouco mais de tempo para afundar a cabeça, mas tem a vantagem de manter o copo na posição correta na hora de dormir. É ótimo para os alérgicos e pode ser lavado.

Algumas características diferenciais que podemos encontrar no mercado são os travesseiros antialérgicos, que possuem proteção contra ácaros, fungos e bactérias e, também, os que possuem conforto térmico, para quem transpira muito durante a noite.

Qual a melhor posição para dormir?

(via)

(via)

Outra dica é afofar o seu travesseiro cuidadosamente todos os dias para que permaneça fofinho por mais tempo! Além de que, temos que observar que o mínimo de tempo aconselhável para troca é a cada dois anos, pois travesseiros possuem prazo de validade!

Para os que podem ser lavados, o aconselhável é de fazer a limpeza a cada 6 meses, garantindo uma secagem completa, e não levá-lo ao sol, pois a alta temperatura interna pode causar o aumento de ácaros, fungos e bactérias que podem prejudicar a nossa saúde! O indicado é deixá-lo ventilar semanalmente!

Aqui no blog tem outro post com mais dicas de como lavar travesseiros e como mantê-los limpos. Não deixe de conferir!

Espero que tenham curtido as dicas de como escolher o melhor travesseiro adequando para o seu tipo físico e ao seu gosto! :)

Vejam mais dicas também:

7 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Dani
    17.outubro.2015

    oi Bru, só queria ressalvar que os travesseiros feitos com pluma de ganso oferecem maus tratos aos animais, eles arrancam as plumas com eles vivos… um sofrimento horroroso para os bichinhos. Queria fazer essa observação pra quem ainda não sabe, e se comove com o sofrimento do animal. existem varios videos sobre o assunto. um grande beijo, estou sempre por aqui lhe prestigiando e adorando cada dia mais seu trabalho tão cheio de dedicação. um grande beijo, princesinha :*

    • 19.outubro.2015

      Ai que horror, eu não sabia disso não Dani… :O jura?! Credoooo, ainda bem que não tenho mesmo! rs

    • Kaa
      21.outubro.2015

      Credo, porque essa crueldade?!
      Já não gosto de travesseiro de penas pcausa da minha rinite e a partir de agora é que me recuso a usar inclusive em hotéis!

    • Dayana
      24.outubro.2015

      Ai que horror!! Foi muito bom saber, ainda bem que não tenho!!!
      Muito bom vc nos alertar!!

  2. Liliane
    18.outubro.2015

    Mais uma dica super aproveitável. Como estou começando do zero, estou achando muitaaa coisa aqui!!!

  3. 20.outubro.2015

    Sou péssima pra escolher essas coisas ): Ainda bem que existem seus posts pra ajudar <3 http://simsemfrescura.blogspot.com.br/